Skip navigation

Em julho último, durante minhas férias,  estive em São Paulo, cidade onde além de reencontrar a família, visitar velhos amigos,  vivo  experiências que sempre me gratificam. Uma delas foi a oportunidade  de visitar a CASA COR na capital paulista.

Na 23a. edição da CASA COR SÃO  PAULO 2009,  tendências, lançamentos, entretenimento,   espalharam-se em 124 ambientes, ocupando mais de 44.000 m2 do Jockey Club, no bairro do Morumbi, de 14 de maio a 14 de julho de 2009.

Na busca de uma vida mais autêntica, com mais estilo e prazer, perceber e desenvolver o olhar para universos estéticos paralelos é uma arma poderosa.  Numa época onde a informação está acessível a todos, farão a diferença aqueles que não só detiverem a informação mas que sabem COMO e ONDE aplicá-la. Desenvolver a capacidade de abstração e estabelecer associações tranversais entre setores é hoje uma das ferramentas que perpetua a evolução do CONHECIMENTO contemporâneo.

casa cor capa

Anuário Casa Cor - fonte de inspiração para pesquisadores das áreas de estilo e tendência.

Nesta edição da Mostra, a tecnologia aliou-se `a natureza, marcando um evento de decoração que hoje é o maior das Américas e o segundo maior no mundo, depois do Salone del Mobile di Milano. Os renomados profissionais convidados tiveram um desafio especial:  além da criatividade e bom gosto, os projetos deveriam apresentar soluções voltadas para questões de SUSTENTABILIDADE.

brasil mato

As florestas brasileiras inspiraram designers a criar arte onde o verde de nossas matas servem como revestimento de paredes. Mais suntentável impossível!

Reafimando sua consagrada fórmula para mostrar oque há de melhor em arquitetura, decoração, design e paisagismo, a CASA COR 2009 homenageia os 100 anos de nascimento do defensor das matas brasileiras e grande paisagista, BURLE MARX.

burlemarx ccor

Os grafismos, típicos padrões da obra do mestre Burle Marx, inspiraram o paisagista Marcelo Faisal em sua homenagem ao artista.

____________________________________________________________________________

A  SEGUIR,  IDENTIFICO   TENDÊNCIAS  QUE  SINALIZAM  DESEJOS  E  CONSUMO


A NATUREZA SE CONFUNDE COM A MORADIA

IMG_1872

Em muitos projetos, fica difícil perceber onde começa a casa, onde termina o jardim.


Seja no uso de plantas por toda a casa, na utilização de móveis de reflorestamento, em quadros de plantas nas paredes, é emocionante a criatividade com que os designers conseguem trazer a natureza para dentro de casa.

IMG_1876

Materiais como pedra, madeira, água reinam absolutas em quase todos ambientes. A frieza tecnolóliga do aço e vidro são elementos apenas complementares, como nessa espetacular cozinha da FLORENSE. Projeto por Fernanda Marques.

A tendência do “GO GREEN”  é mundial.  Mas o evento me lembrou como no Brasil,  o DNA ” verde”  é inerente a qualquer influência global. Corre naturalmente em nossas veias, marcando com  liberdade  cool e despojamento chic o estilo brasileiro.

IMG_1874

Ambientes forrados por placas de madeira de reflorestamento se harmonizam com jardins externos.

 

Pedras em estado bruto retornam ao interior dos espaços de convivência, conferindo frecor e sofisticação.

IMG_1873

Paredes internas forradas de pedra trazem a natureza para dentro da casa, refrescam o ambiente, economizando energia gasta com o ar condicionado. Por Fernanda Marques.

A ÁGUA foi um dos elementos presentes em vários ambientes na Mostra. Atentos à SUSTENTABILIDADE, vários designers propunham sistemas de reutilização de água da chuva em suas soluções.

IMG_1871

Seja nas piscinas que decoram áreas externas, espelhos d'água que refrescam ambientes internos, ou cascatas que tranquilizam varandas zen com seu barulho de chuva, a ÁGUA favorece soluções funcionais e sensoriais surpreendentes . Por Gilberto Elkis.

__________________________________________________________________________

NICHOS DE MERCADO  – CASA HOTEL e CASA KIDS

Duas mostras paralelas,  voltados a dois nichos específicos de mercado, são novidades interessantes da Mostra.

CASA HOTEL – Mostra que valoriza  a arte de hospedar e as tendências em hotéis. Celebridades inspiram arquitetos a criarem espaços com  estilo individual.

IMG_1879

A transparência na divisória de madeira ripada, acentuada por uma iluminação cuidadosa, marca com sofisticação o estilo Ricardo Almeida, um dos principais designers de alfaiataria masculina. Projeto de Fernanda Abs e Fred Benedetti.

IMG_1881

Luxo, alegria, energia foram palavras chaves para João Armentano captar o estilo Hebe Camargo em sua homenagem à apresentadora.

ccivete

A cor dourada, o brilho do sol, representam a energia e alegria de viver de Ivete Sangalo, homenageada no espaço assindado pelo arquiteto Leo Shehtman.

CASA KIDS – Mostra com tendências focadas no morar da família e de crianças de 0 a 12 anos. Percebe-se a liberdade e sonho do mundo infantil.

cckids

Cores cítricas em harmonia com com formas futuristas oferecem a viagem dos sonhos. No teto, a imaginação fica por conta de uma imagem da Terra vista da cama. Por Aquiles Nicolas Kilares.

cckids1

As cores pastéis, o romance no papel de parede florido resgata a menina adolescente. Por Patricia Novoa.

________________________________________________________________________________

AMBIENTES  TRADUZEM  O ” MOOD”, O “LIFESYLE” DE  SEUS   MORADORES

“MOOD URBANO CONSCIENTE”

Com menos rompantes e excessos, a aposta é a suavidade de texturas dos objetos, ao invés do contrastes entre cores.

cc cores

“MOOD  RÚSTICO SOFISTICADO”
O dourado do deserto tranquiliza e oferece aconchego neste ambiente de João Armentano.

O dourado do deserto tranquiliza e oferece aconchego natural neste ambiente de João Armentano.

“MOOD  RETRÔ  MINIMALISTA”
Baixo contraste de cores associado ao minimalismo  de formas da marcenaria sugerem a harmonia das linhas art déco do ambiente com 4 metros de altura. Projeto dos arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes.
casacoranos50
____________________________________________________________________________
FETICHE  LÚDICO, TECNOLOGIA HIGH TECH

Em uma época de efeitos pós-crise,  o maximalismo e excessos têm pouca representação nesta 23a. edição da Mostra. Talvez por isso mesmo, o projeto da Suite do Motel tenha se destacado, com cores e texturas que estimulam a sensualidade encontrada em cidades como Paris e Amsterdam, universos de inspiração dos designers.

ccsexy

A textura brilhosa do vinil, acentuada pela iluminação neon e cores como vermelho, pink, preto, representam o universo sensual dos designers Alessandro Jordão e Kiko Sobrinho.

_____________________________________________________________________

TENDÊNCIA  DO  “DIY”   –   Do It Yourself

Mais que nunca, a criação está mais autoral que nunca. Em algumas horas, você  imagina e redimensiona uma estampa no computador. Com facilidade,  o corte a laser é usado para revestir paredes com uma renda artesanal.. Oque antes era possível ser  executado apenas por empresas especializadas, hoje pode ser customizado pela moradora-designer!

cctexturas

No Atelier Garden, uma grande caixa de madeira é revestida por uma "renda" feita por alumínio trabalhado a laser. O high tech usado em favor do artesanal. Projeto por Marcia Coelho.

_____________________________________________________________________

CONVITE  AO  SONHO  E  FANTASIA

Cenários de sonho feitos por projetores multi-mídia de última gerção conferem a cenografia teatral a ambientes que convidam à viagem e fantasia, aliando arte e decoração.

cchightech

Móveis são tratados como canvas, telas de pintura, onde imagens ganham vida. A utilização de fórmica negra, móveis que sugerem a reciclagem, lâmpadas tipo led, são sinal claro de SUSTENTABILIDADE. Por Patricia Suplicy e Gina Elimelek.

__________________________________________________________________

ARTE  E  DECORAÇÃO – MAIS PARCEIROS DO QUE NUNCA!

Na busca por renovada criatividade, individualidade, auto-gratificação, há muito se percebe um “namoro”  entre dois univeros estéticos,  ARTE e DECORAÇÃO.

ccmasp

A prova desta união é a presença de uma pequena loja do MASP na 23a. edição da Casa Cor. Uma iniativa que promete! Projeto de Solange Marchezinni.

_____________________________________________________________________

RESTURANTE SUSTENTÁVEL

Almocei no restaurante Baldebec da foto abaixo. Serviço atencioso, pratos deliciosos e ambiente projetado para transmitir prazer e auto-gratificação valorizaram os R$ 45,00 que paguei pela “experiência”. Não pude deixar de pensar como este preço era irrisório pelo que estava recebendo em termos de gratificação. Mais vez comprovei que quando bom DESIGN, SUSTENTABILIDADE E ESTILO caminham juntos, PREÇO não é mais um impecilho tão grande!

sc0008d422

O encosto de feltro e tampos de mesa feitos de compensados de cortiça, reforçam o foco na SUSTENTABILIDADE. Projeto por Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen.

Acreditando na importância de um olhar transversal na relação entre setores, dedico meu blog ao exercício de associações entre expressões estéticas diversas.  ARQUITETURA e DECORAÇÃO sempre foram manifestações relevantes em minha trajetória de pesquisa e auto-conhecimento. Aprendo muito sobre quem sou quando visito uma exposição de decoração como a CASA COR.

Aproveitem  para vibrar com  as novas possibilidades traçadas neste post.

Em setembro,  tem mais novidades na CASA COR RIO  2009!!!

*******************************************************************************************************************************************************

 

Advertisements

5 Comments

  1. Oi Marcelo,
    Acredito que a diferença também é feita quando se passa conhecimento. Esta é uma das tuas boas qualidades!
    Ah, lindas as fotos! E olha que eu produzi algumas edições de Casa Cor pela Revista Viver Bem e Kaza. Parabéns! Beijos!

  2. Foi uma da melhores Casa-Cor que visitei. Parabéns

  3. e lindo muito lindo o que visitei bjs

  4. para me foi o melhor evento sobre a arquitectura e a decoraçao ambientalista no decorrer do ano.

    • Olá Dercio,
      Concordo com vc… visitar a Casa Cor 2009 em SP foi entar em contato com um mundo de novas opções para aguçar a sensibilidade estática. Curiosos, profissionais das áreas de design e estética, ou mesmo simples apreciadores com sensibilidade apurada agradecem a existência de um evento deste nível no Brasil de hoje.


One Trackback/Pingback

  1. By Os números de 2010 « LIFE + STYLE on 08 Jan 2011 at 10:51 pm

    […] CASA COR São Paulo 2009 agosto, 2009 5 comentários 5 […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: