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De 18 a 21 de maio aconteceu a 16a. edição do Rio Fashion Business na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Com tema focado em energia e renovação, a preocupação com sustentabilidade é evidente por todo o evento.

Com maior força na área de bijoux e tecnologia, o Senac Rio Fashion Business registrou volume de vendas 40% maior do que o registrado na última edição, em janeiro.

O SENAC RIO se aliou ao Fashion Business aproveitou sua participação no evento para realizar o lançamento de seu caderno de tendência primavera-verão 2010/11, para profissionais de moda. Lounges de massagem, estações gastronômicas onde chefs ofereciam workshops, restaurantes variados, preenchiam os 2 mil metros de área da exposição.

Criado na edição passada para apresentar os lançamentos de serviços, equipamentos e tecnologia, o Salão Tech do Senac Rio Fashion Business movimentou R$ 80 milhões nos quatro dias da bolsa de negócios.

Cerca de 50 mil pessoas circularam pela Marina da Glória nos quatro dias de evento, entre eles 20 mil lojistas de vestuários e 800 compradores VIPs, movimentando R$ 770 milhões em negócios. Já as exportações chegaram a US$ 30 milhões.

Com investimento de R$ 11,5 milhões, o Senac Rio Fashion Business contou com 280 expositores – 230 no salão principal e 50 no salão Tech – e gerou 4.500 empregos diretos e indiretos.

Imagens interativos mudam de posição a medida que passantes pisam em painéis digitais. Uma sensação!

A seguir alguns destaques do evento.

PRISCILA MARTELLO

A designer paulista Priscila Martello foi uma sensação do setor bijoux. Com suas peças super elaboradas, artesanais, super postas por fitas, pedras, rendas, Priscila combina sensualidade e ingenuidade. Suas obras reúnem referências brasileira e toques universais. Alguns colares me lembraram o trabalho do designer Tom Binns, com um perfume brasileiro.

Formada em economia, focada nos detalhes, Priscila coordena todo o processo da criação `a produção das peças. Me contou sobre o sucesso de vendas e encomendas que teve em sua estréia no evento carioca.

Se você estiver em São Paulo e gostar de acessórios únicos e criativos, vale a pena a visita da loja designer na rua Melo Alves, 391, Jardim Paulista.

A designer Patricia Martello

REDESIGN

Um dos grandes atrativos do FB são os polos de moda.  Estes polos reúnem estilistas e novos designers de destaque em suas localidades.

Nesta edição, a marca REDESIGN da artista plástica Ro Ribeiro, produz suas peças a partir da reciclagem de suas próprias obras de arte. Depois de criar,  Ro recorta seus quadros, produzindo colares, bolsas, chaveiros.

O resultado dos polos de moda é a oportunidade de exposição e negócios que oferece para artistas mostrarem criatividade, exclusividade e sustentabilidade.

RIO ect.

É notável a presença do mída center, onde assessorias de imprensa, empresas de comunicação e stands de blogs se concentram.

Visitei e conversei com o pessoal da RIO etc.

Nascido em 2007, RIO etc. é o blog de street style mais acessado no Brasil. Criado para exaltar a alma encantadora das ruas, a iniciativa é um braço do Bureau de Estilo Renata Abranchs. Buscando independência e identidade própria, o  blog oferece hoje alguns serviços inovadores para segmentos da moda.

LOOKBOOK – acervo de fotos da marca contratante nas ruas da cidade, postando as mesmas em redes sociais, blogs e link para o site da empresa.

ZUNZUNZUN – registro fotográfico de eventos de marcas, como lançamentos, inaugurações, happenings..

STA. EPHiGÊNIA

Sempre admirei o trabalho da grife. Sofisticação com simplicidade diferenciam esta marca de outras grifes cariocas.

Criada em 1995, a marca foi criada por Marco Maia e Luciano Canale, que hoje está a frente da direção criativa.

A marca se alia ao Fashion Business onde montou um estande hiper criativo, todo feito com caixotes reparoveitados.

Toda simplicidade para mostrar sedas pintadas manualmente, bordados preciosos e toda a feminilidade de suas criações.

Fui convidado para o desfile de lançamento da coleção Primavera Verão 2010/11.. Num clima que resgata os jardins das poesias de Fernando Pessoa, o desfile aconteceu no Espaço Tom Jobim no Jd. Botânico.

Numa coleção romântica, Luciano mostra a preocupação de uma moda jovial, artesanal, e sobretudo usável.

Com formas amplas, tecidos esvoaçantes, paleta de cores que vai do lilás ao laranja, o resultado é poético e contemporâneo. Uma tentativa do designer alcançar uma clientela de espírito jovem, que busca peças para usar com facilidade e estilo nas ruas da cidade.

GOMUS

Sendo um pesquisador na área de projetos de lojas conceito, me chamou atenção o statement no panfleto da GOMUS, onde diz  que “produtos são construídos em fábricas, MARCAS são construídas em MENTES.”

Rafael Clemente, ums dos 4 sócios da empresa, me contou que a GOMUS é um coletivo especializado em Music Branding, traduzindo o conceito de marcas em identidades musicais.

A marca disponibiliza o ECHO PLAYER, um aplicativo desenvolvido para customizar e personalizar a experiência musical de uma marca. Além de praticidade, a interface do Echo Player possibilita a atualização semanal das 400 a 600 músicas oferecidas para as marcas clientes.

Uma novidade que a marca apresentou no Fashion Business é o One to One experience.  Por meio de um sistema desenvolvido com exclusividade pela GOMUS, o Echo Player pode reconhecer informações nas roupas para criar ambientes sonoros personalizados dentro de um provador.

A GOMUS . lab ainda apresenta outros projetos como o guide walk, onde personalidades da cidade guiam um roteiro customizado, com suas próprias dicas de estilo pela cidade. Demais!

Terminei minha visita com a sensação de que o Brasil está cada vez mais inserido em questões abrangentes, que incluindo tecnologia, sustentabilidade, comunicação, nos coloca  no patamar global de desenvolvimento, surpresa e novos negócios.

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