Skip navigation

Ao mesmo tempo que viajo o mundo pesquisando o universo de lojas e ambientes de varejo conceituais, investigo minha própria cidade  em busca de projetos que surpreendam através da experiência.

A cidade do Rio, além de beleza, mostra vocação para relevantes projetos de lojas conceito.

Sou morador do Rio de Janeiro, uma das cidades mais lindas do mundo. Durante muito tempo, senti como se a tríade  mar – céu –  montanha assustasse para longe os  investimentos  (e o lucro!) de operações com foco na criatividade de experiências de varejo.

Recentemente, investigando o bairro de Ipanema, percebi felizes mudanças neste cenário.

Na esquina das charmosas ruas Joana Angélica e Nascimento Silva, uma árvore cenográfica, feita de corda, instiga o olhar dos observadores mais atentos. Foi assim que conheci a loja da VIVER DE ARTE. Um oásis onde arte se transforma em design pelas mãos de duas empreendedoras das Alagoas.

Sede da Viver de Arte em Ipanema, Rio de Janeiro.

Naquele mesmo dia, tive a oportunidade de conhecer Ana Maia, uma das irmãs artistas e proprietárias da VIVER DE ARTE.

Deste feliz encontro, surgiu um post para marcar a descoberta de um empreendimento cercado de conceito, fincado entre o mar e as montanhas que abençoam a cidade do Rio.

HISTÓRIA

Arquitetas, artistas plásticas e empreendedoras, Ana Maia e a irmã Rosa Piatti nasceram em Maceió. Orgulhosas da riqueza geográfica e tradição cultural de sua região, ambas cresceram cercadas por arte, cultura e viagens. Donas de olhar refinado, usaram desde cedo o DNA de talento para criar peças únicas para residências, escritórios, hotéis boutique.

A simples sombra das árvores ou as nuances do azul esmeralda do mar de Alagoas são algumas inspirações para Ana Maia e Rosa Piatti.

networking do negócio se expandiu. O traço autoral das irmãs se fortaleceu. Tanto que em 1995, profissionalizaram o formato inovador de um empreendimento, de uma paixão: a VIVER DE ARTE.

Estampas em tecidos refletem a percepção que Ana e Rosa tem da natureza que as rodeia.

CONCEITO

A pintura, colagem, escultura, arquitetura, natureza, se misturam e servem de caminho para a expressão das designers.

Ao longo da conversa com Ana, percebo a satisfação da origem nordestina, brasileira. Ainda assim, é fácil identificar a linguagem de estilo universal que criaram para sua marca.

Grafismo em tons pastéis: linguagem universal para valorizar referências regionais.

A maneira diferente de combinar cores, texturas, recortes…o mix de arte e funcionalidade caracteriza o design que logo se espalhou pelo Brasil, pelo mundo.

Da união entre sofisticação e empreendedorismo, surgiu o desejo de trasnformar a vida de pessoas. Através de um formato de empresa que valoriza comunidades carentes no processo criativo da arte, na produção e no comércio das peças, o estilo da VIVER DE ARTE se ergueu.  Hoje, as irmãs se orgulham de uma empresa de sucesso que foge da carga pejorativa do artesanato, e se aproxima do valor agregado do design.

PRODUTOS

Inicialmente dedicadas a criar peças de decoração, atualmente a VIVER DE ARTE oferece uma extensa gama de produtos com foco no lifestyle sofisticado, atendendo uma clientela de conceitos tão refinados como as peças que comercializam.

Técnicas de pintura especiais fortalecem o design de peças autoriais.

Com uma sólida conceituação de produto, é simples identificar o fio condutor de identificação de estilo que amarra todas suas linhas de produtos.

DECORAÇÃO

Filhas de uma família com íntima ligação com arte e arquitetura (a mãe de Ana e Rosa fundou a primeira faculdade de arquitetura no estado de Alagoas), as irmãs começaram desde cedo criando peças em um pequeno atelier em Maceió.

Peças de lona reciclada assinam ambientes contemporâneos.

Pouco a pouco, as solicitações aumentaram e o atelier se transformou em workshop, promovendo vendas paras os visitantes que chegavam do Brasil e do exterior, atraídos pelo conceito estético único de suas obras.

Mix de peças nas estantes da loja do Rio.

Dona de um traço orgânico e visceral, Ana apresenta um estilo autoral, enquanto a irmã Rosa se aproxima da estética elegante do Bauhaus, me fazendo lembrar a leveza do traço oriental.

A linha de louça é refinada. Bowls, xícaras são guardadas em caixas pintadas a mão, que ainda servem como peças decorativas.

MOBÍLIA

Apaixonada pela obra de Jean Michel Basquiat, as mobílias de Ana são carregadas de referências do grafitti, de jogos de encaixe, agregando aspecto lúdico ao design de interiores.

O traço orgânico do pintor e arquiteto austríaco Hundetwasser, são referências de inspiração para as criações de Ana.

Feitas sob encomenda, sofás, cadeiras, estantes e armários decoram e conferem uma leveza de casa aconchegante ao visual merchading da loja de Ipanema.

Cores e texturas de sofás que transformam ambientes.

ROUPA DE CAMA

Com qualidade e estética no mesmo rol de Calvin Klein e Giorgio Armani, os lençóis e fronhas da VIVER DE ARTE são verdadeiras descobertas num país como o Brasil, onde a falta de criatividade ainda impera no setor de cama e mesa com estilo.

Acessórios de casa, a roupa de cama é o acabamento perfeito para vestir a casa com estilo.

Estampas inspiradas em cenas áridas do sertão, nas lagoas e árvores típicas da paisagem nordestisna, as peças tem aspecto de obras de arte com linguagem de estilo universal.

A coleção Algaroba, uma árvore típica de Alagoas, foi a estampa que escolhi para vestir a minha cama.

MODA e ACESSÓRIOS

Moda é uma linha que evoluiu naturalmente do desafio de criar esculturas em movimento.

Resgatando um processo de tingimento medieval, nenhuma peça é igual a outra. Ana me conta sobre a inspiração das cores para a nova coleção: nuances do verde azulado do mar das Alagoas.

Vestidos, blusas e saias em 100% algodão, têm o mesmo DNA conceitual que as peças decorativas. Cores e estampas expressam íntima ligação com a natureza das Alagoas, um manancial de inspiração interminável.

Acessórios, bolsas e sandálias, em cores neutras e formas precisas, me lembraram a elegância minimalista de estilistas belgas e japoneses.

Acessórios com DNA de sofisticação brasileira.

Como consultor de estilo, é fácil prever o sucesso que a marca terá quando desenvolver  uma linha masculina, um setor ainda  carente de originalidade e ousadia.

VISUAL  MERCHANDISING

Para sediar a loja da VIVER DE ARTE no Rio, a arquitetura original da casa do início do século passado foi cuidadosamente mantida.

Logo na entrada, o ar de galeria é harmonizado por uma recepção calorosa. Uma TV de plasma exibe um vídeo que percorre os conceitos da marca.

Nos dois andares, produtos expostos se mesclam com o design de interior da loja. O visual merchandising ideal para a descoberta das peças.

CONSULTORIA

Um de meus interesse na pesquisa de projetos conceito, é identificar maneiras de lojas migrarem do campo institucional para o sucesso financeiro.

Diferente de commodities, vender arte, moda, estilo, requer  doses de imaginação harmizadas com pitadas de emoção , conhecimento e claro, razão.

Assim como o ator deve incorporar o personagem escrito pelo autor teatral, o consultor deve assumir a alma do artista, do designer criador das obras.

Há anos me dedico `a formação de equipes de vendas em lojas conceito. E consigo identificar  este diferencial na operação da VIVER DE ARTE no Rio de Janeiro, fundamental para transformar uma simples visita em uma experiência que temos vontade de viver novamente.

Na operação do Rio de Janeiro, Ana se uniu `a Carla. Parceira e sócia, ela é a responsável pelo treinamento de uma equipe afiada para atender um público em busca de conceito e design.

PROJETOS ESPECIAIS

Com showrooms espalhados na Europa e Estados Unidos  e 3 lojas próprias – em Maceió, Brasília e Rio de Janeiro, Ana e Rosa planejaram  com cuidado a chegada na cidade maravilhosa. Assim como os italianos, Ana me contou sobre a ótima receptividade do público carioca, identificados com o estilo cool sofisticado da marca.

As designers ainda tem fôlego para atender projetos especiais na decoração de casas, restaurantes e hotéis boutique espalhados no Brasil e no mundo.

Com o sucesso de experiências no Brasil,  a dupla está prestes a abrir lojas em Israel e na Austrália. Sondadas por mega grupos como a GUCCI, mesmo lisongeadas, logo perceberam que tal empreitada lhes tiraria a liberdade e o tempo para dedicação `a própria marca. Preferiram fortalecer seu processo de trabalho. Uma escolha acertada, visto a firmeza e objetividade com que hoje as irmãs planejam e executam a expansão de um sonho.

Na VIVER DE ARTE, o estilo, a verdade e a dedicação das proprietárias à profissão estão expressos em cada luminária, em cada peça, em cada palavra de Ana durante nossa conversa.

Fui embora inspirado a escrever um post para celebrar uma antiga crença: de que é possível estimular e transformar a vida com doses de paixão, criatividade e coragem.

Afinal, ainda é possível VIVER DE ARTE!

 

 

ATENÇÃO

Recentemente a VIVER DE ARTE fechou sua loja própria no Rio de Janeiro. Uma pena!

Peças da grife ainda podem ser encontradas através do site ou na MM Design, tel.: 2408 0029, loja multimarca que representa a marca no Rio de Janeiro.

____________________________________

________________________________________________________

Advertisements

12 Comments

  1. Marcelo, adorei.
    Qualquer hora vou dar uma passadinha lá, para conhecer ao vivo e a cores o que vc bem descreveu.
    Tem peças com design muito próximo de algumas coisas que já produzi.
    Adoraria muito ter uma loja assim, num casarão.

  2. Já sou cliente da loja e realmente é tudo lindo e de muito bom gosto, tenho desfilado linda com as roupas e sandálias que comprei, Parabéns!!!

    M. Cláudia

    • Oi Maria Cláudia,

      Q legal seu comentário. Reforça minha idéia que a moda da Viver de Arte chegou para ficar – e atender um público sofisticado em busca de frescor estético com qualidade de primeira.

      Parabéns e obrigado pela visita!

      Marcelo

  3. Uau!
    Marcelo Novaes, vc é um verdadeiro descobridor de arte!
    Já passei várias vezes pela VIVER DE ARTE mas nunca tive o insight de entrar para conhecer. Achei surpreendente a tua exploração etnográfica e me apaixonei pelo trajeto de vida e de criação das proprietárias. Pelas fotos, me interessei de cara pelas sandálias, louças e roupas de cama … vou dar um pulinho lá antes do Natal!
    Continue descobrindo estas jóias e compartilhando suas dicas conosco. Valew!

    • Oi Newton!

      Q legal q curtiu o post,,, se vc quer surpreender alguem no Natal com um presente diferente, com certeza essa descoberta é uma dica preciosa. As cerãmicas e roupas de cama ótimas opções nesse sentido.
      Fico ansioso para divulgar aqui o desenvolvimento de uma linha masculina da marca no futuro! Bom pra nós, homens de estilo.

      Tks pela visita!

      Abraço,
      Marcelo

  4. Bom saber que aqui no Rio já podemos contar com uma loja com apresentação, atendimento e produtos diferenciados. Estou curioso para fazer uma visita. É interessante frisar como esse olhar “para dentro” de nossa cidade revela jóias escondidas por aí.

    • Oi Helvecio,

      Esse é um dos pontos mais gratificantes de escrever o Life+Style – usar meu olhar para divulgar a sutileza dessas ´jóias`. Seja em Londres, NY, São Paulo, é muito bom perceber que as temos aqui pertinho, na nossa cidade.

      Abraço,
      Marcelo

  5. Amigo, querido.
    Neste fim de semana tive a oportunidade de viver um pouco da experiência que relata no Blog conhecendo a Viver de Arte.
    Realmente é incrível. Adorei seus comentários.
    Vamos ver se nos ecnotramos pra matar saudade e tenho que conhecer seu canto de trabalho também.
    Abração,
    RQ

  6. Ana Maia

    Boa tarde

    Assisti ao programa Aprendendo a Empreeender do canal Futura e fiquei interessada em entrar em contato com você.
    Eu fabrico cúpulas e abajures em material reciclado em pouca quantidade, mas vale a pena ver meu trabalho e quem sabe criarmos uma parceria. Gostaria que entrasse em contato comigo se possível for. Tenho fotos que poderei enviar a você ou mesmo indo pessoalmente à sua loja.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Cordialmente

    Suely Matheus

    • Olá Suely,

      Tudo bem?
      Sou Marcelo Novaes, redator do blog LIFE+STYLE, onde vc provavelmente leu o artigo que escrevi pela apaixonante proposta da Viver de Arte.
      Vou encaminhar o seu email e contato para Ana Maia, ok?
      Obrigado pelo contato.
      Marcelo

  7. Estimado Marcelo,

    Poderias enviar-me o email de Ana para que faça contato desde aqui de portugal?

    Obrigado

  8. Sou apaixonada pelo trabalho de vcs !
    Vera de Sampa


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: