Skip navigation

Esse é o fio condutor de PARIS – Roteiros de Estilo, é o fio condutor da consultoria que apresentei a convite da Livraria Cultura do Rio Fashion Mall,  dia 22/11 `as 19.30 hs.

IMG_8127

Uma viagem pela Cidade Luz em talk show na Livraria Cultura.

Nas temporadas em Paris, como pesquisador  nato – seja pela profissão ou perfil de personalidade – sou daqueles que mergulha no destino de viagem com ao menos 3 meses de antecendência.. emoção, curiosidade, nostalgia e improviso – abaixo uma prévia desta viagem de emoções com exclusividade para os leitores Life+Style!

ENDEREÇOS DE ESTILO

Dicas de endereços, bairros, transporte, hospedagem para facilitar a descoberta da cidade.

Hoje Paris é a mais populosa metróple da Europa com 12 milhões de habitantes. Pela localização geográfica, pela história de uma civilização requintada, por ter sido cenários de grandes revoluções político, sócio e econômias que direcionaram o rumo da sociedade do ocidente, Paris, desdo o século X, se tornou a cidade natal de movimentos culturais, do ensino e das artes na Europa.

A MODA

Qual o estilo da parisiense? Como entender seu DNA e pegar emprestado dicas de estilo valiosas?

Paris é uma cidade daquelas cidades que mesmo arraigada a tradições nobres, regidas pelo rigor de séculos, consegue se renovar com o ar de quem não tem a pretensão de ser moderno. Um ar de quem valoriza o arquétipo de passado romântico  sem ser piegas, berço de designers tão contemporâneos como Phillpe Starck ou estilistas tão atemporais quanto Coco Chanel. O estilo da parisiense é autoral sem querer ser autoritário, criativo sem querer ser enloquecido.

Paris exige o ajuste do olhar! Olhos atentos para os detalhes. É isso – detalhes !! – uma pequena palavra que define a grandeza e assinatura de estilo de um lugar e seus ilustres moradores. Como lembra Jean Jacques Sempé, um dos ilustradores mais notórios da França e criador de ‘O Pequeno Nicolau’, que aos 80 anos, não se cansa de registrar cenas de cotidiando de numa cidade com  DNA que se mistura no espaço e no tempo.

A CULTURA

Quais os destinos de cultura na cidade?

Todo o arquétipo emocional e retrô da cidade está impregando nos seus jardins, boulevards, vielas de pedestres, que quanto mais remotos e escondidos mais falam da autenticidade de uma cidade berço de gênios das artes e da cultura ocidental como Vincent Van Gogh, Picasso, DuChamps, Piaf, para citar apenas alguns…Mas nem só de gênios vive essa cidade que nasceu de uma ilha – a Ile de da Cité – a partir do assentamento de gauleses de oriegem celta, antes de ser ocupada pelos romanos.

O ENTRETENIMENTO

Quais os bares e pontos descolados – ou mais simples – para perceber a autêntica Paris dos parisienses?

Em minhas temporadas em Paris, nem a  Torre Eiffel nem Arco do Triunfo fazem mais parte de meu roteiro para experimentar a cidade. Não é preconceito. É simplesmente a constatação de que esses endereços, com filas de turistas massificados, dificulta minha percepção do quotidiando autêntico de quem vive na cidade. Mesmo eu mesmo um turista, troco a ída nesses monumentos ‘deja vu’ para admirar o por do sol comendo morangos, bebendo champagne na Pont des Artistes,  ou ainda tomando um dos melhores mojitos da cidade no happy hour do Saut du Loup, de frente pro  Jardin des Tuilleries – todas experiências mundanas que ajudam ‘incorporar’ o espírito parisiense de viver a vida com estilo!

O CONSUMO

De outlets a lojas conceitos, onde ficam os endereços comerciais secretos  na cidade?

Não é a toa Paris ainda é a cidade da moda.  Desde o século XIX, quando o estilista inglês Frederick Worth começou a criar, pela primeira vez, uma coleção sazonal para a Imperatriz Eugenie – a descolada mulher de Napoleão III – , a haute couture e os grandes estilistas devem passar por suas semanas de moda antes de se tornarem célebres. Até hoje é fácil saborear este clima de finesse retrô quando percorro os endereços de grifes internacionais e francesas na Fabourg St. Honoré na Rive Droite ou no Boulevard St. Germain de Pres na Rive Gauche.  A experiência nesses endereços decodifica algo do rigor estético do feito a mão, uma assinatura assinatura indissociável do puro estilo francês.

O ENCANTAMENTO

Onde Paris é mais pariesiense?

É este o exercício do olhar a que me proponho quando estou em Paris. A contingência para desacelerar o olhar e aumentam minha percepção e meu encantamento. Por isso não indico Paris para quem tem 3 dias de férias. Indico uma temporada – o tempo ideal para o reajuste do olhar, do espírito e claro, do corpo, aos efeitos da cidade! Desta forma, VIAJAR significa mais que  somente um verbo de movimento em direção a algum lugar. Significa a viver um imaginário que já existe, que está alí, para quem tiver paciência, curiosidade e paciência para experimentar além do óbvio.

A GASTRONOMIA

Do simples ao luxo, do tradiconal ao eclético, do minimalista ao barroco. O mix de contrastes é tudo, exceto óbvia.

De autênticos bistros aos modernos centros de culinária, onde está o saboroso paladar da cidade?

O OLHAR

Com grande prazer atendo o convite da Livraria Cultura para compartilhar o olhar único que desenvolvi sobre Paris e seus habitantes nos campos do estilo, da gastronomia, da cultura, do design e do entretenimento. Uma oportunidade única para compartilhar segredos de  uma Paris autêntica e emocionante, que descobri ao longo de anos de intimidade.

E quais as dicas de Paris customizadas para o SEU estilo?

Venha conferir !!

PARIS – Roteiros de Estilo  

por  Marcelo Novaes

Livraria da Cultura

Rio Fashion Mall

dia 22/11, `as 19.30 hs

______________________________________________

Advertisements

One Comment

  1. Ficou muito bom! Pena que não pude ir naquele dia,


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: