Skip navigation

Como idealizador e redator do Blog Life+Style, há dois anos convivo com a expansão deste veículo de comunicação. O fenômeno do Blog faz hoje parte da vida intelectual do homem contemporâneo. Foi este um dos temas discutidos no curso Fashion London que frequentei em Londres em setembro 2010.

Palestra 'Fashion Blogging' na Central St. Martins, Londres.

Rapidez de informação, necessidade de atualização,  vontade de auto-expressão e desejo em compartilhar experiências, fazem hoje o fenômeno de blogging ser uma das ferramentas mais importantes para a expressão da individualidade.  Um exemplo é o gráfico abaixo. Ele ilustra o crescimento da popularidade de pesquisa em Blogs. Desde sua criação em 2008, o Blog Life+Style tem o crescimento de 150% ao ano na taxa de  sua visitação, atraíndo cerca de 4000 visitantes mensais.

Visitação do Blog Life+Style tem taxa de crescimento de 150% de visitação ao ano.

A popularização de blogs influencia tanto o comportamento social, que hoje grande parte do conceito, criação e desenvolvimento de produtos, é decorrente desta  poderosa fonte de pesquisa.

Com a chegada da Internet,  presenciamos uma realidade diferente do que apostavam alguns sobre o fim do mercado editorial de livros.  O que vemos hoje é uma revisão de padrões e comportamento. Presenciamos livrarias fecharem e serem transformadas em espaços de convivência. No lugar de estantes empoeiradas, surgiram cafés, lounges e confortáveis cadeiras onde clientes podiam relaxar, tomar um café, ouvir boa música, relaciona-se e até comprar livros…

A Internet introduziu a comunidade do espaço virtual, onde indivíduos sentiram-se livres para expor pensamentos, opiniões e experiências. Atualmente, qualquer desconhecido consegue escrever e publicar sua obra, seja ela um livro ou um artigo.

De que maneira?  Através de um Blog.

BLOGGING  –  ALGUNS  ASPECTOS

> Identidade e auto – expressão

A exposição atualmente do Science Museum de Londres ‘Who Am I?’ investiga as variantes da origem da identidade. Uma exposição das mais visitadas dos últimos tempos sinaliza o interesse cada dia mais crescente de questionamentos sobre a individualidade humana.

O fenômeno do BlOG é decorrente do desejo de compartilhar experiências e a vontade por auto-expressão. Identidade é um dos pontos chaves de discussão na sociedade contemporânea.


O sucesso da exposição 'Who Am I?' sinaliza a relevância da IDENTIDADE como um dos questinamentos da sociedade contemporânea.

> Consciência ética

O fenômeno do Blog é um retrato do mundo pós-moderno que vivemos.

O julgamento de qualidade de um blog é tão fluido quanto o julgamento de um estilo de personalidade. O que realmente importa é o grau de autenticidade de seu conteúdo e seu teor de identificação com quem o lê.

> Internet blogging X Mídia impressa

Mesmo com toda a relevância dos Blogs como formadores de opinião, ainda não vivemos o fim da mídia impressa. O que se percebe aliás, é o upgrade de qualidade das publicações, que procuram seduzir leitores de formas inovadoras.

> Interatividade com o Leitor

Blogs seduzem leitores pela interatividade instantânea. Opiniões e sugestões não são apenas bem-vindas mas também incentivadas como sinalizadores de tendências a serem seguidas.

> Abordagem Interdisciplinar

Em uma época em que é valorizado o profissional multifuncional, muitos blogs hoje trazem  a discussão de assuntos interdisplinares.

Ou seja, se você trabalha com moda, é importante acessar blogs que reúnem assuntos como arte, arquitetura, viagem, gastronomia, fotografia, design, oferecendo uma abordagem holística do conhecimento.

> A Disciplina do Blogging

Cada vez mais empresas líderes de mercado criam novos produtos e serviços a partir da pesquisa a Blogs, já que este é o veículo que mais sinaliza tendências e rápidas mudanças de comportamento. Disciplina e  hábito de visitar blogs específicos  fazem toda a diferença.

Muitos blogs permitem a assinatura de  newsletters periódicas,  que sinaliza a seus leitores quando um novo artigo é lançado. Essa estratégia facilita acompanhar Blogs interessantes, numa época em que a informação tem a velocidade da luz.

Clique aqui para assinar a newsletter do Blog Life+Style.

Newsletters avisam leitores sobre a publicação de novos artigos.

BLOGGERS – Considerações pessoais

Para quem escreve blogs, disciplina, determinação, público alvo e estratégia, são pontos importantes para o sucesso de um meio de comunicação que atua mais na personalização do que no corporativismo.

Escrever o Blog Life+Style tem sido um gratificante processo de auto-conhecimento. A persistência em manter um Blog, me permitiu identificar por exemplo, um estilo de escrita focado na pesquisa de campo e no compartilhamento de conhecimento.

Blog Life+Style, um portal do conhecimento com foco na experiência pessoal.

Acesse AQUI para checar o post Design de Lojas Conceito – NEW YORK

Manter um blog atualizado é uma tarefa árdua. Exige dedicação, tempo, paciência. E claro, ética e respeito para expor assuntos de seu domínio, e que são determinantes para uma obra consistente, com identidade de estilo.

Blogs nasceram da necessidade de atender a vontade de compartilhar experiências por parte de quem escreve e por vontade de upgrade intelectual por parte de quem lê. Com este viés, blogs oferecem linguagem acessível e procuram estabelecer uma relação pessoal com o leitor.

Hoje, escrever um blog que tem cerca de 4000 mil visitantes por mês é mais que um passa-tempo. É uma forma de reformular pensamentos, de rever experiências e promover o auto-conhecimento.

EFEITOS DO BLOG NA MÍDIA IMPRESSA

Revistas impressas ainda são poderosos sinalizadores de tendências. Com a chegada da internet, as melhores sobreviveram ressaltando sua identidade editorial, a proximidade com o leitor, e a qualidade de  conteúdo que apresentam.

VOGUE – Além tem veicular anunciantes,  revistas de moda preocupam-se hoje em  oferecer benefícios a suas leitoras. Seções como SHOPS da revista, além de anunciar produtos, a publicação oferece dicas de estilo de COMO combinar as peças. É a revista prestando o serviço de consultoria de moda para fidelizar leitoras.

Dicas de Estilo - uma nova seção da Vogue para seduzir a fidelidade de leitoras.

ELLE – Edições britânicas, tanto como Elle Moda quanto Elle Décor são minhas preferidas. Com menos anunciantes do que a Vogue, muitas vezes traduzem de forma mais condensada, com linguagem direta e simples, reviews de desfiles da temporada e Fashion Weeks.

DAZED and CONFUSED –  Dazed and Confused marca o campo de editoriais conceituais, cutting-edge.

Conteúdos propoem a vanguarda na 'Dazed and Confused'.

Se o interesse for uma abordagem focada em conteúdo mais denso, Dazed and Confused é a revista certa para este universo. Para o foco em imagem visual e arte de fotografia, a revista ID dá o tom. Ambas são editadas em Londres e apresentam a vanguarda da moda mundial.

IDO desafio da revista é a pesquisa por novos talentos, novas linguagens visuais. Não raro, vemos matérias e editoriais que mais parecem ensaios de arte contemporânea do que anúncios de roupas.

Editoriais parecem obras de arte na ID.

A ID de agosto celebra 30 anos de existência e referência na moda conceitual na atualidade.

Para celebrar, a revista convidou o fotógrafo Nick Knight, do Showstudio.com, para fotografar as 200 personagens que mais influenciam a moda, a música e a arte na atualidade. Ensaios fotográficos dignos de colecionador.

LOVE

Criada por Katie Grand, uma das stylists e produtoras de moda mais influentes da atualidade, LOVE reúne editoriais e personalidades emergentes da cena da moda londrina e mundial. Curadora da exposição que celebra a inauguração da nova Maison Louis Vuitton em Londres, Katie apresenta uma das novidades da temporada na edição de setembro de sua revista.

Gisele, uma das capas da LOVE para a September Issue, marca o início das temporadas de moda.

Para celebrar a ‘September Issue’, uma novidade: 8 rostos foram selecionados para capa da revista. Cada um deles, identificado por um estilo de personalidade marcante: Siena “Pin Up” Miller, Agyness “Rebell” Deyn e Gisele “Bombshell” Bundchen.

Escolha a personalidade com que você mais se identifica dentre as várias capas da edição da LOVE de setembro.

Mesmo com toda a rapidez de novidades veiculados pelos blogs, estratégias criativas de revistas como essa induzem consumidoras a escolherem a personalidade com que mais se identificam… E se ainda ficar em dúvida sobre qual o seu estilo, porque não colecionar todas elas!!??

FASHION BLOGGING REPORT

Acesse o link FASHION BLOGGING REPORT e conheça dicas para desenvolver a pesquisa e redação de Blogs que trasnformam os universos da comunicação, da moda e do estilo.

___________________________________________________________

 

 

Advertisements

2 Comments

  1. Marcelo, este post é totalmente comunicação social! É um ótimo link para quem está fazendo tese a respeito de blogs e redes sociais. Maravilhoso! Parabéns. Ah, vou procurar esta revista ID. Foi a que mais me interessou. Quero ler :))

  2. OI Erica!
    Fico feliz q vc que trabalha com comunicação no cerimonial da presidência do BNDS tenha essa percepção. Seria legal se pudesse indicar o artigo para outros profissionais de comunicação de seu networking!
    Tks!
    Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: