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A primeira vez que ouvi o termo RETAIL DESIGN foi num curso da UNIVERSITY OF ARTS LONDON. Este post é um resumo de CONCEITOS DE VAREJO, a partir de pesquisas e experiências no design de projetos no Brasil e no exterior.

Resultado direto da evolução histórica do varejo,  do desafio em unir posicionamento globalizado e estilo individual de consumidores, RETAIL DESIGN se apropria de conceitos multidisciplinares como marketing,  moda, arquitetura, arte, tecnologia, sustentabilidade, bem estar, para atrair clientes, trasnformando-os em seguidores fiéis das marcas em que escolhem consumir.

LOJAS FLAGSHIP 

Marcas com presença de mercado, focadas em processos de expansão, geralmente possuem uma loja FLAGSHIP onde reúnem identidade institucional, produtos exclusivos, merchandising conceitual, linguagem arquitetônica e staff especializado em consultores.

Capazes de sugerir a mais completa EXPERIÊNCIA de consumo, estas lojas FLAGSHIP reúnem características específicas:

Identidade Institucional. Lojas FLAGSHIP assumem o lugar de representantes dos conceitos básicos, de identidade e expansão global da marca.

Louis Vuitton, uma das grifes que mais investem (e ganham!) com o RETAIL DESIGN e lojas Flagship espalhadas pelo mundo. Flagship Louis Vuitton, Ginza, Tokyo.

Produtos exclusivos. A seleção cuidadosa de produtos que refletem conceitos de exclusividade sugere o status de possuir uma peça única e autêntica.

Linha exclusiva criada em 2003 por Takashi Murakami, designer japonês, trouxe destaque humor para produtos na Louis Vuitton.

No Brasil, marca Osklen é referência quando reflete os conceito de brasilidade cool chic nos pordutos da lojas FLAGSHIP no Rio e São Paulo.

Arquitetura unifica lay out e o espírito brazilian cool de produtos nas Flagships Osklen no Brasil e exterior. Flagship Ipanema, Rio de Janeiro.

Flagship OSKLEN. Soho, NY.

Identidade de Design. Elementos sensoriais unificam a linguagem de estilo da marca – elementos decorativos, mobiliário , música/aroma ambiente, dress code do staff – fortalecem os valores de marca.

COR, um dos elementos mais importantes utilizados no Retail Design, para definir a permanência e o interesse de clientes. Flagship Havaianas, Oscar Freire, São Paulo.

Visual Merchandising.  Funcionalidade, narrativa, ênfase na estética, interatividade com produtos, garantem a conquista e fidelização de clientes.

A Nike homenageia vida e carreira do campeão de tenis suiço Roger Federer na Flagship da marca em Londres. Tecnologia e visual merchandising em forma de narrativa envolvem o cliente. Nike Flagship, Regent Street, Londres.

Serviço Personalizado. Atendimento especializado, baseado em consultoria individualizada para cada estilo de cliente.

Numa época de popularidade virtual, o contato pessoal é um dos diferenciais das lojas para fidelizar de clientes.  Nike Flagship, Oscar Freire, São Paulo.

Consultoria X Atendimento. Treinamento de staff especializado transforma vendedores em consultores especialistas. Conhecimento como base para o relacionamento com o cliente.

Conhecimento e contato individual. Ponto chave no relaciomento entre marca e consumidor. Apple Flagship, Shanghai.

BOUTIQUES

O conceito de BOUTIQUE é constantemente reinventado desde o surgimento de lojas monomarcas nos anos 70.

No bairro histórico do Marais, grifes apostam na autenticidade da arquitetura local. NikeID Boutique,, Paris.

Hoje, Boutiques são referências de espaços menores com essência de estilo marcante, muitas vezes aproveitando o charme e a distinção da arquitetura local pré-existente.

O interior da loja combina modernindade e estilo retro.  NikeID Boutique, Marais, Paris.

Aproveitamento do espaço original associado a inovação de materiais aponta para soluções naturais de circulação e atração para clientes.

Contraste entre design natural ( pedras na foto) e industrial (aço nas luminárias), sugere o conceito relaxed minimalista da grife espanhola de calçados. Camper Boutique. Soho, NY.

Contrastes de novo e antigo, minimalismo e barroco, funcionalidade e arte, design industrial e natural, criam soluções práticas para a arquitetura e o merchadinsing da nova Boutique.

A Boutique Aquim utiliza o conceito de nichos de joalheria para guardar seus preciosos chocolates. Rua Garcia d’Ávila, Rio de Janeiro.

 

MULTI MARCAS

São grandes espaços que reúnem variadas marcas em um único local, em previlegiados endereços em metrópoles mundiais

Em 1893, é aberta a Gallerie Lafayette, a primeira multimarcas. Criada para atrair tráfego de passantes com a inauguração da estação de trem St. Lazaire nos arredores da Opera, ela é um dos destinos mais visitados da cidade. Boulevard Haussman, Paris

 

Planejadas em setores de moda, design, acessórios, beleza, perfumaria, artigos para casa, papelaria, MULTIMARCAS vendem espaços para grifes montarem seus stands e quiosques.

A tradicional Liberty foi tão marcante que se tornou um estilo na arte decorativa, caracterizado pelo design ornamentado da virada do século XIX.. Regent Street, Londres.

Para se diferenciar do efeito massificador de shopping centers, MULTIMARCAS investem em visual merchandising complexo, unindo sofisticação, funcionalidade, ousadia.

Grifes são distribuídas no lay out de lifestyle, suavizando a sensação de lojas de departamentos. Liberty, Londres.

Fachadas das grandes multimarcas servem para vitrines cenográficas, famosas pela ousadia e inovação de seus projetos de visual merchandising.

A SELFRIDGES, frequentemente convida designers para ‘vestir’ suas vitrines, apreciadas como verdadeiras instalações de arte pelo público. Londres.

Vitrine-instalação. Selfridges, Londres.

Aproveite para comentar, tirar dúvidas e conhecer mais sobre RETAIL DESIGN, escrevendo para contato@lifeandstyle.com.br

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6 Comments

  1. Parabéns pelo post! Bom ver que o style consultant Marcelo Novaes está de volta a ativa! É isso aí!

    • Olá Elvis!!

      Tks pela visita e o comentário q sempre me anima!
      Afinal, vc é parte desta história!
      Saudades,
      Marcelo

  2. Amei Marcelo! Como sempre ! Beijos
    Fatima

    • OI Fátima!

      Q bom seu comentário!
      Precisamos nos encontrar para colocar os papos em dia.
      Bjs, saudades,
      Marcelo

  3. Ótimo post! Estou sempre acompanhando seu blog.
    Abraços,
    Daniel

    • Oi Daniel,

      Legal saber q vem curtindo os posts.
      Qquer dia desses, qdo estiver em SP, vou tentar visitar uma das boutiques da Ciao Mao, já que sou fã do produto!

      Um abraço,
      Marcelo


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