Skip navigation


Em dezembro de 2009, cumpri um roteiro de pesquisa em centros de arte e design, entre New York e Boston.

A arquitetura do MAD se destaca no Columbus Circle em NY.

O  Museum of Arts and Design ou MAD de NY,  é um endereço que não podia faltar nesta lista. Lá, tive uma das experiências mais marcantes deste roteiro de pesquisa.

SLASH:  PAPER  UNDER  THE  KNIFE

Slash: Paper Under the Knife é uma exposição que sensibiliza não só pela criatividade temática, mas pela expertise técnica e artesanal de designers que escolheram o PAPEL para manifestar a sua arte.

Volume tridimensional avança sobre o espaço.

A linha tênue que separa fragilidade e  força é um dos aspectos que emociona nesta exposição. Me lembrou de nossa busca (eterna) por este refinado equilíbrio , tanto na arte, quanto na vida.

Na época da minha visita ao MAD participava do curso Design de Exposições aqui no Brasil, o que me permitiu investigar com mais profundidade as sutilezas sensoriais que tive a oportunidade de conferir de perto na exposição.

Ilusão ótica no papel perfurado.

Formas destorcidas, volumes vazados, alto grau de detalhamento, surpreendem o olhar do espectador, que facilmente perde a noção do tempo investigando as obras (fiquei mais de 2 horas!).

Narrativas em papel kraft.

Slash é a terceira exposição da série de Materials and Process do MAD, que investiga o resgate de materiais e técnicas artesanais na produção de arte e design contemporâneos. A exposição apresenta diferentes técnicas no manuseio do PAPEL incluindo trabalhos que são queimados, rasgados, cortados a laser, recortados a mão.

Detalhamento intrincado no papelão.

October 07–April 04

Museum of Arts and Design

2 Columbus Circle New York, New York 10019

REVELANDO O PAPELÃO

Mas você não precsa ir a New York para descobrir os segredos do PAPELÃO

Começa dia 14 de janeiro, o curso REVELANDO O PAPELÃO na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, aqui no Rio de Janeiro. A dupla de designers Luis Alberto Zuñiga e Cíntia Kury Souto revelam sua bagagem técnica e prática no beneficiamento do PAPELÃO.

Elemento que surpreende por seus atributos físicos de flexibilidade, resistência, versatilidade e sustentabilidade, o curso pretende oferecer aulas práticas com PAPELÃO como material alternativo para suporte de exposição e outras construções. Focado em profissionais e estudantes de arte, design e areas afins interessados em conhecer técnicas alternativas, o curso terá 5 encontros ao longo de 3 semanas.

Em 2009, tive meu primeiro contato com o manuseio do papelão. Alí nascia meu interesse em aprofundar esse conhecimento.

Maiores informações no site da EAV.

————————————————————————————————————–

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: