Skip navigation

Como portal que observa, identifica e analisa o comportamento de consumo pelo mundo, o Life+Style tem um olhar afiado para rastrear tendências ( e anti-tendências) de consumo. Importante mesmo é a habilidade para farejar o zeitgeist (espírito do tempo) pós-moderno em que hoje estamos inseridos.

Nesse intuito, há anos conto com o suporte de uma importante fonte de pesquisa online com sede em Londres  – o  trendwatching.com.

Trendwatching.com é um das firmas de tendências líderes no mundo. Ela faz um scan elaborado sobre comportamento de consumo, insights e inovações de tendências emergentes de consumo. A empresa publica Brifings de Tendências Mensais, de graça, atingindo 160.000 inscritos. A firma também apresenta o Premium Service, um serviço pago para atender demandas especiais de empresas, além de viabilizar uma rede de Trend Seminars por cidades ao redor do mundo.

HAPPY SPOTTING

Desde Janeiro 2012, Life+Style colabora como spotter do Happy Spotting Brasil.

Happy Spotting é uma rede colaborativa de formadores de opinião e observadores de tendências espalhada pelo mundo. Se você é um observador atento de tendências, você pode ser escolhido pelo trendwatching.com para ser membro desta seleta rede de networking colaborativa. . Cada colaboração aceita é gratificada por uma polítca de pontos, que somados, podem ser trocados com brindes tão legais quanto um IPad…

TREND SEMINARS

Life+Style participou do primeiro seminário Trendwatching na América Latina.

Recentemente, trendwatching.com apresentou pela primeira vez seu primeiro Trend Seminar no Brasil – em São Paulo.

Participar de Trend Seminar é chance de entender mais sobre o universo intrincado do comportamento de consumo na era pós moderna, marcando as características de Macro Tendências, Tendências de Consumo e Tendências de Negócios.

Ser GLOCAL (global+local) é uma forte tendência de marcas multinacionais que desejam conquistar novos mercados.

O Seminário Trendwachting é a oportunidade única de atualização, networking e interação com novos meios para observar sinais sobre o comportamento de consumo ao redor do mundo.

Novas rotas de linhas aéras sinalizam a força de novos mercados emergentes no mundo.

TREND TIPS

Conheça abaixo apenas 5 valiosas dicas trendwatching.com para transformar observação de tendências em vantagem para seu negócio.

1. Saber PORQUE você está identificando tendências

Identificar, entender e aplicar tendências é um dos grandes ferramentas de marketing no sucesso dos negócios. É fundamental para você se inspirar e desenvolver um pensamento criativo na resolução de problemas e identificação de nvoas oportunidades. Resumindo, é o caminho para a inovação lucrativa.

2.  DIFERENÇAS entre Tendências Macro, Tendências de Consumo e Tendências de Negócios.

De forma breve, podemos dizer que macro tendências são características de fundo mais amplas nos diversos campos da economia, sociedade, poítica, cultura… Tendências de Consumo  (bem diferente do que saber qual cor será usada nos desfiles de verão 2013…), sugerem a necessidade ou o desejo desperto em determinado grupo de consumo. Tendência de Negócios é como o mercado responde – e constantemente – deve se transformar para responder aos desejos e necessidades do grupo consumidor. Mesmo havendo a convergência dos diferentes níveis de tendências sinalizando numa determinada direção, é fundamental separá-las em categorias distintas. Outro ponto fundamental é destacar que discutir tendências não é uma questão de bola de crista, de descobrir o que acontecerá daqui há 25 anos… É sim, identificar o que JÁ ESTÁ ACONTECENDO ao seu redor…

3. Separe TENDÊNCIA  de  MODA

Fenômeno como a nova moda de comer pizzas em cone não é uma tendência e sim uma moda… não se esqueça:  produtos são consequências de tendências.

4. Não aplique tendências para TODOS

Tendências devem ser sempre analisadas e aplicadas tendo em foco as preferências do grupo em questão!

5. Seja (MUITO) CURIOSO

Para começar, perguntar-se o PORQUE dos fenômenos prepara a mente para pensar sobre alternativas,  possíveis inclusive para a solução de problemas e busca de oportunidades.

Pensar de forma transversal ao longo de várias disciplinas, colocando de lado julgamentos pessoais, é ótimo exercício para o sucesso. Desta forma,  a mente é desafiada a buscar alternativas sem preconceitos ou predisposições – expandindo assim os horizontes para resultados lucrativos, novas descobertas e experiências transformadoras.

Para saber mais sobre o universo de tendências de consumo visite o trendwatching.com ou entre em contato com o Life+Style.

______________________________________________________________________________________________________________

Advertisements

2 Comments

  1. Marcelo, adorei o blog sobre trendwatching! Muito interssante! E realmente! Hoje para vencer a concorrência ! ” being servile” says it all!
    Pena que no Rio de Janeiro estamos tão longe disto!

    Abraços
    Fatima

  2. Oi Fátima, sua observação é pontual! Por isso mesmo, falar sobre tal assunto pode trazer os efeitos de transformação que todos desejamos.
    Obrigado pela visita.
    Bjs
    Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: