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A cada estação, uma onda de tendências invade revistas, blogs e semanas de MODA no Brasil e no mundo. Tanta inspiração leva o Life+Style a fazer um mergulho no zeitgeist – espírito do tempo – que movimentam a moda contemporânea no Brasil, no mundo. Mais que saber qual a cor da próxima temporada, conhecer as referências históricas utlizadas pelos estilistas mais influentes do mundo, facilita a compreensão do ambiente pós-moderno e múltiplo em que vivemos. Desde a efervescência cultural da Belle Époque, passando pelo escapismo psicodélico do anos 60, chegando na consciência de globalização coletiva de nossos dias, várias são as influências que inspiram estilistas em todo o mundo.

Screen Shot 2013-04-03 at 7.47.46 PMPara ajudar a desvendar o mistério de direções tão plurais o Life+Style apresenta  PAINÉIS  DA MODA – UM GUIA DE ESTILO – um talk show ao vivo que propõe desvendar o dinamismo do história do estilo e sua influência o universo da moda. Passando pela arte, arquitetura, design, cinema, mais que uma palestra, Painéis de Moda é a oportunidade para avaliar a função da MODA como fenômeno capaz de transformar o mundo num lugar mais prazeroso, mais gratificante para se viver.      

PAINÉIS DA MODA – um guia de estilo

Livraria Cultura – Rio Fashion Mall – São Conrado

Dia 11/04  `as  19.30 hrs.

Entrada Franca

 

Profissionais, consultores, estudantes e simples amantes da moda, conheçam abaixo uma mostra do conteúdo de Painéis da Moda na Livraira Cultura.

 ANOS 10

A Belle Epoque, período que vai de 1890 a 1914, é das épocas mais divertidas e efervescentes na cena cultura ocidental. Fruto de uma burguesia ascendente, com vontade – e recursos – para consumir, a alta costura na moda é oficialmente quando Charles Frederick Worth abre sua maison em Paris para atender damas com sede de estilo próprio no vestir. Uma época com economia ascendente, a Belle Époque favorece o quadro perfeito para evolução cultural, artística e do entretenimento. Não a toa a época é marcada pelo ornamento rebuscado do art nouveau presente no design de mobiliários, de objetos e da própria moda. Criado por Renoir, seguido por Monet, Van Gogh, o impressionismo introduz um novo olhar sobre a cor sob o efeito da luz, em pinturas que irão influenciar para sempre a história da estética ocidental.

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O revival impressionista de Roberto Cavalli.

ANOS  30

Uma das épocas onde mesmo o surrealismo incosciente de Jung e o escapismo de Dali orientam a estética de uma década, a razão assume a frente através do art deco, como resposta antagônica aos arabescos rebuscados da década anterior. Sem tempo para florear o pensamento, a eminência da realidade industrial – e bélica-  de uma era explica a elegância e a pureza de formas de um dos estilos de arte mais elegantes da história ocidental – o art decô.

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Timeless chic by Gucci.

Anos 50

Depois da tristeza de sobriedade pós guerra, os anos 50 resgatam com cor, forma e otimismo um mundo redividido, fruto de uma guerra que marcou cicatrizes profundas na humanidade. Mais uma vez, a moda tem a missão do boom positivista da era, com o retorno da feminilidade expressa pelo new look de Dior. Ao mesmo tempo, com os centros europeus de decadência pós-guerra, o centro da moda se muda para a América onde o prêt-a-porter, a industrialização e produção de massa ganham força e desafiam a hegemonia da alta costura européia.

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O tom artístico da Prada.

Anos 70

Uma das décadas mais coloridas, alegres e revisitadas da história da estética ocidental, designers amam trabalhar com as cores fortes, texturas trabalhadas, formas amplas e livres, típicas da década piece and love. A liberdade de expressão é questão discutida em campos sociais, políticos, culturais. O flower power, o black power, ethinic power são destaques de uma década que luta para se livrar do fantasma de uma guerra no Vitnam. A favor da paz, estilistas buscam inspirações em movimentos tão diferentes como os punks, em etnias longínquas, na força da natureza.

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O glamour 70’s de Marc Jacobs.

Anos 90

Após os excessos do 80, a década de 90 apresenta uma bonanza estética para os olhos e o imaginário coletivo. Numa época onde a comunicação e a influência de celebridades crescem com a máquina de marketing, a globalização chega para oferecer novos conceitos de design. Conforto, sutileza, sensações são valorizadas em todos os setores da produção do design. Desde automóveis que passam a apresentar cuidados especiais com o revestimento interno, até acessórios que favorecem a sensação do conforto como segunda pele, o design corrobora para um momento de humanização do consumo.

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‘Less is More’ do brasileiro Francisco Costa para CK.

Anos 2010

Celebrando um milênio em crise, o pesadelo do terrorismo abala potências até então inabaláveis. Escapismo torna-se a palavra de ordemnos campos da moda, da cultura, das artes. Na moda, cores vivas, a revalorização do feminino e a força do estilo individual trazido por séries como Sex in the City acometem o inconsciente coletivo. A moda tolerante, possível, se volta para atender clientes prontas para se presentear. A questão do auto merecimento, como resposta a uma vida as vezes cruel, reforça o valor da personalidade individual.

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A lembrança de que todos os estilos são possíveis em Sex in the City.

2013

Chegamos em 2013 com uma moda múltipla, reflexo de uma mulher também plural, multi task! Nem por isso, a conquistada liberdade não deve vir acompanhada de um bom senso. Pelo contrário, numa época de reorganização de valores em vários níveis (familiar, ecológico, profissional), a elegância retoma o lugar de destaque. Várias coleções de moda resgatam o mistério dos anos 40, a arquitetura intrincada do japonismo (típico dos 80), as cores cítricas que animaram os 70. Ou seja, nesse suco de referências, o sabor se renova a medida que a elegância se aproxima  ao auto conhecimento do estilo próprio e individual. E claro, muitas a equação da alquimia elaborada, harmônica pode ser um caminho perturbador.

Porém viver num tempo com tantas referências, de tantas facetas, é excitante.

Através de uma viagem ao passado, de uma análise do presente e o sinal infinitas possibilidades para o futuro, Painéis da Moda – um guia de estilo indica caminhos para uma vida mais genuína, mais feliz, mais Life+Style!

Venha participar!

PAINÉIS DA MODA – um guia de estilo

Livraria Cultura – Rio Fashion Mall – São Conrado

Dia 11/04  `as  19.30 hrs.

Entrada Franca

 

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A manufatura contemporânea de Ronaldo Fraga na moda brasileira.

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4 Comments

    • demendoncafatima@gmail.com
    • Posted 05/04/2013 at 05:33
    • Permalink
    • Reply

    Oi Marcelo, Pena que sua palestra é no horário que estou dando aula aqui em casa. Vamos ver se consigo mudar o horario. Andei lendo seu blog. Deixei minha admiraçao expressa lá. Nao sei se vc pode ler ou se ficou registrado. Eu tenho problemas com os touchscreens. Saudade da velha boa tecla. Adorei seu vídeo também. Bjs Fatima

    Sent from my iPad

    • Oi Fátima! Obrigado pelo seu comentário. E tomara q vc consiga mudar horário da sua aula… acho q vai gostar do tema do encontro!
      Beijos Marcelo

  1. muito bom seu ARTIGO, uma aula de histria da modabeijo, meu amigo

    Date: Thu, 4 Apr 2013 03:13:16 +0000 To: kaju77@hotmail.com

    • Olá Karla, que bom receber seu comentário. Estendo meu convite a vc para o talk show “Painéis de Moda – um guia de estilo” dia 11/04 as 19.30 na Livraria Cultura do Fashion Mall. Uma bate papo sobre como diferentes estilos na arquitetura, artes, cinema, influenciam e inspiram o design de moda contemporâneo no Brasil, no mundo. Mais uma vez, obrigado por seu comentário e conto com sua presença na 5a.feira! Um beijo, Marcelo Novaes


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