Skip navigation

CENTRAL SAINT MARTINS é o primeiro dos sete posts que compõem a série FASHION LONDON.

 

 


A primeira vez que ouvi falar da Central St. Martins foi quando li um material sobre o gênio criativo Alexander Mc Queen, em 2005. Graduado na CSM em 1992, depois de trabalhar em tradionais ateliers de alfaitaria da Saville Row em Londres, quarto anos mais tarde, Mac Queen assumia como chef designer na Givenchy.

Reconhecido por um trabalho autoral que unia rigor técnico, ironia e senso de espetáculo, a coleção apresentada por Mac Queen no desfile de formatura na CSM foi toda comprada por Isabella Blow, excentrica fashionista e musa do estilista desde então. A morte repentina do designer em 2010 foi uma perda para quem seguia o DNA autoral do estilista. A obra de Mac Queen ilustra um perfil de estilista de talento, inconformado com padrões de estilo de sua época, atitude típica de designers frequentadores da Saint Martins.

História

Fundada em 1896, a escola foi local da expressão de artistas-chave (estilistas, fotógrafos, stylists) chaves em movimentos do comportamento no século XX, como o punk nos anos 70 e new romantics nos anos 80.  Seus professores, muitos há mais de 20 anos na casa, comentam sobre a energia criativa deixada no prédio por figuras como Alexander Mc Queen, Stella Mac Cartney, John Galliano – hoje chefe criativo da Dior – influências inegáveis tanto na moda britânica quanto no comportamento mundial.

Renovação

A partir de 2011, a escola se muda para novo endereço e seus 4000 estudantes vão ocupar um novo prédio na área de King’s Cross.

O endereço na 107 Charing Cross rd., nas redondezas do Soho com suas lojas boutique e livrarias de moda, é o que marcou a história da passagem de mais jovens designers como  Gareth Pugh, estilista talentoso, formado na escola em 2004.

O que realmente surpreende é o grau de dedicação exigido do aluno, com um método de ensino que une teoria e prática. “Ali você aprende a testar seu grau de resistência e vontade de realização. Se quiser completar o curso, você deve fazer por onde”, gosta de comentar Garreth Pugh, um dos mais talentosos estilistas atualmente da cena britânica, graduado na CSM em 2004.

London Fashion Week

Conhecida como umas das escolas mais exigentes na industria da moda, neste ano, de um grupo de 500, apenas 46 mostrarão seu trabalho no desfile final que marca a graduação da turma de formandos.

Um dos momentos mais esperados na indústria de moda Londrina, o desfile de formandos acontece em simultaneo a London Fashion Week e movimenta a cena da industria Londrina.

A qualidade dos formando é tão alta que muitos saem empregados por marcas como Louis Vuitton, Lanvin, Acne, Balenciaga, no final do desfile, criando um burburinho de renovação automática na indústria de moda.

Short Courses

Experimentação, inovação, ousadia, questionamentos e descoberta foram os ganhos que tive desde 2007, ano em que comecei a frequentar os short courses na Central Saint Martins.

Desde então frequentei os quatro cursos abaixo, oportunidades que ajudaram a transformar  marca pessoal em valor profissional.

RETAIL DESIGN

Oferece conhecimento e upgrade intelectual para atuação no gerenciamento e conceituação de lojas conceito no varejo do luxo.

Curso Retail Design - análise de cases variados de sucesso de branding e consumo.

FASHION AND MARKETING

Qualificação na análise de perfil de consumo para aumento de vendas de operações de moda e estilo.

Curso Fashion and Marketing - utilização de mood boards em companhas de publicidade e foco de produto.

DESIGN EXPERIENCE

Habilidade para transformar espaços públicos e comerciais em experiências surpreendentes e interativas.

Curso Design Experience - do conceito a montagem de um projeto para intervir em espaços públicos e comerciais transformando passantes e visitantes em participantes ativos de experiências memoráveis.

FASHION LONDON

Imersão no underground da moda de Londres, visitando show rooms, participação de palestras em branding e estilo, analisando experiências de sucesso de lojas conceito para grandes marcas e designers independentes.

Curso multidispinar sobre moda, comunicação e branding - visitas ao show room de marcas como Burberry, palestras com stylists da revista ID, forecasting em endereços exclusivos.

CENTRAL SAINT MARTINS REPORT

Entre em contato para o conteúdo completo desta consultoria com dicas imperdíveis de como transformar vocação pessoal em desenvolvimento profissional.

______________________________________________________________________________

Advertisements

6 Comments

  1. Muito bem elaborado e interessante. Desperta a curiosidade e o desejo de usar, abusar e ousar do que existe de melhor em design, moda e estilo. Parabéns! e sucesso!!!!

    • Olá Ana!
      Valeu o comentário e sua companhia, sempre benvinda no Life+Style.
      Beijo
      Marcelo

  2. Wow. Some of these dresses are outragous -nearly theatrical!
    Encore has been feature in a local TV show please check it out:
    http://www.thebostonchannel.com/video/25143544/detail.html Enjoy!

    • Hello Reinhold!

      Tks for your comment… I am happy to know Encorebandb was featured in TV Show! Congrats! I started an English version (still under construction) of this blog : http://lifestylebrazil.wordpress.com/… you may want to see it. Regards, Marcelo

      DICA PARA BRASILEIROS INDO A BOSTON:
      Se você vai viajar a Boston, cheque o site do bed and breakfast http://www.encorebandb.com!!! Um must stay, se vc passar por essa charmosa cidade americana com forte link com design e arte contemporânea!!!

  3. Marcelo, sou cada vez mais apaixonada por seu blog!
    E agora estou doida para fazer algum curso na CSM, mesmo não sendo muito a minha área (Comunicação – RP).
    Mantenha sempre o alto nível de seus posts. Aprendo muito aqui.
    Mil beijos e parabéns!

    • Oi Erica,

      Um dos grandes baratos dos cursos que fiz é que eles incentivam a sensibilidade. Fazer cursos de áreas afins a sua, é uma ótima maneira de trabalhar a critiavidade. Nas minhas experiências, por exemplo, tive insights importantes quando frequentei cursos supostamente fora da minha área. Entre na página web da escola que vai descobrir muitos cursos relacionados com Comunicação (especialmente visual). Leia também como adquirir o Central Saint Martins Report na aba acima – material mais detalhado e muito ilustrativo também.
      Beijos,
      Marcelo


2 Trackbacks/Pingbacks

  1. By Cursos de Moda em Londres « LIFE + STYLE on 06 Oct 2010 at 7:28 pm

    […] e recursos para atender cursos numa das escolas mais importantes no mundo das artes e design, a Central Saint Martins College of Arts and Design de Londres. É uma das escolas de artes e design mais respeitadas do mundo, de onde saíram John […]

  2. […] o curso Fashion London que fiz na Central St. Martins em 2010, tive a oportunidade de pesquisar três importantes vértices do business da moda em […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: