Skip navigation

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta uma progamação especial de férias, de cursos e oficinas , de curta duração, de 11 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010, sendo alguns destes gratuitos para estudantes a partir de 16 anos.

Uma excelente oportunidade de frequentar um dos locais mais agradáveis da cidade nesta época de verão e ainda estimular o artista que existe em você!

O Parque Lage surpreende com cenas de um Rio ainda pouco explorado. Foto de Barbara Coimbra, aluna do curso gratuito Design de Exposições.

O fato dos cursos terem curta duração é um diferencial importante. Principalmente para pessoas que mesmo tendo uma rotina movimentada, são atraídas por ARTE, seja por razões profissionais, por conhecimento ou pelo convívio com pessoas especiais, num ambiente inspirador.

CURSOS DE FÉRIAS

Os cursos de férias abordam diferentes temas, desde design, vídeo, desenho, pintura, curadorismo, arte contemporânea, até colônia de artes para crianças.

CURSOS GRATUITOS

Alguns cursos de férias são gratuitos para estudantes.

LIFE+STYLE  ENTREVISTA

“Esta iniciativa atraiu  estudantes de outras áreas para a Escola do Parque Lage” conta Luisa Diniz, 26 anos, formada em Produção Cultural pela UFF, integrante de um dos cursos de férias gratuitos, e que falou com LIFE+STYLE sobre a experiência vivida em janeiro de 2009.

LIFE+STYLE: Luisa, qual foi o curso gratuito que você frequentou na EAV?

LUISA: Fui da 1a. turma de “Design de Exposições” (com Luiz Alberto Zúñiga e Cintia Cury Souto). Na época trabalhava fazendo monitoria na caixa cultural e dois amigos me incentivaram (graças a eles!!!!).

Nessa 1a. “edição” , os cursos tiveram 1 mês de duração. Centrado na parte prática, no final das aulas montamos uma exposição de encerramento produzida pelos próprios alunos.

LIFE+STYLE: Qual o perfil do público atraído por esses cursos?

LUISA: Um dos pré-requisitos dos cursos é atender estudantes – à partir de 16 anos, desde o ensino médio até cursos técnicos, graduação, pós-graduação…  O público é bem diversificado. Muitos estudantes são da área de humanas, e já trabalham na área de arte. E outros cursando psicologia, comunicação.

No caso específico de Design de Exposições: no princípio, tivemos um público mais jovem, e a maioria estudantes de áreas afins (design, belas artes, produção cultural, museologia). Mas logo fomos surpreendidos por pessoas interessadas de diferentes áreas como estudantes de turismo, geografia… Pessoas que buscavam estabelecer intersecções de arte com suas áreas de atuação.

Aula prática no Salão Nobre. Foto: Luisa Diniz

LIFE+STYLE: Oque a experiência de frequência do curso gratuito na EAV agregou para você?

LUISA:   Em termos de relacionamento humano, é incomensurável. Como você sabe, é uma oportunidade de estar com pessoas fantásticas que trazem com elas um universo riquíssimo. E no caso dos professores Zuñiga e Cíntia, poderíamos dizer uma constelação!

No trabalho de produção/arte/design aprendemos a OBSERVAR,  a perceber a diferença entre “ver e olhar”.

LIFE+STYLE: Alguma dica especial para pessoas atraídas por uma experiência como a sua?

LUISA: Segundo minha própria experiência, recomendo os cursos de “produção”  (design de exposição, iluminação para obra de arte…) tanto para os designers de bastidores poderem compreender melhor o processo criativo do artista, quanto para o próprio artista, que precisa aguçar sua percepção e aumentar o foco na execução prática de seu trabalho. Os cursos de “fundamentação” (onde tenho amigos cursando), me parecem ser uma proposta mais experimental. São cursos em arte contemporânea para estudantes de todas as areas, ministrados por artistas e críticos de arte do circuito. Neles, o universo da arte é apresentado através de aulas que saem da rotina, de dentro das salas de aula e convidam `a experimentação (com aulas na piscina, no terraço). Além de ensinar, sinto que os cursos da EAV, gratuitos ou não, acabam sendo responsáveis pela formação  tanto de artistas como de um público adulto capaz de investigar a arte e suas novas possibilidades.

Foto Marcelo Novaes

Maiores informações sobre os cursos no site da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Aproveitem!

_______________________________________________________________________________________________________

11 Comments

  1. Ótimo post. Fiquei aqui cheio de vontade de fazer um destes cursos. Pena estar tão longe. Quem sabe pra próxima, né?
    Abração, Marcelo!

    PS.: Um 2010 pleno de sucesso pra ti!

    • Oi Célio,
      Obrigado pelo comentário.
      E quando tiver alguma dica de curso, designer , evento de arte, design, estilo em Portugal, por favor, nos avise!
      Um Feliz 2010!
      Abraço,
      Marcelo

  2. Muito bom! Concordo com tudo que a Luiza falou. Fui aluno dos cursos de Produção (Desing de Exposição) e do curso de Fundamentação e já estou inscrito para a seleção dos cursos de janeiro.

    • Oi Marcel,
      Valeu o comentário. É fundamental para incentivar outros estudantes como vc e a Luisa, que correm atrás, se dedicam, e por isso fazem a diferença!
      Parabéns!
      Marcelo

      • Fã de carteirinha dessa democratização dos cursos na EAV e aproveitando ao máximo essa maravilha 0800, enquanto posso… Serigrafia e Fundamentação estão na minha lista de prioridades considerando que em breve estarei formada como educadora em artes!!!

        • m novaes
        • Posted 12/01/2010 at 22:56
        • Permalink

        OI Luciana,
        Legal seu comentário e as dicas! Vamos ver se nos encontramos em novos projetos!
        Marcelo

  3. Querido Marcelo,
    Adorei as dicas. Alias o seu blog é cheio de energia positiva e transpira sua personalidade, você é um exemplo a ser seguido porque está sempre procurando algo construtivo e belo.”Alors que d’autres se plaignent et ne bougent pas!!!” Acho que depois disto , tenho a obrigação de me inscrever.
    Beijos
    Fatima

  4. Marcelo!!!
    Querido, segui a sua dica dos cursos na EAV e já me sinto em casa. A turma é eclética e divertida e o que é melhor:Ensino prático, mão na massa.
    Na minha próxima exposição, com certeza, já estarei beneficiado do aprendizado. E os mestres são ótimos, a Cíntia e o Zuniga
    Valeu!!!
    Abração,
    Henrique

    • Oi Henrique,
      Que legal ver cumprido um dos objetivos do desafio que é escrever um blog – inspirar pessoas a investir no seu potencial de desenvolvimento. Parabéns, pois a dica foi minha mas a iniciativa veio de vc! Depois me escreva contando detalhes sobre como o aprendizado do curso influenciou seu processo criativo.
      Um abraço,
      Marcelo

  5. Ficamos felizes com tantas pessoas que encontraram na ESCOLA DE BELAS ARTES DO PARQUE LAGE O SEU IDEAL E CONCLUIRAM .
    Gostaria de saber se ainda posso fazer matricula ?

    • Oi Marina,
      O Parque Lage tem cursos começando regularmente. Uma boa dica é entrar no site da escola para saber sobre os novos cursos. O link está disponível no meu post.
      Abraço,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: