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Antenado com marcas que encaram o desafio de surpreender o consumidor em tempos de concorrência acirrada e,  certo do papel importante das livrarias na formação de idéias, o Life+Style  analisa conceitos diferenciados na cena da cultura e do consumo.

Para isso visitamos a Blooks e conversamos com a jornalista e empresária cultural Elisa Ventura, a frente deste projeto com DNA inspirado no conceito de ‘loja de museu’   – e que o  Life+Style já comentou aqui – conquista não apenas público, mas admiradores.

LOCALIZAÇÃO

O público cinéfilo chega a responder por 70% pelas vendas da Livraria.

Com localização privilegiada, dentro do complexo de 6 cinemas do Unibanco Artplex no bairro na praia de Botafogo no Rio de Janeiro, a Blooks chama atenção dos amantes de culura.

VISUAL MERCHANDISING

O filme em cartaz sobre a vida de Luiz Gonzaga inspira as obras exposta na vitrine.

A Blooks tem um visual merchandising é outro ponto de destaque. Vitrines amplas, bem iluminadas favorecem o mergulho do olhar que a cultura deve inspirar.  Além de interessante do ponto de vista de criatividade estética,  as vitrines repletas de livros, cds, dvds, unidos pelo mesmo tema, reforçam um conceito, fundamental no incentivo das vendas.

Longe da idéia de oprimir o visitante  com o acúmulo de títulos, a arquitetura cuidadosa da loja prevê  o conforto e a tranquilidade para aproveitar a experiência que tem a compra como consequência natural do bem estar.

ACERVO

Com uma oferta de temas variados, além dos genéricos e best sellers, a Blooks torno-se popular para nichos específicos como  HQ (quadrinhos), ficção científica, moda, TI (tecnologia da informação e internet), GLBT (obras com temáticas gay).

No mix de produtos, percebe-se a sugestão em unir cultura e lifestyle, conceito comum em lojas de museu como MOMA em NY e V&A em Londres.

Livros raros de editoras exclusivas, cds, dvds, posters, toy art, além do trabalho de jovens promissores tornam a Blooks um local para ótimas descobertas.

Parece óbvio – cinema é um tema de destaque de nichos de clientes específicos na Blooks.

Na seção infantil, o cliente encontra as obras serem categorizadas por estilo como aventura, ficção, romance…

EVENTOS/ PARCERIAS

Agenda repleta de noites de autógrafos, encontros com autores e experts promevendo a troca de idéias é parte da estratégia envolvente para promover o tráfego de visitantes, debates culturais e a divulgação do conceito da marca.

Ernesto Neto, Waltercio Caldas, Luiz Áquila debatem no stand da Blooks na ArtRio.

Estabelecendo a estreita parceria com arte, a Blooks é a livraria oficial da RioArt, evento que movimenta o Pier Mauá no Rio de Janeiro. Em comunidades carentes, a Blooks  também montará em breve uma operação para divulgar cultura na sede da UPP no Morro dos Prazeres.

Apostando na força de plataformas como Fanpage, Twiter, You Tube, Vimeo, a livraia aposta não em um site mas em um blog para divulgar sua rede de idéias.

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Acervo consistente, atendimento personalizado, parceria com eventos culturais de renome , tudo resulta no crescimento de 30% e planos de expansão de uma marca que não conquista somente clientes mas fiéis seguidores por onde passa.

A cidade do Rio aplaude e o Life+Style indica. Confiram!

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