Skip navigation

Em janeiro 2010, fui conferir a 15a. Edição do FASHION BUSINESS que aconteceu na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro volta a atrair investimentos em setores da moda.

Acontecendo simultaneamente ao Fashion Rio, o FASHION BUSINESS me atraiu por seu enfoque comercial nos negócios do setor de moda.

BLOG LIFE+STYLE: promovendo eventos que inspiram os bons negócios.

Com a exposição de produtos e serviços,  marcas de vários setores da moda tem a chance de mostrar suas coleções de inverno para compradores em potencial de todo o Brasil e exterior. Como resultado, o evento gerou, nesta edição, um faturamente de R$ 550 milhôes de compras no Brasil e US$ 18 milhões em exportação, superando expectativas do setor.

O salão de exposições recebeu um público de 40 mil pessoas para conhecer o inverno de quase 200 expositores.

Atraíndo compradores de multimarcas de todo o Brasil e vips internacionais do Oriente Médio, Nova Iorque, Espanha, França, Austrália, Grécia, Rússia e Portugal, o número de 519 compradores aumentou em 2010.

“O equilíbrio entre mix de produtos além de cobrir vários segmentos, do atacado ao varejo, incluíndo tecnologia e serviços, foi um dos acertos desta edição. Inserir com força o segmento de acessórios e o segmento moda festa, supriram demandas antigas”, conta Eloysa Symão, a experiente organizadora de eventos de moda.

A grife de festa paulista Arhur Caliman marcou presença no evento carioca.

Além de marcas como a carioca Enjoy, que participou pela primeira vez do evento e superou sua meta de vendas para a feira em 30%, o evento também é um incentivo para o novo estilista apresentar sua criação com menor custo. Para tal, o novo talento precisa passar uma pré-seleção.

A estilista Erika Vicentini, de Uberlândia, foi o grande destaque nesta edição. Conseguiu inserir sua grife em diversas multimarcas do país. “A dica para tanto sucesso, antes até mesmo de imagem, é investir em produção e distribuição bem planejadas como fatores de credibilidade” , comenta Eloysa.

As estampas multicoloridas de Erika Vicentini.

Tendo o BEM-ESTAR como tema, lounges de convivência, restaurantes, cafés, bares, spa, cabeleireiro estimulavam sensações e experiências. Uma passarela de desfiles tendo o Pão de Açucar como pano de fundo era a inspiração perfeita para o clima de negócios que volta a incentivar o Rio de Janeiro como centro comercial da moda brasileira e internacional.

Alguns stands, estilistas e tendências despertaram meu interesse de forma especial.

CRIATIVIDADE  SUSTENTÁVEL

Criatividade, sustentabilidade e parceria destacam o trabalho de designers de Barra do Piraí, região sul fluminense.

A capacidade para criar arte, onde outros enxergam lixo, é uma das características marcantes de Inês Lavinas, professora da rede pública e particular, que junto com sua filha criou a pouco mais de um ano a FIZ DE CONTAS. Exibindo o entusiasmo típico de artistas visionários, a artista me conta como, ao varrer o chão de casa, acaba “enxergando” colares em pedaços de jornal, brincos em carretéis vazios, pulseiras em pedaços de arame…

O resultado das peças é um festival de cor, criatividade e sustentabilidade.

Com o discurso de quem vislumbra transformar a realidade de comunidades carentes da região onde mora, Inês me conta seu sonho: que o sucesso de sua marca possibilite a contratação de mão-de-obra em comunidades carentes, criando assim um círculo sustentável, que promova sucesso, dignidade e auto-estima para todos na região. Um plano a ser seguido pelas grandes marcas!

Muitas das peças da FIZ DE CONTAS são confeccionadas a partir de restos da produção da parceira LILA BOLSAS.

A LILA BOLSAS agrada com as belas estampas texturizadas. Detalhes e acabamentos são aplicados pelas artistas da FIZ DE CONTAS.

A mãe da designer Camila Soares exibe uma das criações da filha.

Aqui nada se perde! Sobras de tecido da confecção da bolsa se transformam no colar com inspiração no desenho dos Flintstones.

ÉTNICO-CONTEMPORÂNEO AFRO-BRASILEIRO

No cenário nacional, novos talentos que traduzem com propriedade e orgulho,  a herança da mãe África no DNA no design contemporâneo brasileiro.

A marca AFRICA UNIVERSAL é um ótimo exemplo desta tendência. Criada pela desinger carioca Ana Assis, sua marca produz jóias étnicas com colorido inovador. Suas peças pretendem promover o resgate, a valorização das raízes culturais e a ancestralidade africana, seja nas artes, música, dança ou religiosidade.

A designer Ana Assis mostra a pluralidade de suas peças: uma echarpe para dias de frio se transforma em colar nos dias mais quentes.

Uma novidade de sucesso da nova coleção é o mix de tecidos com miçangas, garimpados por Ana, criando colares que valorizam a versatilidade de uso.

Tecidos afro, miçangas, conchas. A herança afro-brasileira revisitada.

Inspirada numa viagem `a Bahia, Ana criou sua última coleção, exibida em primeira mão durante um desfile no FASHION BUSINESS. Além de madeira, miçangas, pedras com turqueza e âmbar, Ana ainda mistura conchas em suas criações.

O desfile que mostrou peças da Africa Universal usadas com roupas assinadas pela angolana Lucrecia Moreira marcou uma das parcerias mais autênticas da estação.

LIFESTYLE  DONA COISA

TARJA VINHO é o selo lançado pela multimarcas carioca DONA COISA no Fashion Business. Lançando uma reedição customizada de tenis da marca Converse, a empresária Roberta Damasceno, aposta na comercialização de produtos exclusivos.

O novo selo exclusivo da Dona Coisa

Novos produtos como velas e essências para ambiente reforçam o investimento na linha casa e “lifestyle” da marca.

Me chamou atenção a originalidade da nova linha de PAPELARIA, nicho de produto com grande apelo junto ao mercardo brasileiro, mas ainda pouco explorado pelas grifes nacionais.

Qualidade, originalidade e modernidade marcam a estética dos produtos Dona Coisa.

Destaque para projeto de visual merchandising do stand, que mesmo num espaço pequeno, conseguia transmitir visualmente a força, simplicidade e sofisticação do novo selo.

O briefing sobre o novo conceito e a simpatia das hostess, validam os lançamentos da DONA COISA no Fashion Business.

FORUM  DE  LOJISTAS  E  PALESTRAS

Além do sucesso em vendas efetivas, o FASHION BUSINESS ainda promoveu uma agenda de forum de lojistas e palestras. Assuntos como a construção de valor no varejo (visual merchandising), perfil do consumidor, gestão de imagem, foram discutidos no Forum, uma oportunidade de reunir profissionais de diversos segmentos da área para a troca de idéias.

Com a divulgação do sucesso de eventos como Fashion Business, o BLOG  LIFE + STYLE segue sua meta de ser uma referência na promoção e incentivo de soluções práticas a partir de iniciativas visionárias, que compartilham conhecimento, estilo e experiências valiosas. Esse post reforça este objetivo.

Organizado pela DUPLA ASSESSORIA e pela ESCALA EVENTOS, o FASHION BUSINESS já conta com sua próxima edição marcada para 16 a 20 de maio.

__________________________________________________________________________________________________________

Advertisements

2 Comments

  1. Marcelo, muito bom o post a respeito do Fashion Business. Parabéns!!

  2. Oi Carlos,
    Bom saber que vc gostou, já que sua colaboração e parceria foram essenciais para este post acontecer.

    Valeu!
    Um abraço,
    Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: