Skip navigation

Com a sabedoria que o tempo presenteia, aproveitei o mês de aniversário do LIFE+ STYLE para desacelerar, validar escolhas, assumir conquistas.  A lucidez do auto-conhecimento como inspiração na vontade de ir além.

O frescor do mar numa manhã de inverno pode ser o melhor presente para a alma.

Mais significativo que erros ou acertos, o que vale mesmo é a consciência para viver ao máximo cada momento. Fruto dos anos 60, influenciado pelos extremos dos anos 80, reavalio uma trajetória de sucesso em unir vida e profissão. A busca de um ‘olhar’ próprio e individual, incomum, é vista como o grande requisito para o empreendedorismo contemporâneo. Foi sob a sensibilidade de um olhar indivual, apurado, que aproveito o reconhecimento da habilidade para formar outros no design de experiências estéticas.

ESTÉTICA

Nesta viagem, com o apuro estético sempre esteve. Menos preocupado com o BELO convencional, uma filosofia própria alinhou crenças e pensamento que desafiaram regras e padrões. Sempre foi muito mais a HARMONIA entre cenas, objetos, situações simples e quotidianas – daquilo que está muitas vezes no vazio, no assimétrico, no contraste  –  o que efetivamente reluziu no filme da minha percepção.

Cenas da natureza traduz em formas, cores, texturas senso estético e emocional.

Com a maturidade, fica evidente a sensibilidade como atributo marcante na formação de uma personalidade estética.

Como pesquisador inveterado, o registro de imagens em fotografia ou a redação de um blog são veículos de expressão encontrados para imprimir entusiasmo, paixão e um estilo de quem não diferencia profissão de vivências pessoais.

DESIGN

Além de experiências, celebro a atuação de consultor de estilo, reconhecido pela expertise em traduzir, conceitos e soluções que o Design sugere.

A arquitetura noturna o MAC em Niterói é um convite a experiência carregada de design.


Atuando nos setores interdisciplinares da moda, da decoração, do marketing, do varejo, promovo parceiros, mais do que aprendizes, a identificar o lado nem sempre óbvio nas entrelinhas do inesperado.

TECNOLOGIA

Se o professional de DESIGN é aquele que vive de identificar e comunicar DETALHES, ele tem em seu perfil características tão sedutoras quanto a tecnologia que nos cerca.

A dualidade emocional e técnica – a fantasia emocional dos aspéctos sensoriais equilibrados pela realidade física de aspéctos técnicos (físicos) – é uma contribuição da tecnologia para o design de experiências.

A consciência de uma Elastic Mind, tema de uma exposição sobre DESIGN no MOMA em NY, sugere atributos que consolidam o perfil conceitual, filosófico e prático de quem vive para trasncender os limites da experiência.

Iluminação de LED traz a energia a espaços vazios e sem vida.

EXPERIÊNCIA

O design de experiências influencia hoje os mais diversos setores da criatividade e comportamento humanos.

Seja na moda, na decoração, na gastronomia, na comunicação, no marketing de varejo, vivemos hoje cercados pelo design de experiências.

No exterior, cursos como o Design Experience, que frequentei na Central St. Martins de Londres, ajuda a traçar o perfil deste novo profissional de manifestações estéticas e sensoriais.

No Brasil, o Life+Style promove a discussão nos campos do  Design de Experiências.

A discussão prática de conceitos nas variadas experiências estéticas –  moda, decoração, gastronomia,  viagens, marketing promove a diferença.

>     Curiosidade – interesse no pensamento intertidisciplicar em conhecer e adotar o novo.

 >    Conhecimento – identificar, filtrar e transformar informação em aplicação (conhecimento)

>     Criatividade – pensamento associativo na comunicação de idéias

>      Tolerância – crença na diversidade como alternativa para o desconhecido

>      Styling – identificação de estilos nas mais diferentes manifestações do design:  moda, arquitetura, tecnologia, natureza.

>     Percpção Estética  – capacidade para identificar e comunicar harmonia e benefícios em diferentes manifestações emocionais como arte, filosofia, marketing e consumo.

>     Capacidade Narrativa – traduzir complexidade formal em simplicidade verbal

>      Coragem –  materializar crenças que rompem com o esperado

>      Paciência – identificar os limites impostos pelo tempo

>      Otimismo – acreditar na capacitação individual para a valorização coletiva. A crença no PROCESSO mais do que no motivo dos eventos, é a melhor dica para exercício da PERCEPÇÃO  por trás de manifestações, tão simples quanto um pôr do sol.

Advertisements

2 Comments

  1. Marcelo, muito interessante e como sempre muita pesquisa e trabalho. Parabens

    • Oi Fátima!

      Obrigado pela visita e reconhecimento do trabalho!!
      Feed backs como o seu são importante para o trabalho do blog em compartilhar pesquisas e impressões.

      Abraços,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: