Skip navigation

O resumo de uma viagem está nos lugares por onde passamos. No Life+Style, tudo que envolve refinamento estético tem lugar por aqui. Assim siga abaixo algumas dicas que podem fazer uma estada na França autêntica e inesquecível.

PRAIAS – Se você é tão apaixonado pela energia de PRAIAS, você vai se fartar na ilha da Córsega. Com seu litoral recortado, banhado por águas azul esmeralda, com faixas de areia branca e fina (diferente das praias de cascalho do Mediterraneo continental). Na Córsega as praias seduzem principalmente aspecto da natureza preservada da ilha.

Caminhadas pela ilha são presenteadas por cenários de praias paradisíacas.

Seja devido a duras leis que protegem o seu litoral ou a fama histórica pouco amigável dos habitantes em relação a estrangeiros colonizadores, o acesso `as praias são, muitas vezes, aventuras que exigem disposição física….

PRAIAS do SUL

A cidade de Bonifácio, ponto mais meridional da ilha, pode ser um ponto de partida estratégico para explorar a beleza rústica da região.

FAZZIO e PARAGAN – numa rota de quase 2 horas de marcha, num caminho isolado de subidas, descidas, florestas de maquis, essas duas praias ficam numa região isolada. Quando o cansaço aperta, uma placa indicando “PIAGHJA” (palavra no dialeto corso para ‘praia’), sinaliza a proximidade de um  cenário paradísiaco –  compensação para os aventureiros que se dispõem a explorar o lado selvagem da Córsega.

Praia de Fazzio

SPERONE – No caminho Bonifácio/ Porto Vecchio, siga as placas do campo de golf de SPERONE. Depois uma hora de floresta de pinheiros, quando achar que está perdido, uma faixa de água azul turqueza anuncia o paraíso…

Protegida pela sede do campo de Golfe de Sperone, a praia é frequentada pelos moradores do condomínio local de alto luxo.

SANTA MANZA – isolada, como em várias da ilha, o acesso a esta praia é somente de carro. Como não há estrutura de bares, restaurantes, uma mochila com agúa e frutas é sempre uma boa dica.

As mais belas praias tem acesso de carro até certo ponto. Depois, uma boa caminhada é compensada com cenários de tirar o fôlego.

SANTA GIULIA – Na estrada de Bonifácio – Porto Vecchio, siga as placas para Santa Giulia, uma das praias mais impressionantes do Sul da Córsega. Diferente da maioria, esta praia tem uma paillotte (bar com serviço de comida, bebida, cadeiras, guarda-sol)  para se passar uma de dolce far niente.

O mar cristalino de Santa Giulia.

PRAIAS do NORTE

ILE ROUSSE – a praia dessa pequena vila sem marina por perto, tem mar translúcido e areia branca, mesmo no centro da cidade. Se tiver preguiça de pegar o carro e quiser aproveitar a cidade, essa é uma ótima opção de cidade com praia limpa na porta do hotel.

Baía de Ile Rousse.

LOTTO – é uma das praias que demandam senso de aventura. Vá de carro até St. Florent. De lá pegue o barco que sai da marina no centro da cidade que vai até a praia de LOTTO.

Praia de Lotto.

SALECCIA – Em Lotto, você pode escolher ficar com as famílias nesta primeira parada ou se juntar aos aventureiros.. se este for o caso siga as placas até a praia de Saleccia, considerada uma das mais belas da Córsega… podendo escolher entre dois caminhos, um que beira o mar, pelas pedras e outro pelo interior de uma floresta de pinheiros, escolha o segundo, de acesso mais fácil e rápido.

Praia de Saleccia.

Atenção com o horário do barco de volta a St. Florent – o último barco deixa a praia as 16.00 hrs (se perdê-lo, prepare-se para brincar de Robinson Crusoé e passar a noite na praia…)

Marcha pesada de 1 hora pelas pedras ao longo do mar separam as praias de Lotto e Saleccia.

ALGAJOLA – nesta pequena cidade, a praia de Aregno é pacífica e tranquila. Escolha a ‘paillote’ La Padulla onde você pode alugar cadeiras de praia, guarda-sol, almoça na areia, mergulha num mar cristalino e ainda está a poucos quilômetros para visitar pequenas vilas medievais no entardecer.

Paillote ‘La Padula’ na praia de Aregno em Algajola.

Entrada servida na beira da praia – salada e camarão empanado.

GASTRONOMIA

Forte reflexo da cultura, a gastronomia corsa é autentica e rica de influências.

Percorrer os mercados de rua, é a maneira para conhecer as riquezas da gastronomia local. As frutas, os  temperos, o azeite, os vinhos são referências de  sabor.

As frutas, em especial a ‘clementine’, ou tangerina típica da região é uma fruta imperdível. Os tomates, com seus ramos verdes, inspiram o dote dos melhores chefs de cozinha.

A Clementine, tangerina das mais doces que já provei, em todos os mercados de rua,  é companheira ideal nas aventuras pela ilha.

O tomate tipo ‘grape’ inspira qualquer apetite.

O Brocciu, ou queijo de cabra corso, é ítem típico em entradas, massas e sanduíches típicos da região.

Os doces, que diferente do brasileiro leva açucar na medida certa, são irresistíveis.

O mil folhas de tão maravilhoso merece ser servido com botões de rosas… atenção para a aprsentação do prato em lâminas de mármore tingidas de preto.

Originalidade para servir o pão em fatias: 1/4 de prato ‘quebrado’, confere curiosidade `a qualquer experiência gastronômica.

Apresentação curiosa do restaurante U Libecciu, um dos mais renomados de Ile Rousse.

As montanhas do centro da Córsega são a origem das melhores fontes de água da ilha.

ESTRADAS

No leste da ilha, a geografia recortada apresenta estradas sinuosas, muitas vezes estreitas e abismos. No lado oeste, assim como no centro, as estradas são em linha reta e bem conservadas.

Mesmo bem sinalizadas, as placas de estradas revelam exigências de grupos nacionalistas, que não chegam a representar nenhum perigo para o turista visitante.

Alugar um carro é fundamental para se aventurar pela ilha. Uma sugestão é alugar o carro pela Internet (sae mais barato) e pegar o carro no aeroporto de Ajaccio e entregá-lo 2 semanas depois no aeroporto de Calvi. A Hertz oferece ótimos carros, com a conveniência de ar condicionado, som e franquia ilimitada.

As rodovias principais como a N197, N198, são bem sinalizadas e bem cuidadas. As estradas secundárias são menos frequentadas mas nada que um GPS não resolva…

QUANDO IR

Sem dúvidas, a melhor época de se visitar a Corsega é fora da alta temporada, ou seja nos meses de MAIO e OUTUBRO. Com estradas estreitas, limitadas opções de estadia, e preços que duplicam no alto verão, a Córsega pode ser melhor aproveitada em épocas em meses fora de estação. Em maio, as temperaturas ficam entre 14 a 25 graus, e a vegetação cada dia mais florida anuncia uma primavera colorida e perfumada.

A Imortelle, planta que espalha na primavera seu aroma adocicado e cor dourada pelos campos da ilha, tem importantes propriedades anti-envelhecimento, pode ser encontrada em produtos da L’Occitanne.

ONDE FICAR

BONIFACIO

RESIDENCE  TERRA  MARINA – Depois de quase 5 meses de pesquisa, emails, contatos, resolvemos pela estada num residence de vilas 15 minutos fora da cidade de Bonifácio.

Residence Terra Marina em Bonifácio.

O residence Terra Marina, um conjunto de 7 chalés com cozinha, sala , quarto, banheiro, varanda, piscina de onde pode-se admirar a cidade suspensa nas falésias embranquecidas de calcário.

Uma vila rústica de frente para a ilha da Sardegna.

Com vista magnífica para a cidade, este grupo de 7 chalés é equipado com sala, cozinha americana equipada, quarto, banheiro, varanda com visnta para a cidade na falésia e a ilha da Sardenha, além de piscina com fundo infinito.

Staff discreto, porém amigável quando solicitado. Sem grandes serviços de café da manhã, é necessário fazer compras na cidade e cozinhar no próprio chalé. TERRA MARINA é o lugar perfeito para desacelerar do dia a dia movimentado da cidade grande e curtir férias tranquilas.

ILE ROUSSE

L’ESCALE  CÔTÉ  SUD – Ponto alto de uma estada na Córsega, L’Escale é a chance de uma experiência inesquecível.

A suite no andar superior do hotel é um presente a parte…

Um staff amigável, os recepcionistas Jackie e Ulrich se superam para tornar a estada numa experiência personalizada,, tudo sob o olhar atencioso de Antoine, o proprietário desse hotel de charme no coração do Mediterrâneo, uma referência de sofisticação low profile.

Com um decor minimalista, difícil é cansar de admirar a vista deslumbrante da suite.

PARIS

Se  você tiver a chance de passar ao menos 1 semana em Paris, uma forma cada vez mais frequente  ( e autêntica) de se hospedar na cidade, é simpelsmente fazer como os franceses… alugue um studio!!

A agência de locação FEELPARIS além de idônea, oferece todo tipo de apartamentos, com mimos de sabonetes de hotel no banheiro, além da visita de uma faxineira que limpa o apartamento no meio de sua estada de 10 dias… uma diferença simpática faz a diferença..

Além de mais barato (diárias ficam por volta de 140 euros por dia) que os apertados quartos de hotéis tradicionais, é interessante sentir a vida na cidade como se fosse um local, aproveitando os supermercados, boulangeries, bistros das redondezas …

Studio na rue de Montmorency, Marais.

No Restaurante Georges, no 6o. andar do Centro Pompidou, você admira Paris em 360 graus.

Especialidade do Georges – macarron com merengue e morangos da estação.

O  SABOR  DA  MELHOR  VIAGEM

Uma viagem tem um sabor especial, se compartilhada com AMIGOS que nos passam a sensação de estar no lugar certo, na hora certa… uma sensação que marca qualquer experiência como se fosse única, nos acompanha e transforma para sempre!

Uma noite linda, com amigos queridos, num dos milhares de restaurantes espalhados pelo Marais.

__________________________________________________________________________________________________

Advertisements

7 Comments

  1. Nossa que lindoooo!!!Amei tudo e mais ainda o mil folhas e o macaron!!!!Demais!!!Muito bom gosto!!!

    • Oi Ana Paula! Legal q vc gostou dos pratos e a as dicas t inspirem no seu trabalho de gastronomia!
      Bjs Marcelo

  2. menino… isso sim é uma experiência rica!! visual, saborosa e calorosa!!! adorei. bjos

    • Oi Angela!
      Bom ver vc por aki,,, fico feliz de saber q gostou deste pequeno guia de sensações…

      Abraços,
      Marcelo

  3. Que chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiique! Marcelo, vc é demais meu querido. Beijos e muitas saudades.

  4. Marcelo, mais uma experiência impressionante, digna de deixar a gente com água na boca, em todos os sentidos né!!!Abcs

    • Oi Carlos,

      Q bom q o post aguçou os sentidos para coisas boas…aliás experiências (em viagens, na gastronomia, no varejo…) que motivam boas emoções tem lugar garantido no Life+Style!

      Abraços,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: