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Sabe aqueles livros que você começa a ler e parece que foi escrito pra você?? Pois LOVEMARKS teve esse impacto sobre mim. Assim que comecei a folhear suas páginas durante uma conversa com um amigo visionário, consultor em branding, percebi que, talvez devido a meu instinto otimista,  venho acreditanto e perpetuando muitos dos princípios por trás de uma Lovemark.

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O autor de LOVEMARKS, Kevin Roberts, compartilha a visão global de um líder empresarial dinâmico que acredita ardentemente que conexões emocionais e indivíduos inspiradores podem transformar o mundo. Eu também acredito!

De forma objetiva, com uma linguagem dinâmica e sensível, com um lay out recheado de imagens e design gráfico atraentes, o autor discorre sobre a nova posição que marcas, organizações e indivíduos devem assumir para estabelecer laços afetivos, sensoriais com seus consumidores e parceiros. O livro nos  lembra como globalização, capitalismo acelerado, desejo de lucro a qualquer custo tem o seu preço, e  colocam em risco o valor agregado de produtos e serviços, transformando-os em commodities desinteressantes ao longo do tempo.

 

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O desafio, sugere o autor, é conseguir o reconhecimento através do AMOR que produtos, serviços e pessoas INSPIRAM em seus clientes. Esta afirmação poderia até correr o risco de parecer piegas se o livro não tocasse fundo em princípios básicos para cristalizar ligações afetivas, presentes em vários níveis de relações.

 

RESPEITO é o ponto chave  para construção de uma relação de AMOR. As LOVEMARKS deste século serão as marcas e empresas que criarem conexões emocionais, genuínas com as comunidades e redes com as quais se relacionam. Isso significa ser próximo e pessoal. E ninguém vai deixar você se aproximar o suficiente para tocá-lo, a menos que você respeite oque você faz ou quem você é.

 

Assim como o autor, considero o desempenho , a reputação e a confiança, princípios básicos para um código de conduta que diferencia pessoas e organizações.

 

 

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Alguns dos princípios que inspiram a relação entre RespeitoAmor:

Desempenho, desempenho, desempenho

O Respeito cresce do desempenho. O desempenho como consequência de cada interação.

 

Busque a inovação

O crescimento somente é possível com a inovação constante. Melhoria contínua para os consumidores.

 

Facilite

A complexidade crescente de muitos bens e serviços aumentou o risco. A equação é simples, se for difícil de usar, perecerá!

 

Não se esconda

As pessoas só o respeitarão se souberem quem você é. No ambiente da Internet, não existe lugar onde não possa ser encontrado. Experimente!

 

Assuma a liderança e fique lá

Estar na dianteira pode ser solitário e desconfortável, mas lembre-se o husky da frente tem a melhor visão.

 

Diga a verdade

Apareça. Seja transparente. Admita os erros. Acredite em você – em momentos críticos, sua reputação será sua melhor defesa.

 

Assuma responsabilidades

Assuma a maior responsabilidade de todas – tornar o mundo melhor para todos, criando auto-estima, riqueza, prosperidade, empregos, opções. Defina altos padrões de qualidade e os supere.

 

Ofereça o melhor design

Se você não for esteticamente estimulante e funcionalmente eficiente, simplesmente desaparecerá na multidão. Você precisa ser diferente, não apenas agir de forma diferente.

 

Não subestime o valor

Não apenas o monetário, mas a percepção do valor. Somente quando as pessoas perceberem o valor do que estão obtendo é maior do que o custo, respeitarão sua oferta de negócio.

 

Mereça a confiança

Os consumidores querem confiar em você. E para tal, permaneça fiel a seus ideais e as aspirações que compartilha com eles.

 

É uma lista rígida, exigente e inflexível. Mas para alcançar o status de LOVEMARKS, concordo com o autor quando sugere segui-las `a risca.

 

 

Outro aspecto que me chama atenção no livro é importância da linguagem para conferir a ressonância emocional às LOVEMARKS. O autor nomeia 3 atributos básicos que capturam conexões emocionais.

 

 

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O QUE FAZ UM VERDADEIRO GRANDE AMOR SE SOBRESSAIR?

 

>  MISTÉRIO

Contar histórias fabulosas; combinando passado, presente e futuro; explorando o mundo dos sonhos; grandes mitos e ícones e inspirações.


>  SENSUALIDADE

Os sentidos nos alertam, provocam, advertem enchem nossos corações de alegria. Por meio de sentidos básicos como olfato, paladar, tato, audição e visão, nos aproximamos de nossa essência e humanidade.


 

>  INTIMIDADE

A intimidade requer o profundo entendimento do que é realmente importante para as pessoas. E esse entendimento significa estar preparado  para se revelar também. Revelar seus verdadeiros sentimentos. Mais evasiva do que Mistério e Sensualidade, a Intimidade exige um processo bidirecional. De ouvir e de falar, evocando:

  • Empatia, para entender as emoções das pessoas e responder a elas;
  • Compromisso, para provar que estamos em um relacionamento duradouro;
  • Paixão, a centelha que mantém o relacionamento vivo.

 

É difícil resumir em poucas palavras um livro que estimula a INSPIRAÇÃO . Em suas 221 páginas, o importante é que o livro nos desperta como este atributo incentiva a inovação, é contagiante e está acessível a todos.

Indico a leitura deste livro em meu blog pois assim como o autor, acredito que  OTIMISMOINSPIRAÇÃO podem gerar a AÇÃO e estimular os empreendedores que vislumbram um objetivo maior para suas empresas, suas vidas e o mundo em que vivemos.

 

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LOVEMARKS  –  o futuro além das marcas

Lovemarks conectam companhias, seu pessoal e suas marcas

Lovemarks inspiram a Fidelidade além da Razão

Lovemarks são propriedades das pessoas que as amam.

Como CEO Mundial da Companhia de Idéias Saatchi & Saatchi, KEVIN ROBERTS supervisiona uma equipe internacional de mais de 7 mil pessoas de criação em 82 países. Viajante inspirador de idéias e palestrante requisitado é fonte constante de inspiração para milhares de pessoas por sua visão, pela clareza de propósitos e pela objetividade de seu discurso.

 

 

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One Comment

  1. Marcelo,
    Parabéns pelo post muito bem escrito! Através dele pude perceber que o livro é realmente apaixonante. Os três atributos: mistério, sensualidade e intimidade, que o autor cita, fazem parte de qualquer relação a dois, seja ela profissional ou pessoal, pois ambas devem estabelecer uma boa conexão emocional para que tenha sucesso!
    Depois gostaria de ler o livro!!
    Um abraço,
    Patricia


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  1. […] Como consultor para concepção e execução de projetos de lojas conceito, fico atento para identificar sinais de novas possibilidades nas áreas do varejo e do consumo para diferenciação e perpetuação de Lovemarks. […]

  2. […] As consultant for concepts and execution of concept store projects, I take research trips to identify signs of new possibilities in the areas of experience consumption for differentiation and perpetuation of Lovemarks. […]

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