Skip navigation

Museus, galerias e instalações de arte refinam, o zeitgeist de setores como moda, decoração e consumo. Sejam nas flores e pérolas que invadem as ruas e editoriais de moda em sintonia com o ar retro da exposição  ‘Grace Kelly – Style Icon’ no Victoria and Albert Museum, ou uma mostra de design de interiores que beira a arte contemporânea no ‘The New Decor’ na Hayward Gallery, arte definitivamente é um ‘must-experience‘ para empreendedores que buscam a diferença.

Entrada do V&A na Cromwell Rd em South Kensington

VICTORIA & ALBERT MUSEUM

A visita ao Victoria & Albert Museum é sempre uma parada obrigatória na cena cultural de Londres.

Um dos museus mais importantes quando o assunto é moda, suas galerias com acervo sobre história da indumentária, pintura e escultura são gratuitas. As exposições temporárias são pagas.

Ala de esculturas greco-romanas

Guarde uma manhã para chegar cedo, vagar tranquilamente entre as galerias de moda, as exposições temporárias e ainda almoçar no patio interno onde crianças brincam nas fontes do jardim.

Pátio interno do museu, excelente para um relax na hora do almoço.

Uma dica de destino para pesquisa de tendência são as lojas do museu.

V&A Bookshop. Um dos melhores lugares em Londres para pinçar títulos de moda, arte e design.

Na loja de objetos, uma variedade de produtos apresenta novos designers, em moda, arte, decoração.

V&A Gift Shop. Um dos meus endereços preferidos para garimpar novos designers, acessórios inovadores.

GRACE  KELLY  –  STYLE  ICON

Grace Kelly

Visitei no V&A a exposição que celebra a moda e estilo de Grace Kelly para a moda e o estilo, como uma das mulheres mais elegantes de nossa época. Mais 200 peças, entre vestidos Valentino, Yves St. Laurent, Dior, acessórios entre jóias, bolsas e sapatos, contam a história de uma das primeiras mulheres a criar o mito da celebridade.

Nascida em Pittsbugh (EUA) Grace começou sua carreira como modelo. Estudou atuação com o desejo de se tornar atriz de teatro nos palcos da Broadway. Sua beleza sofisticada lhe rendeu convites para ingressar no cinema em Hollywood. Já em 1956, tinha feito 11 filmes em 2 anos. Diva de diretores como Albert Hitchcock em obras primas como ‘A Janela Indiscreta’, Grace foi uma das responsáveis em popularizar  praticidade e versatilidade, atributos típicos da moda americana nos anos 50. Expert em estilo, Grace participava em todo o processo de styling do guarda roupa de seus filmes, ajudando a formar o look de  personagens imortalizados no cinema.

Com James Stwart no clássico de Hitchcock, 'A Janela Indiscreta'. Modelo no início da carreira, Grace opinava pessoalmente no styling do guarda-roupa em todos os seus filmes.

Em poucos anos, Grace se tornou referência de estilo, graça e elegância, conquistando o mundo. Tanto  que uma viagem de trabalho a Cannes, lhe rendeu a côrte do principe Rainier do Principado de Monaco, com quem se casou em 1956.

O vestido confeccionado por Helen Rose, foi um presente da MGM, estudio onde Grace filmou grandes sucessos.

Abandonando o cinema em prol de seu novo papel de Princesa, Grace, se dedicou a trabalhos sociais ajudando a colocar Monaco em guias de estilo e cultura. Apaixonada por moda, Grace deu impulso a moda francesa quando passa a vestir-se com costureiros locais, especialmente Christian Dior e Yves St.Laurent. Seus amigos pessoais, foram estes alguns dos designers responsáveis pela criação de modelos formais, únicos o suficiente para unir modernidade e praticidade, a marca da princesa.

Vestidos Yves St. Laurent usados por Grace na década de 70.

Amante do estilo clássico, é interessante observar como se deu evolução do estilo Grace ao longo dos anos. Discreta nas cores e modelos, Grace adotava modernidade através da escolha de acessórios que refletiam o estilo de cada época.

A coleção de óculos de Grace Kelly ilustra a importância com que a princesa pontuava seus looks com acessórios de estilo.

A princesa aprendeu a editar seu estilo ao longo dos anos 60, 70, 80, através do design de penteados, jóias, bolsas, echarpes…

Hermés criou a 'Kelly Bag', que tinha fila de espera de fashionistas da época.

Amante declarada de acessórios que marcaram época, seus acessórios eram  confeccionados sob medida, compondo cada look da princesa, que viveu e deixou um legado marcado pela sofisticação de unir estilo e praticidade.

Mesmo sua morte, um trágico acidente de carro em 1982, não apagou o fascínio de sua história e lifestyle.

Hoje, efeito direto da exposição do estilo Grace no V&A, flores, laços e pérolas inundam as ruas de Londres.

Pérolas e flores evidenciam o revival nostalgico até mesmo nas gerações mais jovens.

 

Um vestido estilo ‘new look’ adotado por Grace no início dos anos 50 inspira um modelo vendido com exclusividade na loja do museu.

Vitrine da Gift Shop do V&A sinaliza o resgate romântico em 2010.

A cintura marcada do ‘new look’ Dior  anos 50 é referência para a coleção que Marc Jacobs preparou o outono da Louis Vuitton.

Coincidência??   É bem possível que não…

Campanha LV outono 2010. Qualquer referência com o look Grace, não é mera coincidência!

____________________________________________________________________________________

Advertisements

4 Comments

  1. pois é vi esta exposição agora em agosto-setembro . MUITO BACANA MESMO.

    • Pois é Marcelo, estivemos em Londres na mesma época então,, se me lembro, vc tinha interesse em fazer um curso na St. Martins,, será q conseguiu?? Depois me conte!
      Abraço,
      Marcelo

  2. Eu visitei o V&A Museum e, realmente, é sensacional! Mas, engraçado, não me lembrou da Gift Shop deles… Mais um motivo para voltar a Londres rsss

    Parabéns pelo lindo post, Marcelo!

    • Oi Erica,

      A Gift Shop do V&A é um shopping experience a parte,,, vale a pena pela curadoria de novos designers, artistas e talentos da moda e arte. Já passei muitas tarde por lá…acho q vc tb vai gostar!
      Bjs
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: