Skip navigation

Vitrine do loja conceito do Aquim na charmosa Garcia d’Ávila, a Oscar Freire carioca.

Como consultor de operações e lojas conceito que merecem destaque, a loja da marca AQUIM na Garcia d”Avila,Rio de Janeiro, guarda segredos numa joalheria gastronômica de forma que sempre me chamou atenção. Para o registro dessa presença marcante de operação conceito no cenário do Rio de Janeiro no Life+Style, o gerente Alexandre Michelon, um apaixonado pela marca que representa, me recebeu num fim de tarde cheio de sensações.

A HISTÓRIA

A primeira vez que ouvi falar da gastronomia do Aquim foi há vários anos, freqüentando eventos em lojas do Rio, cena que a marca domina com  cattering minucioso, delicado e profissional. A história do AQUIM é uma história de família. Uma família com heranças de várias ascendências. Do lado árabe, veio o amor por celebrações requintadas, do europeu, a mesa farta cheia de sabores e perfumes.

Família Aquin: Da mãe Luisa `a nova geração dos filhos Rodrigo, Rafael e Samanta, surge a determinação por uma assinatura de estilo que reúne pesquisa, estética e sabor.

Desta junção, é fácil detectar, seja num evento, ou na própria loja da marca inaugurada há  3 anos no coração de Ipanema.  AQUIM é o orgulho de um negócio de família.

Canapés doces servidos em eventos e celebrações especiais.

Além de eventos, a marca se divide para cumprir solicitações de palestras no Brasil e no exterior sobre a gastronomia delicada que produzem. Na loja AQUIM, além de tortas, canapés doces, os macarrons com sabores inusitados como o de azeite extra virgem, são destaques.

Mix de macarrons: pequenas joias – cada cor, um único sabor.

O CHOCOLATE

Fruto de tanta pesquisa, o chocolate, com a abertura da loja em Ipanema, torna-se outro braço importante na variedade cuidadosa de atividades dessa marca.

Preparar o melhor dos sabores – e educar o paladar para sentí-los – foi motivo do entusiasmo da marca Aquim em promover a melhor e mais genuína qualidade numa grande paixão mundial – o chocolate.

Fazenda Deolinda no sul da Bahia, resgata a tradição do melhor blend de cacau no país.

Em parceria com uma fazenda produtora , a marca desenvolve uma variedade de notas de chocolate. A marca descobriu que enaltecer a produção de florestas de cacau, garante a médio e longo prazo, o reflorestamento e aquecimento da economia nesta região do sul da Bahia.

A cultura do cacau, além de geração de renda para população local garante a manutenção da Mata Atlântica, vegetação original do sul da Bahia.

Ao longo da degustação guiada que Alessandro me apresentou, vou aos poucos descobrindo como o universo se aproxima em delicadeza e sabor do mundo dos grandes vinhos – só que nos chocolates.

O brilho intenso das barras de chocolate – como soube pela consultoria entusiasmada do gerente Alessandro – é devido a`a qualidade imutável e o respeito do teor de cacau, com o mínimo teor de gordura no produto final.

Dos amargos, o sabor de chocolate com flor de sal ou notas amadeiradas, são imperdíveis! Fantástico perceber que como no universo do vinho, quanto mais educação do paladar, mais fácil identificar os gostos frutados ou amadeirados como de nota de azeitonas !

A liga perfeita, assim como do mais metal precioso, garantirá a descoberta das notas amadeiradas, frutadas ou docemente açucarada da variedade de Liquora, um tipo de chocolate especialmente desenvolvida pela marca, em seus variados sabores.

Barra de chocolate especialmente desenhada pelo gênio Oscar Niemeyer para o Aquim.

Desde o processo artesanal na seleção e tratamento das amêndoas do fruto cacau até a sua preparação final e embalagem sofisticada, o produto na exposto.

Uma caixa para colecionadores e chocólatras amantes do melhor sabor de chocolate nacional, destaque entre os melhores do mundo.

A LOJA CONCEITO

Discreta do lado de fora, o olhar mais atento é atraído por uma virtine única em forma de nicho onde bem poderia estar uma joia preciosa. Como toda vitrine de conceito sofisticado do ‘menos é mais’, um único nicho sofisticado com chocolates exposto num fundo fuccia, sugere o que pode se encontrar no interior.

O cuidado de expositores e embalagens reforça a idéia de preciosidade de cada peça vendida na loja.

A vontade de entrar e descobrir os tesouros domina qualquer amante do bom gosto. O interior com tons tabaco, gavetas de acrílico separam os diferentes sabores de chocolates como se fossem joias para consumo imediato. Difícil comprar um dos produtos expostos  e não sair da loja com o pacite já aberto para degustação imediata.

Alexandre me guiando por um tour virtual pela fazenda de cacau… a tecnologia do Ipad é um conceito inovador e interativo que seduz o consumidor com histórias apaixonantes sobre a marca.

Exercite o sabor do paladar com delícias contemporâneas num ambiente conceitual e acolhedor, visite a loja conceito do Aquim no Rio de Janeiro. Além de Ipanema, a família se prepara para abertura de mais uma loja no shopping Village Mall ainda este ano.

Loja AQUIM em Ipanema, Rio de Janeiro.

_______________________________________________________________________________________________

Advertisements

6 Comments

  1. Que lindo este artigo, Marcelo! Parabéns. Muitas vezes pareceu que você falava de uma joalheria, inclusive pelo cuidado com que eles fazem o chocolate. Adorei você ter ido desde a fazenda que fornece o cacau até a loja física. Foi uma viagem maravilhosa! Você arrasou, como sempre. Saudades.

    • Erica querida!
      Q bom saber quando nossa percepção e dedicação faz a diferença na percepção de outra pessoa. Principalemtne vc, que trabalha com comunicação e idéias!! Obrigado por mais essa visita e muitas Saudades de nossas longas conversas e ‘viagens’!!
      Marcelo

  2. ADOREI!
    Querido Marcelo,
    Sou fan da Aquim, e dos” buffets maravilhosas, e já frequentava a primeira loja deles que era um primor de requinte.
    Agora você desvendou o mistério!

    • Oi Fatima,
      Bom ver vc por aki e saber que vc já tinha nocão das delícias do universo Aquim.
      Bjs
      Marcelo

  3. A primeira vez que entrei na Aquim foi por conta de uma paixão. Um aniversariante que acreditava especial merecia um presente diferente, sem exageros. Lá encontraria o que procurava. O funcionário da loja que me recebeu a época já prenunciava que eu não estava em um lugar qualquer. Super educado, bem vestido, com um corte de cabelo afirmativo de sua etnia, em poucos instantes me colocou a vontade. Saí da loja feliz, com o presente a mão, que entregaria mais tarde. Nesse dia entendi o significado de dar pérolas aos porcos. O presenteado não entendeu o que havi recebido. Os que entendem e recebem um presente da Aquim, não imaginam o quão afortunados são.

    • Oi Elvis!
      Valeu compartilhar sua experiência positiva do Aquim por aki.. qto ao valor de um presente, as vezes, temos que lembrar que o melhor de presentear não é porque as pessoas mereçam mas nossa intenção de querer lhes oferecer o melhor…
      Abçs,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: