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Durante o curso FASHION LONDON que fiz na Central St. Martins em 2010, tive a oportunidade de pesquisar três importantes vértices do business da moda em Londres.

Nick Knight’s   SHOWSTUDIO

Nick Knight é considerado um dos mais influentes e visionários fotógrafos da atualidade, desafiando noções convencionais de estética.

Album HOMEGENIC de Bjork, fotografado por Nick Knight em 1997. Um marco na estética contemporânea.

É festejado por colaborações criativas com Yogi Yamamoto, John Galliano, Alexander Mac Queen, Lady Gaga.

Lady Gaga, amiga pessoal de Knight, é uma colaboradora assídua dos projetos do SHOWSTUDIO.

Na publicidade, Knight marcou época em campanhas para clientes como Christian Dior, Swarovsky, Levi Strauss. Colecionou prêmios por seus editorias em revistas como W, British Vogue, Paris Vogue, Dazed and Confuse, ID

TIM BURTON e NICK KNIGHT celebram a fantasia numa edição especial da VOGUE inglesa.

Depois de lançar vários livros de fotografias e ser aclamado em exposições em restropectivas em museus e galerias como Victoria&Albert e Hayward Galley, Knight criou o site de moda SHOWSTUDIO no ano 2000. Um portal multi-mídia, interface para os meios da moda, design, fotografia, internet, artes plásticas e visuais.

O STUDIO também funciona como galeria, onde trabalhos de Nick e artistas colaboradores ficam a mostra.

Clima descontraído na visita ao escritório do SHOWSTUDIO em setembro de 2010.

Pulseira-conceito inspirada na medula óssea, `a mostra na galeria do SHOWstudio.

No projeto The Fashion Body, Nick Knight dirige videos experimentais que retratam a moda explorando diferentes processos, com a participação  de diferentes colaboradores. Em um deles, Lady Gaga aceita o convite de Knight para adaptar uma mini-câmera ao lado de seu olho esquerdo que filma sua chegada em um hotel. Assim, a cantora oferece o seu ponto de vista íntimo do moderno culto `a celebridade. Veja o filme THE EYE’ feito por LG e confira o ‘outro lado’ da vida de celebridade… muitas vezes nem tão glamuroso assim …

Edição com mais de 200 fotos de celebridades comemoram os 30 anos da revista ID. Todas fotos feitas por Nick Knight.

ROBINSON & PFEFFER PR AGENCY

Durante o curso Fashion London na CSM, conheci uma nova forma de promover o networking de moda em Londres.

No seu showroom em East London, a dupla australiana Kyle Robinson (abaixo a esquerda) e Andrea Pfeffer ( abaixo a direita) criou em 2008 a Robinson & Pfeffer com a idéia de incentivar talento criativo e maximizar mída e atividades promocionais.

O showroom promove designers de vanguarda de Stolen Girfriends Club, jóias contemporâneas de Toby Jones e lindos vestidos da estilista Tina Kalivas.

Fotos Vanessa Jackman.

Com o interesse mútuo em moda, pessoas, festas e nas artes, a Robinson & Pffefer identificou áreas em que talento criativo e produtos exclusivos pudessem ser introduzidos no mercado europeu. A agência é única em  promover design emergentes e talento criativo de variadas areas da criação, através de estratégai que integra venda em atacado, desenvolvimento de negócios e comunicação – especificamente relações públicas e eventos.

Kyle Robinson representa e veste a grife neozelandesa Zambise.

Além de representar estilistas emergentes agência promove eventos seguidos da London Fashion Week, que reúnem num mesmo espaço três vértices da pirâmide do business de moda. Eventos onde compradores de lojas conceito como Dover Street Mkt e Liberty tem acesso a talentos emergentes; onde novos estilistas tem  visibilidade garantida; onde stylists convidados fortalecem seu networking identificando novas parceiras de trabalho. Assim a agência criou eventos de moda que promovem além de novos criadores,  economia de tempo e mais lucro para toda a cadeia produtiva da moda.

MATTHEW JOSEPHS

Matthew Josephs fala sobre o novo papel do stylist no business da moda.

Matthew é um recém formando de moda da St. Martins que decidiu não fazer roupas depois de sua formatura. Preferia sim trabalhar com conceitos de estilo por trás da moda.

Dono de um estilo autoral forte, pouco a pouco o stylist com olhar particular começou a produzir os looks para campanhas e catálogos de designers amigos já na faculdade. Hoje Matthew, com apenas 23 anos, além divide seu tempo entre ilustrador, consultor e stylist de editoriais de revistas como ID e Dazed and Confused.

Aficionado pelo mundo dos maguás japoneses e super heróis, as produções de Matthew são cercadas de experimentalismo e fantasia.

Ilustrador, fotógrafo, Dj, consultor, modelo, street booker (muitas vezes seleciona new faces das ruas em Londres para suas campanhas) Matthew credita parte de seu sucesso ao fato de ser multifacetado. Também concordo!! Talvez por isso, está sempre cercado pelo novo, inusitado – tanto na estética que adota para seus trabalhos como nas técnicas fotográficas que introduz nas campanhas que assina.

Um dos últimos trabalhos de Matthew para a VOGUE HOMME no Japão.

A conversa com Matthew foi importante para entender um dos meandros do negócio da moda em Londres, uma das cidades que mais experimenta estilo e exporta tendência para o resto do mundo.

Aprendi que hoje stylists são figuras-chave no cenário da criação, marketing e comunicação da moda.  Além de produções para publicidade impressa e eletrônica, o trabalho destes profisssionais impulsiona o sucesso de estilistas, modelos e fotógrafos.

Antes visto apenas como um coletor de roupas em lojas para shootings de publicidade, hoje stylists inserem dinamismo, ousadia, estratégia, networking e conceito no mecanismo acelerado da moda. Tomada que a novidade chegue logo ao Brasil…

Josephs posa com o namorado e artista Matthew Jones. Fotografados por Nick Knight, fazem parte da edição que celebra os 30 anos da revista ID.

Uma nova e atraente oportunidade para os stylists tem sido o trabalho de consultoria de estilo para grandes  marcas. Usando sensibilidade estética e networking, stylists de sucesso assumem posição de respeito na cadeia da moda – sinalizam tendências de estilo, orientam o visual merchadising e chegam a opinar em estratégias de marketing de grandes grife (Matthew hoje oferece consultoria para a mega rede de fast shopping inglesa TOPSHOP).

Reconhecido pelo designer GARRETH PUGH como um dos stylists mais fervidos da cena londrina, Matthew cultiva com carinho a preciosa liberdade de trabalhar com fotógrafos, modelos e estilistas  que ele mesmo tem a chance de escolher…  aos 23 anos!!

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2 Comments

  1. Excelnte post.
    bom saber que está produzindo e mantendo o site atraente e cheio de novidades. Dê uma olhada no trabalho vencedor do Shear Genius Season 3 (apresentado pela Camila Alves) http://www.bravotv.com/shear-genius/season-3/who-will-prove-to-be-shear-genius

    • Oi Fernando!

      Q bom te ver por aki e saber q tem aproveitado o Blog.
      Espero q tenha aproveitado bem as férias em Búzios!
      Vou conferir a dica do Shear Genius.. Tks!

      Abraço,
      Marcelo


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