Skip navigation

Tendências no Design de Interiores são indicadores poderosos de manifestações estéticas.

Mais perenes que movimentos cíclicos da moda, tendências no design de interiores sinalizam a evolução de comportamentos. A revita ELLE Decoration, especialmente a edição inglesa, é uma leitura obrigatória.

A edição de setembro é um número imperdível - traz o TREND REPORT 2011/2012.

A chegada da era de Aquarius coloca o fim a era de Peixes – período dominado pela ordem hierárquica, regulamentos estritos e de governantes poderosos. Aquarius por sua vez, marca o início de um ciclo com foco na igualdade, no potencial individual, na responsabilidade pessoal.

Tão vivas quanto as reminiscências que o musical Hair pode inspirar, percebemos a influência da nova era no comportamento no lifestyle, nas perspectivas e sonhos da humanidade. Desde estruturas familiares, oriundas de unidades tradicionais, até carreiras convencionais, conceitos variados vem sendo revistos.

Decisiões antes baseadas em regras impostas pela sociedade, hoje refletem a autenticidade de objetivos individuais.

Como resultado, seja em campos que vão da economia `a moda, assistimos a trasnformação de experts ou gurus.  Pessoas nascidas em determinado lugar ou situação sócio-econômica,  eram para sempre ligadas `aquelas circuntâncias. Somente indivíduos excepcionais rompiam barreiras.

Nos últimos 200 anos, no entanto, a humanidade se tornou extremamente móvel – intelectualmente, geograficamente, economicamente, socialmente. Esse fenômeno infelizmente, ainda varia dramaticamente: muitos continuam a viver em sofrimento, com pouca chance de mudanças. Ainda assim, testemunhamos aqueles capazes de tomar as rédias de suas vidas se erguerem em favor de outros que não tem a mesma sorte.

A cada ano, sentimos a liberdade para ignorar o que está in’ – o que agrada as massas – para escolher o que se deseja. Para muitos esta é a mais desafiadora das tendências da nova década. Mesmo inspiradora e estimulante, a liberdade de escolha traz a responsabilidade de análise, o domínio do conhecimento, sem os quais é fácil reinar a ignorância e a confusão.

PENSAMENTO INDEPENDENTE – Com o fortalecimento individual, a discussão sobre o que constitue BEM-ESTAR é inevitável. Isso vai influenciar vários tipos de situações, como a troca de CONHECIMENTO – desde reuniões em casas de amigos até debates interativos na rede. Onde antes a presença de experts teria sido essencial, hoje eles são quase dispensáveis (ou indesejáveis). A força da Internet comprova que mais importante do que gurus, é o fenômeno dos experts  ‘self-created’. Novas idéias em design, lifestyle, arte, gastronomia vão revolucionar o pensamento. Da interação virtual surgirá as novas idéias sobre maneiras de viver, de se relacionar, para realinhar novos valores da humanidade com os rumos do planeta.

RUPTURA – O estilo está quebrando barreiras de lugares e classes. ‘Sempre foi feito daquele jeito’ não vai ser mais justificativa para manter coisas como elas são. Ou nos ajustamos `as mudanças com rapidez, ou ficamos para trás.

O DESIGN DE INTERIORES indica através da produção industrial e artesanal, as direções da estética para o futuro próximo.

Se tivéssemos que resumir hoje tendências em design em quatro palavras, elas seriam: natural, simples, artesanal e autêntica.  Desde a presença de vegetação em interiores, ao sombreado esverdeado de azulejos, até o conforto de revestimentos acolchoados, caminhamos numa direção de frescor de espírito saudável na estética do design contemporâneo.

___________________________________________________________________________________________


Advertisements

2 Comments

  1. Uhau!!!!! há muito tempo comungo de corpo e alma com as tendências da era de Aquarius…querido Marcelo,parabens pelo belo trabalho que você vem nos oferecendo.
    Na área gastronômica participo no que se refere as pesquisas de sabores,saberes,texturas,cores.Mas ainda num nivel bem embrionário,para mim bem lúdico,curtindo o lifeslow.
    Estou te aguardo para uma degustação!!!!
    beijão
    Ana Araujo

    • Olá Ana,

      Sabe como seu trabalho de pesquisa na área do alimento ‘vivo’ me inspira e interessa.
      Vamos combinar essa degustação e discurtir maneiras para parcerias em conjunto.
      Acredito que dentre outras histórias, somos mesmo unidos pela sabedoria da era de Aquarius!!

      Beijo carinhoso,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: