Skip navigation

Recentemente fui convidado a apresentar o talk show Mulheres e Life+Style para um animado grupo de clientes de uma loja do Shopping Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

Tendências de lifestyle nos meios da moda, do make up, em acessórios, e experiências sensoriais na decoração, gastronomia e viagens animaram uma consultoria interativa inspirando o auto-conhecimento, a identidade e melhores escolhas, num mundo dominado pela transição e pluralidade.

Uma parte importante destes encontros é a discussão sobre como bolsas, sapatos, jóias, são capazes de definir estilo pessoal com tanta sutileza e refinamento. Hoje,  grandes grifes apostam cada vez mais criatividade e investimento no desenvolvimento de suas linhas de acessórios.

 

208m

Gucci desenvolveu um efeito oxidado para sua Bit Bag. A bolsa inspira o toque, o olhar, convidando para a descoberta de uma experiência estética.

Este é um apanhado da pesquisa que realizei sobre as últimas tendências de acessórios, objetos de desejo, lançados nos desfiles outono/inverno 2010 em Paris, New York e Londres, e que compartilho aqui com vocês.

Fiquem atentos ao fato de que tendências em acessórios, por serem detalhes que ocupam a periferia do corpo,  são mais sutis e talvez por isso mais duradouras do que a própria moda de roupa. Atualmente, tanto designers como consumidoras antenadas acreditam que caprichar em um bom acessório pode ser mais significativo para marcar um estilo individual do que apostar em uma roupa de griffe.

Aproveito minha experiência e vivência profissional em consultoria de estilo e acessórios para sugerir algumas das tendências mais importantes neste universo.



OVERVIEW


O sentimento geral é de calor e conforto, tanto em cores, shapes, texturas. Cores neon inspiram energia e alegram o dia a dia. Mesmo com a presença de grandes volumes, a opulência é menos sentida que em outros tempos. Materiais resgatam a simplicidade, despertando muito mais desejos sensoriais, referencias culturais, do que um sentimento de riqueza gratuita.  As peças, de composições contrastantes, frequentemente demandam um olhar mais demorado, e sugerem questionamentos. Estampas estão presentes e aproximam, as vezes numa mesma peça, diferentes partes do planeta. O resgate retrô é forte mas tradição é tão valorizada quanto tecnologia. Vivemos uma era definitiva para uma redefinição estética, onde prevemos o futuro sem esquecer de onde viemos. Esta é a tendência que promete ser uma tônica no século XXI, não somente em acessórios mas em quase todas as áreas da expressão da arte e do design.


FRESH  COMBINATIONS

Associações de materiais, cores, texturas antes consideradas duvidosas em outros tempos, hoje seduzem os olhares atentos de designers e clientes em busca de individualidade e estilo pessoal.

Mix de cores, texturas, shapes aproximam sapatos e jóias a obras de arte.

Roger Vivier

Texturas lisas, rugosas, cores contrastantes, definem um novo look surreal.


tom binns

Formas irregulares subvertem o esperado, o simétrico, colocando `a prova o conceito de perfeição. Tom Binns.

Designers subvertem a função e a estética. Peças me induzem ao Dadaísmo de Marcel Duchamps ou ao surrealismo de Salvador Dali.

Manolo blahnik

Metade sapato, metade sandália. A fusão de estilos beira o surrealismo – uma constante do design contemporãneo. Manolo Blahnik.

Janis Savitt

Assimetria de shape, contraste das cores, movimento, adicionam surpresa a modelos que misturam o high and low. Janis Savitt.

Jóias provam que autenticidade e modernidade nascem da mescla de estilos unidos pela diferença.

 

134m

Referência ao surrealismo de Dolce Gabbana.

O universo surrealista de sonho, fantasia, invade o universo da joalheria com tecnologia e criatividade.

 

419m

Colar de lábios em esmalte remetem ao surrealismo. Sonya Rykiel.

 

OPULÊNCIA  BÁSICA

Dourados e brilho se mesclam com tons neutros e foscos da madeira. A opulência é suavizada, o uso sugerido para o dia todo.


dvf

Linhas retas, mix de madeira e tecidos nobres. Diane von Fustenberg.

 

valentino

Brilho e fosco se alternam de acordo com o movimento e a incidência de luz nesta peça. Valentino.

NEW   TRADITION

Em vez do modernismo descompromissado de ontem, renovamos o amor por estilos tradicionais testados pelo tempo, combinando efeitos contemporâneos de hoje.

O Art Decô,  com suas formas retas e tons monocromáticos, ganha volume, revitalizando a estética clássica-minimalista.

marni

Branco e preto. Dupla infalível de elegãncia clássica. Smithson.

 

lanvin

Croco, tartaruga, resina. Mix de texturas renovam o estilo clássico atemporal. Lanvin.

 

versace

Texturas manipuladas. Versace.

ENERGY  COLORS

Numa época de renovação de otimismo, cores tem a função de recarregar energias.

 

Correntes e cores fluor acendem a energia do dia a dia.

Dobradinha de cores fluor com correntes rock, acendem a energia para o dia a dia. Gucci.

 

500m

Tecnologia e engenharia se aliam para construir sapatos que aliam volume e conforto. Energia na cor, conforto no toque e na altura. YSL

 

Nesta mesma tendência, o romance se consolida com uma forte alusão e resgate da poesia de tempos antigos.

Marc Jacobs

Detalhes em veludo marcam referências de época e nostalgia. Marc Jacobs.

viktor rolf

Tecnologia inovadora associa shape retrô ao embelezamento perolado do couro. Viktor & Rolf.


GLOBAL PATCHWORK

Designers se movem por todos os cantos do mundo pinçando referências locais. A globalização, que corre o risco de pasteurizar a estética, é renovada quando criadores resgatam nichos históricos e culturas locais.

Nicholas

O ar retrô é pinçado de vitrais de catedrais góticas. Nicholas Kirkwood.

Tory Burch

A textura de tachas resgata culturas punk e rock. Tory Burch.

j. savitt neck

O culto hip hop invade a joalheria, introduzindo o look customizado. Texturas, cores e acabamentos sugerem a surpresa. Janis Savitt.

j. choo

O azul noite refreca o look afro Jimmy Choo.

rpger vivier

High tech natural. Roger Vivier.


018m

Revival do estilo militar russo. Anna Sui.

TECHNO HERITAGE

Marcas lutam para garantir sua tradição e liderança no mercado, estabelecendo autenticidade e exclusividade  na forma de produzir e montar seus produtos. Dificultar a cópia e reprodução de peças falsas será uma fonte rica de inspiração e criatividade. Marc Jacobs aposta com força na autenticidade para Louis Vuitton, uma das marcas mais copiadas do planeta.

louis vuitton

Efeito techno-arte. Tecnologia aliada `a criação nesta peça onde o logo da Louis Vuitton, feito por um mosaico de palletes, movem o logo num jogo de esconde-esconde. 

tom b

Montagens inesperadas, combinam formas, referências e épocas de estilos distintos. O contraste é cada vez mais importante na redefinição de conceitos como beleza,  estilo e luxo. Tom Binns.


Jóias, bolsas, sapatos além de fazerem parte de um universo de fetiche, de desejo, sinalizam uma nova estética no universo do design.  Mais do que beleza, as tendências apontam na direção da surpresa, da criatividade, da revisão de conceitos estéticos. O que vale mais a pena daqui pra frente? Ser bonito ou ser diferente? Uma discussão que antes pertencia ao universo  da arte contemporânea, hoje parece invadir as áreas da estética e do consumo.

Baseado em minha experiência nas áreas de consultoria de estilo e de acessórios, mais do que apresentar novidades, meu objetivo com este post, assim como nos “Encontros de Estilo” que promovo, é inspirar questionamentos que favoreçam uma análise da evolução nos campos do comportamento, do design e do estilo contemporâneos.

 

________________________________________________________________________________________

Advertisements

2 Comments

  1. gostaria de saber onde adquir os produtos em do paulo….

    • Olá Maria Aparecida,

      Alguns produtos são vendidos em multi-marcas como a Daslu em São Paulo.
      Marcelo


2 Trackbacks/Pingbacks

  1. […] Design, Estilo, Moda Atraído  por objetos que guardam em si o refinamento do detalhe,  ACESSÓRIOS sempre me fascinaram. Neste blog, comento sobre o estilo de jóias, bolsas, sapatos. E claro, o […]

  2. […] outro post, o artigo sobre o Poder dos Acessórios é o conteúdo central para estimular encontros com clientes e interessados na força de sapatos, […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: