Skip navigation

Manifestações que promovem a diferença, transmitem emoção, design floral é uma atividade cada dia mais valorizada para atuar no design de experiências. Como pesquisador do processo criativo e manifestações estéticas, aprendi a analisar e brifar arranjos florais; a admirar uma nova e promissora forma de expressão estética: o design floral. Sendo um dos temas de posts que atrai grande interesse no Blog LIFE+STYLE, compartilho aqui a vivência de uma profissional com quem aprendo muito sobre esta arte.

O simples hábito de admirar a vibração de cores em uma árvore na janela de casa, afina a sensibilidade estética para identificar estilo e mais graça no mundo que me cerca.

Meu contato com a arte floral se consolidou quando, há 7 anos atrás,  comecei a me especializar em experiências sensoriais para projetos de lojas conceito. Em busca de algo a mais que o pragmatismo teórico de um florista tradicional, sempre me interessaram os profissionais que conseguiam expressar conceito e identidade através de seu processo criativo.

Foi então que dois anos atrás, conheci  Isabela Cadena, proprietária da então recente inagurada ATMOSFERA.

“ As flores me estimularam a busca pela força do essencial. Quando você acredita que seu trabalho é autêntico, e no caso da natureza, você compreende e respeita este poder, o papel do artista torna-se secundário.“

Isabela Cadena

Suas obras me chamaram atenção em um pequeno corner de um restaurante em Ipanema, no Rio de Janeiro. De cara, identifiquei em seus arranjos a harmonia natural de delicados eco-sistemas, com toda a riqueza assimétrica de cores e formas naturais. Registrei em segundos a capacidade da designer em transpor pedaços da natureza, para caixas de madeira, cuidadosamente customizadas por estampas de papel importado.

Flores são capazes de suavizar ambientes monocromáticos, com atributos de movimento e forma.

Assim, descobri que Isabela trocara uma promissora carreira no marketing de uma empresa de telecomunicações pela possibilidade de encantar vidas e relacionamentos através de arranjos florais.

“Diferente de um quadro, onde o artista trabalha a tinta para obter um efeito, a flor já é um elemento perfeito em si mesmo. Assim acredito verdadeiramente que o artista floral é apenas um instrumento, que potencializa uma manifestação natural já perfeita…”

Isabela Cadena

Depois de uma reunião onde falamos sobre arte, design e marketing, convidei Isabela para me apresentar uma proposta de design floral para uma loja conceito onde prestava consultoria. Um ambiente onde a própria natureza das sensações que permeavam a música ambiente, a textura de paredes, as cores e inspirações dos produtos expostos, deveriam estar também refletidos nas experiências florais inovadoras.

Um arranjo sofisticado, com intenção muito mais de provocar o olhar do que lembrar beleza, é o briefing de design floral que solicito para Isabela criar para este projeto de loja conceito.

“Num país como o Brasil, onde alegrar um ambiente com um vaso de flores ainda é considerado luxo por alguns, acho que tenho muito ainda que conquistar… o desafio de evoluir no meu estilo, de desenvolver o meu business, de ter minha expressão bem compreendida, me levam a seguir adiante, sempre com muito trabalho e muita verdade.”

Isabela Cadena

O contraste entre cores de flores e vasos traz sofisticação a uma proposta esportiva e casual.

De lá pra cá, mais que parceiros profissonais, nos tornamos parceiros e admiradores um da sensibilidade do outro. A conversa durante uma recente viagem que fizemos de carro a São Paulo, serviu de inspiração para eu compartilhar com os leitores deste blog alguns segredos do processo criativo de Isabela. Sua generosidade em dividir com outros seus pensamentos, vivências e crenças retornam na forma do próprio sucesso que ela hoje colhe, como reflexo de muita determinação e amor por sua arte.

Nosso papo retrata meu entusiasmo e admiração por aqueles que tem a coragem de serem quem são, inspirando outros a fazerem o mesmo.

Abaixo alguns trechos de nossa conversa.

LIFE + STYLE:  Quando nasceu sua paixão pelo design floral como  forma de expressão?

ISABELA CADENA: Acho que tudo começa com o fascínio que sempre tive pela própria natureza. Sua exuberância perfeita e muitas vezes indomável, sempre me atraiu. Outro momento importante foi perceber o prazer que sentia em alegrar a minha casa com flores…compartilhar essa emoção com pessoas que gosto foi o que me moveu para assumir minha paixão como um negócio.

Rosas dispostas na horizontal surpreendem na criatividade de um arranjo inesperado.

L+F: Você é pós-graduada em marketing pela FGV. Ser uma profissional do mundo dos negócios foi importante nesse processo?

I.C.: Seguramente. Levei quase 2 anos antes de abrir o negócio, me preparando, pesquisando o mercado, estudando desejos e necessidades dos consumidores de flores e arranjos, no Brasil e no exterior… na verdade, minha base em marketing nunca me abandona. Tenho imenso prazer em aliar expressão artística `as necessidades do mercado. Acho aliás, essa aliança ser imprescindível para o sucesso que desejamos quando abrimos uma empresa. Não busco fazer arte pela arte. Quero evoluir, quero que meu estilo seja reconhecido, admirado, compartilhado e estimule a sensibilidade das pessoas. Para tal, acredito ser possível associar o mundo da gestão com o mundo da expressão artística.

As formas sensuais se revelam na cor exuberante deste arranjo.

L+F:   Hoje, 1 anos e meio após a criação da ATMOSFERA, você tem a noção de sua clientela. Como ela se caracteriza?

I.C. : Atualmente tenho alguns nichos que atendo.

O nicho de empresas, onde presto serviço de manutenção periódica. Nesse caso, lojas de grife por exemplo. São clientes que acreditam que uma loja com arranjos interessantes, com estilo, agregam valor e reconhecimento de marca junto a seu cliente. Existem ainda os clientes residenciais, desse mesmo tipo de serviço, que sabem o valor de terem flores frescas em casa. Esse cliente sabe o que quer e são pessoas de extremo bom gosto.

Há demanda de flores e arranjos para projetos em eventos como casamentos, batizados, aniversários. Tenho feito ótimas descobertas também. Decorei a festa de aniverário (40, 50 e 60 anos) de alguns homens. Percebo que o público masculino aprecia flores e valoriza flores. Basta ter o produto certo para oferecer.

Também tenho os clientes individuais, com um serviço de compra e entrega, por encomenda.

Copos de leite foram usados para celebrar o aniversário de 50 anos de um cliente.

L+F:  Além de um belo site, você recentemente inaugurou o Blog ATMOSFERA FLORES. Qual a importância e o objetivo desta nova ferramenta?

I.C. : O site é um canal de comunicação e venda, onde o cliente conhece os nossos produtos, serviços e um pouco da nossa história. No Blog ATMOSFERA, a intenção, é divulgar e atualizar, através de uma linguagem mais informal, o que temos feito. Uma forma ágil e direta para me comunicar com as pessoas que seguem e admiram o trabalho e a identidade da ATMOSFERA.

Flores de gengibre criam interesse a essa coleção de vasos azuis, nesta proposta sofisticada de vitrine para a H. STERN HOME em Ipanema, Rio de Janeiro.

L+F:   Assim como na moda, sei da necessidade do design floral apresentar novidades de produtos e serviços. Você irá por exemplo, apresentar uma nova coleção de produtos agora no mês de abril. Pode falar um pouco sobre as próximas novidades?

I. C. : Quando desenho uma coleção, penso nas oportunidades de inserir o design floral na vida das pessoas. Assim como na moda, ou qualquer manifestação de design, arranjos florais são hoje fortes indicadores de seu estilo, de sua personalidade, de seu espírito. No caso do meu produto, existe ainda o fator utilitário, além do estético. Poder usar peça muito bacana, depois de contemplar a beleza das flores que perecem, é um diferencial.

No seu Blog, Isabela dá dicas das texturas inspiradoras encontradas em folhagens e flores inusitadas. Dicas de pesquisa valiosas tanto para leigos ou profissionais, seja na decoração ou na moda.


L+F:  O primeiro post que escrevi sobre  Briefing de Design Floral é um dos posts mais lidos do blog LIFE+STYLE. Isso mostra interesse das pessoas por atividades genuínas, criativas, que transformam a vida através de expressões estéticas.

Qual seria sua dica para inspirar pessoas que tenham a sua coragem, de seguir o seu instinto e paixão pela natureza ao ponto de se dedicarem a ela como sua profissão?

I.C.  : Mesmo parecendo cliché, o que posso dizer é que tem que ter muito amor pela profissão.  Se você não tem um prazer verdadeiro em trabalhar com este universo, a natureza não mostra o seu melhor. Então não vale a pena nem o esforço nem o dinheiro que se investe.

Além de tudo isso, a arte floral é uma atividade que exige muito da gente fisicamente. Mais uma razão para o amor incondicional.

Acho que uma frase de Edward Fitzgerald (1809 – 1883) pode traduzir bem isso: “Não desperdices a tua hora, nem em vã busca disto e daquilo. Te esforçes e discutas. Melhor ser jucundo com a fecunda uva do que ficar entristecido sem fruto algum ou amargo.”

Eu e Isabela celebrando nosso encontro no stand da Candle Design, um de seus clientes, durante evento no Hotel Sheraton, Rio de Janeiro.

A partir de 28 de abril, Isabela lança sua nova coleção. São novas propostas de arranjos, que vão desde R$ 40,00 (em vasos de vidro) até R$ 110,00 (em caixas de madeira estampada) + a taxa de entrega.

Acesse e inspire-se na nova coleção no site da ATMOSFERA.

___________________________________________________________________________________________________

9 Comments

  1. Marcelo,
    maravilhoso esse post!
    A Isabela tem um lindo trabalho e a entrevista nos permite desvendar um pouco mais desse trabalho incrível.
    bjs
    Cintia

    • Olá Cintia,

      Q bom ver seu comentário. Fico feliz de ver q vc, que junto com Zuniga, usa sensibilidade e criatividade no seu trabalho de design de exposições tenha aproveitado o artigo.
      Seu comentário é gratificante para mim.
      Obrigado, saudades.
      Marcelo

  2. Marcelo,
    Realmente o trabalho de Isabela é fantástico, bonito e valoriza o belo, as vezes com sofisticação e as vezes na simplicidade de utilizar espécies genuinamente brasileiras.
    Este post vem reforçar a minha intenção de continuar, ou melhor de começar nessa área. Só posso agradecer pela oportunidade.
    Abcs

    • Oi Car
      Vc foi uma das pessoas que me motivaram compartilhar o trabalho inspirador da Isabela, com sua vontade de saber mais sobre o universo de desgin floral. Sei que esta atividade te interessa e pode inspirar ainda outras pessoas em investigar esta arte.
      Obrigado pelo comentário e espero que o artigo te inspire a investir na arte de trabalhar com flores e a natureza.

      Abraço,
      Marcelo

  3. Mais uma vez vc nos traz um artigo inspirador, estimulando minha criatividade. Parabéns!!

  4. Marcelo,
    você já tinha me apresentado o trabalho da Isabela Cadena,quando me presentiou um belo arranjo,cuja caixinha reutilizo sempre que me vem a inspiração de perfumar e embelezar minha casa com um novo arranjo.
    O que me fisgou na reportagem foi a relação amorosa dela com o trabalho e o respeito como lida com as maravilhas criadas pela “Mãe Terra”.
    Meus agradecimentos a você e a ela pela belissima reportagem.
    bjs
    Ana

    • Ana,
      Muito obrigado pela lembrança do arranjo da Atmosfera que te ofereci…legal saber q vc continua se lembrando de mim a cada novo arranjo que vc coloca nele para embelezar sua casa.
      Estou com muitas saudades!
      Um beijo carinhoso,
      Marcelo

  5. Marcelo
    Amei conhecer o trabalho da Isabela,os arranjos são lindos e criativos.Gostaria de saber onde posso fazer um curso onde aprenda a fazer arranjos diferenciados e de tão bom gosto.Tenho paixão por cores,decoraçao e gostaria muito de trabalhar desenvolvendo esta arte.
    Um abraço e obrigada
    Nádia

    • Olá Nadia,

      De fato a arte floral se desenvolve a cada dia. De forma simples, transformamos um ambiente, marcamos uma ocasião, ajudam a simbolizar um sentimento por alguém. É um setor que tem tudo para crescer. Mas como mesmo disse ISabela em sua entrevista, o designer tem de ter paixão, pois é um ofício exigente, de tempo, recursos, e inclusive esforço físico. Mas acho que vale a pena investir , se vc se identifica. Um amigo outro dia me informou sobre um curso que descobriu em Holambra, cidade do interior de SP, conhecida por suas belas flores. A seguir o link para vc investigar, já que ele ainda não teve a oportunidade de fazer o curso (parecem que iniciam um agora em maio): http://www.studiofloral.com.br


Leave a Reply

