Skip navigation

Há muito tempo tenho a consciência do poder da natureza para me trazer o equilíbrio, despertar a percepção, renovar minhas energias. Foi a vontade de trocar de ares e experimentar novas sensações que me seduziram para aceitar o convite de uma amiga para conhecer o restaurante natural VERDEJANTE , que sua mãe comanda há 12 anos no meio da reserva da serra da Tiririca, em  Niterói.

Ao longo do percurso de hora e meia em direção ao  centenário bairro do Engenho do Mato, passamos por vilarejos que me transportaram a minha infância no interior de São Paulo, onde o aroma e o frescor da terra molhada pela chuva marcaram para sempre minha memória afetiva. Essa “viagem” no tempo ficou ainda mais colorida quando percebi uma placa indicando que Charles Darwin havia percorrido aquela mesma trilha, quando em 1832, escrevia o “Diário de um naturalista ao redor do mundo“.

IMG_2099

A simplicidade exberante das marias-sem-vergonha, flor comestível e utilizada na culinária do Verdejante.

Com os sentidos `a flor da pele, fomos recepcionados por Maria Pia, uma argentina radicada no Brasil, há 41 anos.

Em segundos identifiquei em Maria Pia a força e a coragem das mulheres artistas. Escultora, pintora e intelectual, Maria Pía tem no olhar a determinação de quem luta para fazer a diferença.  Reparo seus amores por toda parte. Na forma calorosa com que recebe cada cliente-convidado, na forma com que expoe sua esculturas e livros,  na maneira carinhosa com que comanda o coração da casa, sua cozinha.

IMG_2064

Maria Pia, sua filha e minha amiga Pamela,  me ofereceram o presente de viver um domingo de chuva inesquecível, cercado de boas memórias.

Sem nunca ter feito um curso de gastronomia formal, o dom da culinária deu fama a Maria Pia desde seus dias de mãe e dona de casa. Foi essa paixão que a incentivou na reforma de um barracão no meio desse  paraíso ecológico. Há 12 anos atrás, mudou-se de mala, cuias e temperos para uma casa no meio da mata atlântica. Alí, com o apoio de seu marido e pintor Oscar Palacios, montou o restaurante que  hoje conquistou a referência de sofisticação da alta gastronomia vegetariana.

AMBIENTE

IMG_2061

Seixos brancos sevem de recordação para os clientes, dos momentos de prazer que passaram no VERDEJANTE.

Na varanda, no atelier, na cozinha, em todos os lados da casa, a natureza se confunde com o interior do restaurante.

ARTE  E  CULTURA

IMG_2078

Um “tromp l’oeil” de estilo realista surpreende os convidados na entrada principal do restaurante.

O ar rústico  lembra a cabana numa floresta de um algum conto mágico. A imaginação fica por conta do visitante.

IMG_2086

Esculturas e quadros alegram todos os ambientes. Muitas das peças estão `a venda.

Os livros de uma biblioteca, local que já foi um atelier de pintura, servem de desculpa para um balanço na rede do jardim, depois de uma soborosa refeição.

IMG_2065

A cultura, a arte, o aconchego dos ambientes me remeteram a um pedaço de Buenos Aires em meio `a Mata Atlântica.

A COZINHA

Reinando em sua cozinha, Maria Pia me conta seu maior orgulho: ter criado uma gastronomia vegetariana, com o sabor das iguarias da mais alta gastronomia. O entusiasmo com que fala de cada prato decifra o mistério por trás da paixão pelo local onde escolheu viver todos esses anos. Observando a naturalidade com que osquestrava sua cozinha, me fez lembrar da simplicidade sofisticada que todo artista exala quando exerce a sua arte.

IMG_2072

Pães artesanais saem do forno minutos antes da abertura do restaurante.

É dalí, de sua cozinha de onde vêm o aroma das tortas caseiras, o perfume cítrico dos sucos de frutas, a vibração das cores das saladas que se confundem com a horta em volta da casa.

IMG_2071

Minutos antes da chegada dos primeiros clientes, a movimentação toma conta de Maria Pia e suas ajudantes, que executam os últimos preparativos para mais uma tarde de domingo.

PRATOS

Entre saladas decoradas com flores comestíveis da região, terrines e quiches salgadas acompanhados com chutney de manga e tomate, também provei do maravilhoso Crespelle de Cogumelos diversos.

IMG_2067

Saladas provenientes da horta local são decoradas com flores comestíveis da estação.

IMG_2091

A vista do jardim parece replicar a natureza servida nos pratos.

IMG_2089

Forma, textura, cor, convidam o paladar.

Enquanto me servia de mais uma rodada da terrine de abobrinha com molho provençal, ouvi uma voz entusiasmada: “Experimenta esse aqui, esse arroz vermelho é um dos meus preferidos…” Foi quando percebi um menino com seus 6 anos de idade, apontando animado para um dos pratos,,, soube logo em seguida, por intermédio de sua mãe, que Felipe ( nome do animado gourmet mirím)  frequenta o VERDEJANTE desde recém-nascido, sendo hoje um amante da gastronomia natural!

IMG_2087

O arroz vermelho com especiarias foi dica de Felipe, o gourmet de 6 anos de idade!  O suco de tangerina foi um dos mais saborosos que já provei na vida!

IMG_2092

O Seitan, iguaria criada há séculos pelo monges budistas, é a base de trigo conservando-se todo o glúten num cozimento lento num caldo de raiz de gengibre, alga kombu e molho de soja. Os molhos de chutney de manga e tomate acri-doce completam a experiência. Um de meus pratos preferidos!

IMG_2093

Uma das especialidades de Maria Pia, o mil folhas com creme foi preparado especialmente para agradar Fred, um cliente e amigo da casa há tantos anos e refeições. Impossível comer uma só fatia!!

FELICIDADE

A alegria que Maria Pia evoca com sua gastronomia contagia a felicidade, o bem estar, a renovação de energias.

A medida que o almoço termina é impossível não pensar em quando vamos reviver novamente esse estado de espírito.

IMG_2095

Ana, Fred e Pamela se divertem com a boa conversa que cerca toda boa refeição.

RECONHECIMENTO

Me despedi de Maria Pia como alguém que se despede de uma artista – com o reconhecimento e a gratidão de levar comigo as imagens, sensações e memória despertadas, ao longo das 6 horas que passei em sua companhia, compartilhando de seu rico universo.

IMG_2103

Eu, Maria Pia e Paulo, mais um fiel cliente e amigo.

Atravessando a ponte Rio-Niterói, Pamela me contava que o restaurante atrae tantos apreciadores, que sua mãe, por uma questão de praticidade, adotou o sistema “a kilo”. Alguns clientes estranharam… Eu, nem tanto,  já que vejo nessa medida uma forma de evolução de todo sistema que dá certo e se moderniza para continuar entre nós.

Hoje, a medida que escrevo este post para sugerir a dica de um “simples programa sofisticado”, concluo que a culinária de Maria Pia não pode mesmo ser medida a “quilo”… E  sim a ” pêso” – uma escala de grandeza mais adequada para medir não apenas comida mas experiências preciosas, capazes de estimular  tamanha emoção, prazer e autenticidade!

IMG_2098

Eu, feliz da vida,  em algum lugar da trilha de Charles Darwin, na serra da Tiririca!

O restaurante VERDEJANTE funciona todos os sábados e domingos, das 13 horas, recebendo clientes até `as 16 horas.

Telefones para contato:  (21) 9660 – 9057 / 9972 – 0684

hp_scanDS_9111415152037

IMPORTANTE

Depois de anos dedicados a arte da gastronomia, Maria Pia encerrou as atividades do Verdejante em março de 2010.

Fica aqui este post como  homenagem a uma artista da gastronomia!

______________________________________________________________________________________

Advertisements

8 Comments

  1. Adoro descobrir restaurantes vegetarianos bem indicados. Obrigada pela dica ;)
    Renata

  2. Muito legal! Vou falar para minha irmã ler este post!!
    um baraço
    Patricia

  3. Hoje estive no Verdejante!!!Amei tudo deste o local , a Srª Maria Pia uma graça! podemos sentir todo o carinho com que foi feita suas deliciosas iguarias!
    Agradeço ao Maravilhoso Domingo que passamos em seu recanto.Claro quevoltaremos por lá Ah! detalhes que sobremas divinas! Parabéns.
    Regina

    • Oi Regina,

      Que legal você nos contar seu domingo especial no Verdejante. Maria Pia vai ficar contente de saber que conquistou mais uma amiga e cliente,,, afinal tenho certeza que comentários como o seu, a incentivam para continuar exercendo a gastronomia que pratica com tanto carinho e dedicação. Obrigado! Marcelo

  4. Marcelo, adorei a postagem sobre o Verdejante. Já estou doida querendo conhecer. Valeu!

  5. O restaurante continu aberto. No momento funciona so aos domingos desde que o tempo permita.

  6. Guardei na lembrança uma tarde inesquecível de um domingo no ano de 2000. Experimentei comidas bem diferentes. Fiquei surpresa ao saber que fechou em março de 2010. Espaços como aquele deveriam durar para sempre. Com certeza na memória de quem lá esteve, permanecerá como um sonho.

    • Olá Valéria,
      Verdade! todos com quem converso, tem a sensação de paraíso compartilhada por vc!! Infelizmente, assim, como disse, o restaurante foi permanentemente fechado. Qdo souber de lugares mágicos, com experiências semelhantes, compartilhe aqui com a gente do Life+Style!. Abçs, Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: