Skip navigation

“ A MODA PASSA DE MODA, O ESTILO JAMAIS.”

COCO CHANEL

A frase de Chanel define bem a minha identificação com o mundo da moda. Mais do que o julgamento entre belo e feio, do que saber o que estará na moda, me interessa o estilo, a assinatura do designer para cada temporada.

MODA reflete o Zeitgeist (ou espírito do tempo) de uma sociedade – as necessidades, desejos e aspirações das pessoas que nele vivem. ESTILO se refere `as escolhas individuais, características formais e funcionais, pelas quais esses desejos se tornam reais, sob a identificação autoral de cada criador.

Num mundo repleto de referências, com informação transbordando de todos os lados, cor, forma, textura, brilho, transparência, tema, são alguns atributos que definem o traço de estilo.

A análise, enxuta e concisa, dos 9 criadores escolhidos a seguir, torna-se referência a ponto de indicar tendências que influenciam universos estéticos e transcendem a própria moda,  como decoração, arquitetura, arte, tecnologia, comportamento.


ALEXANDER Mc QUEEN

Keywords: ARTESANAL, BARROCO, DETALHE



O estilista, falecido recentemente, criou 80% dos 18 modelos desfilados para um grupo seleto de compradores.

Diferente do apelo tecnológico, com interferências futuristas, Mac Queen mostrou o interesse pelo retorno `a disciplina da alfaiataria e de técnicas artesanais, que aprendeu a dominar em ateliers de ternos masculinos em Saville Road no início de sua carreira nos anos 90.

A paixão pelo barroco e a pesquisa histórica sobre imagens da Idade Média, que realizou para este último trabalho, mostra o interesse de Mc Queen por uma moda forte em cores, rica em detalhes.  O artista parece querer dizer que só se pode ser verdadeiramente moderno, quando se domina técnicas clássicas que jamais desaparecem.

Vejo nessa coleção a mensagem de um gênio que revolucionou a moda inglesa e mundial, através da combinação de ousadia, criatividade e assinatura.

_______________________________________

MICHAEL KORS

Keywords:  FIT, CONFORTO, SENSUALIDADE


É um estilista americano para ficar de olho. Indo além do atributo de esportividade e funcionalidade, atributos comuns de estilistas americanos, Kors consegue adicionar graça e surpresa a suas criações, atendendo o estilo da mulher Americana e contemporânea, o que ilustra Michelle Obama, uma de suas clientes entusiasmadas pelo conforto e corte.

Interessado em shape e roupas “fit to wear”, Kors seduz pelos decotes de sweaters em V, sugerindo sensualidade relax. Os tons de camel, bege, tabaco, formam tríade que reforçam o estilo de Kors, que mesmo escolhendo destaques em pele, consegue conjugar irreverência e indulgência.

__________________

DOLCE GABBANA

Keywords:  TRANSPARÊNCIA, SENSUALIDADE, HANDMADE


Domenico Dolce e Stefano Gabbana são referências do estilo sensual, onde transparência e manufatura se unem para produzir uma moda que tem referência a Sicília, sua terra natal. Respeito a sua própria história é marcada pelo desfile da temporada, onde um video em preto e branco, quase retro, mostra por trás das modelos, o universo DG, com Stefano e Domenico trabalhando em seu atelier, com seus colaboradores.

Em um mundo, onde tecnologia globaliza a produção, DG faz questão de mostrar que continuam respeitando tradições, história, focados na emoção do artesanal para reedição da moda sensual que os tornaram conhecidos nos anos 80.

_______________

CELINE

Keywords: MINIMALISMO, ROMANTISMO, FORÇA


Em sua segunda coleção, o fenômeno Phoebe Philo, continua no caminho para rejuvenescer a marca francesa com seu dinamismo e minimalismo romântico.

Casacos de cor camelo, jaquetas de tuxedos, calças amplas com cós alto, blusas em seda e couro, botas e sandálias, refrescam looks autorais que favorecem simplicidade e elegância despojada.

“Forte, poderosa e reduzida” são suas palavras para descrever uma coleção onde vestidos de flanela azul marinho reforçam o shape e saias de formato A valorizam blusas esvoaçantes de seda off-white. Um Q de romantismo conjugado pela presença forte do couro, em botas e saias, refina uma moda acessível, fácil de usar e que ao mesmo define identidade.

O estilo sportswear desta marca francesa, burguesa com ranço de anos 70, ganha cor com a forma com que Philo utiliza o couro na coleção.

Seguindo os passos do gênio Helmut Lang, Philo oferece a  tranquilidade sensual para uma mulher mais madura, que sabe o que quer.

__________________

CHANEL

Keywords: ARTE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO


Karl Lagerfeld é uma referência de pesquisa. Seja na moda que cria ou em seu trabalho como fotógrafo, é fascinante seu trabalho como set designer dos desfiles para a maison Chanel.

Nessa temporada de Outono não foi diferente. Com olhar para uma moda que desperta questionamentos, Karl trouxe uma geleira para dentro do Grand Palais. Um geleira que se derretia em meio a modelos que desfilavam sua arte. Impossível não fazer analogia com o aquecimento global e suas consequências, que já transformam o mundo e a moda que este veste.

Aproveitando-se de mais pele que a quantidade usada em sua coleção para Fendi, Karl representa a força de um inverno rigoroso que entrou outono a dentro. Tweeds tipicamente Chanel eram combinados com botas em pele que arrastavam pela água derretida dos icebergs importados da Scandinavia.

A coleção, mesmo prêt-a-porter, tem ares haute-couture, com aplicações e rendas artesanais.

Cores que iam do branco neve ao azulado de geleiras, são valorizadas pelo refinamento de bordados em blusas e saias. Acessórios volumosos, em cristal e prata, bolsas em estilo clutch com o CC congelado, inspiravam sensações.

___________________

PRADA

Keywords: ANOS 60, AR VITORIANO, CONTEMPORÂNEO



Miuccia Prada presenta o glamour na época do Twitter.

Mix de rebeldia dos Anos 60, linhas da era vitoriana para uma mulher sensual, forte e contemporânea.

Linhas acentuam a cintura e detalhes texturizados marcam o busto.

O contraste de saias em borracha contrastam com cadigans camelo em lã, definem o look comercial, com valorização high-tech e high-touch.

Bordeaux, camelo, tobacco, preto vestem uma mulher sensual, com linhas valorizadas pelo slim fit e ousadia de contrastes e texturas.

____________________

DRIES VAN NOTEN

Keyswords:  CONTRASTES, PORTABILIDADE, IDENTIDADE




 

“Posso ser um pouco naïve, mas não faço moda que não possa ser vendida numa loja”.

Esta frase do estilista belga reforça a personalidade de um designer focado em uso e praticidade.

Por isso a marca só produz coleções de prêt-a-porter, duas vezes ao ano.

Para esta coleção de outono, seu estilo é focado no contraste. Entre shapes, texturas, estilos.

Blazers acinturados, ultrafemininos, em veludo contrastam com calças de sarja em shape military.

É uma coleção de contrastes, com apelo comercial para uma mulher de identidade, tão contemporânea quanto as roupas usáveis, que conjugam o mix de shapes e texturas em uma mesma roupa.

“O fato de usar um shape estruturado permite surpreender na textura dos tecidos”, afirma o estilista.

______________________

MARC JACOBS

Keywords:  NOSTALGIA, ROMANTISMO, EMOÇÃO



Envolvido em uma aura de déjà vu e nostalgia, a coleção de Jacobs revive ícones de seus 20 anos de criação.

Ao som de “Somewhere over the rainbow”, as modelos apresentam uma silhueta feminina nas cores que vão de neutros suaves aos pastéis.

O jogo com proporções toma conta da cena com laços deslocados, tweed aplicados.

“Estou cansado da idéia do que é novo em moda. Por isso, estou mostrando uma volta a essência do que sempre fiz”, conta Jacobs.

É uma coleção que revisita ícones do próprio estilista, onde o toque retrô e romântico, apontando na direção de um new look, onde o essencial e o olhar para dentro de si voltam a reinar.

_____________________

BURBERRY PRORSUM

Keywords: STREETWEAR, PORTABILIDADE, SIMPLICIDADE


Proporção é o foco da coleção de Christopher Bailey para Burberry. Jaquetas e parcas, oversized ou slim fit, evocam o estilo militar, sendo uma foto de jaqueta de aviador a imagem de inspiração de uma coleção que respira praticidade.

Apostanto na equação de simplicidade entre jaquetas, saias bordadas, e botas maravilhosas, o look ganha frescor e fãs que valorizam o uso.

Uma novidade do desfile foi trazer a possibilidade de compra online dos looks na passarela em tempo real através da Internet. Definivamente um marco no e-business da moda que estimula o consumo,  aqui e agora.

Customizar conteúdos sobre tendência e processo criativo de grifes, é um serviço LIFE+STYLE.

O material acima, focado na assinatura de estilistas renomados, é a base para  atualização de consultores de estilo, equipes de vendas e interessados nos campos da moda, estilo e design.

Outro post, o Poder dos Acessórios é o conteúdo para indispensável para quem valoriza a força do detalhe em sapatos, bolsas e jóias, como poderosos ítens de estilo.

_________________________________________________________________________________________

Advertisements

2 Comments

  1. Olá Marcelo!

    Sou Lucas, de Porto Alegre. Quem me indicou o teu blog foi a Neca Gonzaga, sou muito amigo dela e, principalmente, da filha dela, a Nathi.

    Ainda não tive a oportunidade de ler outros posts, mas desse daqui já gostei muito! E com certeza teu blog me ajudará com o meu trabalho.

    Adoraria poder manter algum contato, pois pela tua descrição, acredito que temos algumas características em comum.

    Abraço,
    Lucas de Ac.

    • Oi Lucas,

      Neca é uma amiga querida de longa data, quem tb admiro muito.
      Principalemente agora, sendo uma avó tão estilosa ;-)

      Q bom q gostou do trabalho aqui. Mais que informativo, procuro um cunho de conhecimento mesmo, que auxilie em pesquisa de material ainda escasso por essas bandas.
      Dei uma entrada no seu blog e deixei uns comments. Legais as fotos na noite e dos detalhes dos mega colares que registrou.

      Vamos manter contato e trocar figurinhas!
      Ps. Depois me fale mais sobre sua formação e área de atuação.
      Abraço
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: