Skip navigation

Como consultor de lojas  conceito e redator de conteúdo sobre design de experiências, fui conferir as novidades da  24a. edição da CASA COR SÃO PAULO que aconteceu entre os dias 25 de maio a 13 de julho no Jockey Club. O resultado é um post rico em detalhes com a pretensão de inspirar olhos sensíveis ao bom design.

Conheça as top TENDÊNCIAS, ESTILOS e DESIGNERS que o Blog LIFE+STYLE selecionou na Mostra.

casa cor capa

Com o tema “Sua Casa, sua vida mais sustentável e feliz”, é possível estar por dentro da vanguarda da arquitetura, design e decoração dos 124 ambientes distribuídos em 56 mil m2.

Ancorados na sustentabilidade e personalização, profissionais de ramos da atualidade expõem a tendência de morar bem, ancorada na preocupação ambiental.

O tema eco friendly, presente na edição de 2009, atrai mais adeptos a cada ano, tanto consumidores quanto empresas fornecedoras, com foco numa vida mais feliz e sustentável. Materiais reutilizáveis e biodegradáveis de nova geração são aprimorados com sofisticação e requinte do design. O conforto e aconchego como sempre são atributos que permeiam as escolhas.

A CASA COR SÃO PAULO acontece simultaneamente com mais três eventos: CASA HOTEL, CASA KIDS e o inédito CASA TALENTO, no qual profissionais de arte e design expoem trabalhos inovadores. Mobiliário, luminárias, utensílios terão uma mostra especial.

Na mostra Casa Talento, artistas plásticos e designers se unem para mostrar o melhor da arte e design.

No CASA HOTEL, são apresentados as novidades de soluções para o ramo hoteleiro, que nos ultimos anos inspiram arquitetos em seus projetos de domicílios. Ambientes inspirados em personalidades como Ana Maria Braga, Raí, Daniela Mercury, movimentam a criatividade dos designers.

Minimalismo e conforto marcam a Suite Ana Maria Braga. Projeto por Karina Afonso.

No CASA KIDS, o público tem a chance de ver como a família volta ao centro da atenção, em que todos convivem em ambientes que apresentam jogos interativos, projetam filmes 3D, e promovem atividades educativas.

Cores e formas descontraem o Cyber Game Room. Projeto por Tereza Simões.

Além de visitar os ambientes, o público tem acesso `as areas de entretenimento e compras, ocupadas por licenciados selecionados. Nos dois ultimos dias do evento, acontece o Special Sale, onde produtos podem ser arrematados com decontos de 30 a 70%. A gastronomia marca presença  no evento. A cozinha contemporânea do BADEBEC, da cozinha japonesa da KONI STORE, ou a tradicional pizza paulista do RESTAURANTE SALA VIP são algumas opções.

O tradicional Café Dulca é um ponto de relax na saída do evento.

O trabalho que antecede os dois meses de evento no Jockey Club é digno de nota, já que 90% dos espaços são criados especialmente para a mostra. Construção civil, acabamento, decoração e paisagismo renovam as instalações hidráulicas e elétricas que são reformuladas a cada edição.

A Mostra da Casa Cor São Paulo emprega 1200 pessoas.

Muito trabalho, criatividade e sofisticação a serviço da renovação do olhar para o morar, um setor que hoje seduz o ser humano global, em busca de conforto e identidade e opções que respeitem o planeta.

Eu e Célia Yamada, a companhia perfeita para uma tarde mergulhados em design.

TENDÊNCIAS

ESTANTES

Estantes sempre me chamam a atenção. Hoje arquitetos elegem esse item como ponto focal de salas, quartos, cozinhas. Além da função de reunir objetos queridos, colecionados, a ESTANTE contemporânea aponta a direção de estilo do habitante da casa.

O COLECIONADOR

Casa do Mirante. Projeto por Débora Aguiar.

Muitas vezes além do conceito de ordem que apresentam, as opções de ESTANTES selecionadas abaixo trazem a união perfeita entre sofisticação e funcionalidade. Confira as top ESTANTES da Casa Cor Sao Paulo 2010.

O ARTISTA

Assimetria na estante da Biblioteca. Projeto por Ricardo Caminada e Ana Maria Bogar.

Luminárias individuais iluminam objetos separadamente. A profundidade desigual dos nichos vistos de lado provocam curiosidade.

O ECOLÓGICO

Inspirada na representação de uma árvore, com suas flores, galhos e frutos, a designer Juliana Llussá cria a estante Arbol.

O ZEN

Terraço Gourmet. Projeto por Fábio Galeazzo.

O POP

Loft do Artista. Porjeto por Francisco Cálio.

O MINIMALISTA

Minimalismo em cor neutra e formas simples marcam a estante no Loft do Cineasta Consagrado. Projeto por Marília Brunetti de Campos Veiga.

O ESPORTISTA

Suite em homenagem a Raí. Projeto por Consuelo Jorge.

O PATRIOTA

Loft dos Sonhos das Crianças. Por Luciana Pastore e Maria Paula Giuliano.

LOUNGE SUSTENTÁVEL

Mais uma vez a arquiteta Fernanda Marques surpreende com seu senso de equilíbrio e sofisticação, mostrando como é possível ser sustentável sem perder o estilo.

Vidro, aço, camurça, couro, madeira. Exemplo de sofisticação equilibrada de ambientes sustentáveis no Loft Sustentável. Projeto de Fernanda Marques.

O mix equilibrado entre elementos como madeira certificada, vidro, cascatas de plantas, aço escovado, couro não é só cenográfico mas se prova factível.

Cascatas verdes suavizam o efeito cubista em aço escovado da estante em aço escovado.

ECO TELHADO / ECO PAREDE

A tendência de explorar telhados inóspitos e paredes de prédios sem graça para expor jadins verticais é uma tendência cada dia mais forte entre nós brasileiros.

Jardins Suspensos na Casa Cor. Loft Sustentável por Fernanda Marques.

Prova disso é a presença desta nova forma de valorizar o verde, fáceis de ser vista tanto em eventos de moda, decoração quanto num simples passeio por lojas da Oscar Freire.

Jardim vertical na Loja Sacada na Oscar Freire, comprova o investimento do varejo em jardins internos para reter e agradar clientes.

Na Casa Cor, esta tendência se fortalece.

Plantas em forma de quadros estão por toda parte da mostra.

Além de esfriar os ambientes internamente até 6o. graus, as plantas ajudam a despoluir o ar, reduzem calor e a necessidade de uso de ar condicionado. Essa  forma simples e ecológica de trasnforma ambientes internos, patios externos, afetando o visual e a qualidade do ar da cidade em que habitamos.

A tendência é tão apaixonante quanto viável. Tanto que empresas como a ECOTELHADO, é pioneira e idealizadora do sistema modular de telhados verdes  no Brasil, oferencendo esta técnica de conforto térmico, acústico e sustentável.

Jardim vertical na parede externa da Praça Tropical. Por Paula Magaldi.

Um banho na mata no Loft do Executivo. Projeto de Denise Barretto.

RECICLAGEM  DECORATIVA

O papel cada dia mais é aproveitado em formas inovadoras de oferecer sofisticação e criatividade a ambeintes com decor arrojado

O PAPEL é a estrela no revestimento decorativo do ambiente do Antiquário. Projeto por Carlos Lima.

Restos e galhos de árvores reunidos pela cidade, oferecem um ar dramatico se aplicados diretamente em uma parede lisa. Como se a árvore estivesse brotando através do cimento.

Célia e a responsável da Joalheria. Os nichos em madeira de demolição valorizam a exposição das peças artesanais. Projeto por Daniela Colinaghi.

JARDINS  SUSPENSOS

Jardins aquáticos: solução criativa para ambientes externos ou diminutos.

Jardins Suspensos na Casa Cor – uma mostra que aproxima a natureza e o morador da sua casa. Na mesa do jardim, o cultivo da horta em um canteiro sobre a mesa fica ao alcance para todos montarem sua própria salada…

A mesa é tão efeiciente que tem até um sistema de irrigação para garantir a saúde do alface, do alecrim, e temperos… Projeto por Roberto Riscala.

Ficção? Não. Realidade com criatividade aliada `a técnica.

CORES  E  CONTRASTES


Cores contrastantes não são uma tendência forte nesta edição da mostra. Por isso, quando aparecem, causam impacto e merecem registro.

Cores fortes e contrastantes como da Casa da Jovem Senhora foram raras nesta edição da mostra. Projeto de Antonio Ferreira e Mario Celso Bernardes.

Estampa da artista plástica Beatriz Milhazes traz graça ao canto do ambiente.

REQUINTE  DO VERDE

O verde marca presença, especialmente no tom turqueza.

Loft do Designer. Por Angela Tasca.

Destaque para a cor das cortinas em contraponto com o concreto e o negro do mobiliário. O rasgo no teto permite a entrada de iluminação natural.

Restaurante Badebec. Projeto por Jayme Bernardo.

MONOCROMÁTICOS

Os tons lavados são meus preferidos. A parede do quarto trabalhada com efeito camurça da Suvinil deu vontade de levar pra casa.

Efeito camurça Suvivil.

No banheiro,  a tônica oriental marca com estilo.

Para curtir um banho zen como o proposto, esqueceria o lap top no escritório. Repare no formato orgânico da banheira. Um luxo!

EFEITOS DECORATIVOS SUVINIL

Novas formas de conferir estilo a um ambiente vem na forma de novas tintas que literalmente “vestem a sua casa”.

Efeito Camurça Suvinil.

Camurça, jeans lavado, concreto, palha bamboo, lunar, são algumas das alternativas de efeitos – e sensações – que a SUVINIL apresenta para 2010. A tecnologia sofisticou a textura e fez com que ela se tornasse viável, prática e agradável ao toque. Meus preferidos são o efeito CAMURÇA e CONCRETO que você pode conferir abaixo.

Efeito Concreto Suvinil.

Além de sofisticados, descobri que os acabamentos ainda levam vantagem por serem mais duráveis do que outros acamentos, como papéis de parede e tecidos, e menos dispendiosos.

ILUMINAÇÃO

Sou fascinado por iluminação. E quando bem projetada, torna ambientes em verdadeiros cenários de sonho! LUZ tranforma o espírito, a cara, o ‘mood’ de um ambinete, atuando diretamente em como encaramos e digerimos o mundo a nosso redor.

Dramaticidade de luzes LED completam o clima do Terraço. Projeto por Ana Paula Faria.

Sendo ILUMINAÇÃO um acessório de detalhe, ela está para ambientes de decoração, assim como jóias e sapatos estão para a moda.

Neon completa o clima sensual da Suite Las Vegas. Projeto por Alessandro Jordão e Kiko Sobrinho.

Iluminação bem executada, sutil e indireta, atrai meu olhar. Seja em salas de espetáculos, lojas, restaurantes, estou sempre em busca da origem dos focos de luz. Analisando cor, intensidade, brilho, podemos deduzir dicas importantes sobre a sofisticação e refinamento(ou não) do ambiente.

O controle da cor da iluminação transforma 'mood' disco do Quarto da Jovem Vaidosa. Projeto por Cristina Bárbara.

Surpreenda-se com os mistérios por trás das luzes a sua volta!

Ar clean, clima futurista no Banheiro Público Feminino. Projeto por Andrea Tavares e Tildchen Moussa.

DIVISÓRIAS PARA PEQUENOS ESPAÇOS

Pequenos espaços fazem cada vez mais parte da realidade de moradias contemporâneas. Talvez por isso muitos ambiente apresentem soluções adequadas a dimensões reduzidas de espaços, que muitas vezes reúnem quarto, sala, cozinha, num mesmo ambiente

DRY WALL

Dry wall setoriza ambintes no espaço multi uso do Loft do Jovem Casal. Projeto por Gustavo Motta.

O ‘dry-wall’, parede em gesso, é um recurso prático, cenográfico, econômico e eficiente para dividir espaços multi-funcionais com leveza e economia.

Dry wall curvo, com pátina dourada concede movimento e sofisticação ao Loft do Executivo. Porjeto por Denise Barretto.

ESTRUTURAS RIPADAS

Estruturas ripadas também são outra forma de solucionar a divisão de espaços com transparência e privacidade.

Leveza na divisoria ripada combinada com o dry wall curvo. Design de Denise Barretto para o Loft do Executivo.

BAMBU

Grandes espaços também podem contar com a transparência de divisórias orgânicas.

Bambu verde usado para separar ambeintes internos.

O bambu, uma planta que além de abundante e resistente, vem cada dia mais sendo aproveitado para cenografias de divisórias de ambientes tanto interno quanto externas.

Parede em bambu permite a passagem da luz difusa do sol no espaço de Homenagem a Lucio Costa. Projeto por Mauricio Queiroz.

TECIDO

Outra solução que permitem leveza a partir da transparência. O resultado fica interessante se usado em ambientes amplos, com pé direito alto.

Divisórias em tecido exploram o trabalho artesanal, podendo ser executadas por ONGs brasileiras, especialistas em tecelagem manual.

DESIGN OU ARTE?

Difícil resposta, já que a cada dia, decoração se apropria da arte para se mostrar dramática, única e simbólica.

Oque importa mesmo é o fato das peças atenderem quesitos sustentáveis, como serem feitas de madeira certificada, por exemplo. Quanto mais simples e orgânica a execução da peça, mais atraente o resultado.

Peças feitas com madeira certificada ou de demolição permite transformar um tronco de árvore em um mobiliário impactante.

Eco paredes tornam-se verdadeiras obras de arte, num oasis de cimento de qualquer parede.

O desenho orgânico da peça faz as vezes de arte na forma de uma tapeçaria natural, onde relaxamos o olhar e renovamos energias.

SHOPPING

O evento conta com uma loja que comercializa desde peças decorativas, livros, revistas… Difícil sair de lá de mãos vazias. Não resisti e comprei os 2 CDs vendidos com exclusividade na loja do evento.

O designer FABRIZIO GIANNONE também estava presente com uma loja nos jardins do evento.

Célia sucumbe `a cobiça e compra a maxi bolsa da nova coleção do designer Fabrizio Giannone. Detalhe para a esmeralda bruta que marca a assinatura na peça. Um luxo só!

ESTILOS

ESTILO URBANO HYPE

Uma tendência explorada pela TOK STOK em sua participação no Casa Talento.

A partcipação da TOK STOK na Casa Talento explora a tendência de revestimentos e peças com grafismos e cores primárias. Inspiração nas obras de Piet Mondrian.

Cores primárias, linhas retas, grafismos, referências a Piet Mondrian são referências repetidas em alguns ambientes da mostra.

Assimetria e ousadia das formas da estante revelam o clima pop-retrô no Loft do Artista. Por Francisco Calio.

ESTILO ORIENTAL CONTEMPORÂNEO

A ordem formal dos objetos, a tríade oriental  composta por vermelho, preto e branco se tornaram um clássico na decoração contemporânea.

ESTILO NEO BARROCO

O neo-barroco está presente em ambientes minimalistas equilibrados pela graça de lustres e mobiliario.

Lustre barroco ganha atualiade pela cor negra do cristal.

Peças com estilo KISTCH que valorizam a ousadia de cores e o humor servem como peças chaves para alegrar ambientes com referências sóbrias.

Peças de estilo kistch do designer Lionel Sasson trazem graça e humor para ambientes contemporâneos.

Como consultor de lojas e espaços-conceito, renovo o olhar, percebo sensações na CASA COR. Frequentar mostras como esta, educa o olhar, renovam a alma de todos que buscam refinar a sensibilidade através da experiência.

Concluí minha visita admirando a vista da Cidade de São Paulo das arquibancadas do Jockey Club, inspirado e feliz neste entardecer de inverno paulistano.

_____________________________________________________________________________________________

Advertisements

10 Comments

  1. Marcelo, curti cada pedaço do artigo, principalmente das novas possibilidades das tintas da Suvinil e do design sustentável. Ja tinha visto o projeto do Roberto Riscala e achei fantástica a idéia da horta na mesa. Valeu, cara!!!

    • Q bom q curtiu Henrique! A mesa do Roberto Riscala não poderia ficar de fora do rol de soluções para uma vida mais VERDE, literalmente!
      Um abraço,
      Marcelo

  2. Marcelo, o post está mesmo óoooootimo.
    Escolha de olhos especialistas.
    Depois volto com mais calma para degustar os detalhes como se deve.

    • Obrigado Cláudio!!
      Foi um post trabalhoso, delicioso de executar.
      Espero que tenha sido útil p/ vc.
      Um abraço,
      Marcelo

  3. Um ótimo apanhado da mostra!! Seu poder de concisão está cada vez mais afiado. Valeu a pena a noite mal dormida. Parabéns!!

    • Hel√écio,
      Sua assessoria com o lay out da newsletter Life+Style e ajuda na revisão de texto são valiosos!
      Thanks!
      Marcelo

  4. Recebi seus newsletter e adorei! É o bom gosto, aliado ao charme!
    Estou repassando para meus amigos.Parabéns e beijos.
    Fatima

    • Olá Fátima! Vc tb seria a companhia perfeita para visita comigo uma Casa Cor! Vamos marcar para vermos juntos uma edição no Rio.
      Obrigado por indicar o Life+Style aos amigos!
      Um bj
      Marcelo

  5. Marcelo,
    o seu olhar atento e refinado faz ser muito agradável visitar Qualquer Evento em sua “companhia” através deste Blog.
    Obrigada pelo carinho.
    Vou compartilhar com amigos e profissionais este passeio.
    Bjss

    • Tarcila,

      A idéia de um post detalhado como este é mesmo convidar a uma inspiradora, tanto amigos quanto profissionais do ramo do design, da estética, da experiência.

      Um abraço,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: