Skip navigation

 

Em busca de aprimoramento profissional e intelectual, frequentemente visito Londres durante o verão. Durante 3 anos,  investi tempo e recursos para atender cursos numa das escolas mais importantes no mundo das artes e design, a Central Saint Martins College of Arts and Design de Londres. É uma das escolas de artes e design mais respeitadas do mundo, de onde saíram John Galliano, Alexander McQueen. Os professores são artistas e designers atuantes nas áreas das artes, moda, grafitti, design.

 

IMG_0037

Chill out com amigos numa tarde de domingo - Soho Square

 

 

Dentre os cursos que fiz estão Fashion and Marketing (maio 2007), Retail Design (maio 2008) e Design Experience (julho 2008).

 

 

IMG_0346

Turma do curso Design Experience - julho 2008

 

 

O contato e a convivência com colegas vindos de todas as partes do mundo – Tailândia, Espanha, Japão, França, China, Peru, Egito – profissionais dos mais variados setores estéticos – arte, design, moda, estilo, comportamento – torna os cursos na Saint Martins experiências inesquecíveis e enriquecedoras.

 

 

IMG_0159

Visita ao Victoria & Albert Museum

 

Ao longos das aulas (de 9 às 16.00 horas, diariamente), a escola promove visitas guiadas para galerias de arte, bookshops especializados, museus e exposições, possibilitando ver Londres de uma forma única e reveladora.

 

 

IMG_0177

Visita ao Science Museum

 

 

Os professores do curso Design Experience são curadores de exposições e nos ofereceram visitas guiadas a vários museus e galerias de arte.

 

 

IMG_0181

Iluminação dramática setoriza os ambientes no Science Museum

 

 

Atender o curso é uma maneira criativa para conhecer pessoas, fazer novos amigos, ter dicas de onde ir e oque fazer numa das cidades mais criativas e interessantes no planeta.

 

 

IMG_0194

Visita ao Tate Modern

 

 

Nas visitas a centros culturais, museus,  galerias, analisávamos os efeitos da iluminação, sinalização,  interatividade dos ambientes com  o espectador.

O objetivo era pesquisar e identificar recursos que transformam exposições em EXPERIÊNCIAS.

 

 

IMG_0198

Uma das coisas legais de visitar museus é notar a simplicidade e eficácia para comunicar fatos complicados. Neste andar por exemplo, a cronologia da arte ocidental está escrita pelas paredes do museu, como se tivesse sido feito por uma criança. Uma maneira criativa e atraente para comunicar uma idéia importante como o timeline da história da arte, muitas vezes difícil e chato de guardar!

 

 

Depois do curso, visitar o Southbank, um calçadão ao longo do Rio Tâmisa promete surpresas constantes.

 

 

IMG_0202

Teatro ao livre, shows de acrobacia estão por todas as partes em Londres.

 

 

IMG_0203

Artistas desconhecidos ganham a vida com as gorjetas oferecidas por espectadores que reconhecem o talento de perfomances autênticas e interativas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem acha Londres cinzento e seu povo frio, pode se inspirar nas experiências que compartilho aqui, cheias de calor, amizade, criatividade e cor!

 

IMG_0131

London Eye iluminada nas cores do arco-iris.

 

Estas fotos foram tiradas as 22:30 de uma linda noite de verão,

a beira do Tamisar, ao longo de Southbank.

 

IMG_0134

Iluminação celebra a London Gay Pride

 

 

Um upgrade intelectual adquirido na escola, reencontrar amigos de longa data e exercitar o olhar numa das cidades mais estimulantes do mundo é um presente que procuro me oferecer todos os anos.

IMG_0208 Felicidade não precisa de descrição.
Central Saint Martins College of Art & Design
41 Comments

  1. Que delícia de post! Adorei as informações, teu jeito de compartilhar como foi a experiência do curso e as ótimas fotos. Um post, uma narrativa! Estou gostando disto! Beijo!

  2. Muito obrigada pelas informacoes, eu estou querendo passar 6 meses em londres para fazer varios cursos na saint martin. Mais nao estou conseguindo entrar no site e nem ver as informacoes. voce poderia me ajudar?
    obrigada

    • OLá Marcela,
      Q legal saber q está com planos de ter umas experiências na St. Martins! Já fiz 4 cursos, e ano q vem já estou me preparando para um outro sobre COOLHUNTING.
      Claro q vai ser um prazer te ajudar!! OS 4 cursos q fiz lá (mesmo de 1 ou 2 semanas) me valeram mais q muita faculdade por aí!!
      Vou entrar em contato direto c/ vc e conversamos, ok?

  3. Bom! ainda não tenho meu site mas, em breve ele estára aqui disponivel para que todos possam ver o que trabalho.Um produto realmente bacana e exclusivo…talvéz vcs já conhecem.O silicone.Mas trabalhei por muito tempo pesquisando a durabilidade do produto até chegar o que eu faço…bom! mas , uma coisa que quero muito é ir muito para londres. não tenho a minima idéia de como é. o tempo,pessoas e lugares…quero ir para um lugar onde reuna idéas, cores como a marcela mesmo disse e muita energia para expressar trabalho e mercado.Preciso de dicas de lugares onde tem cursos bacana e com muito conteúdo e se possivel faxa de preço.
    bom! no mais obrigado se puderem me ajudar,bjos para todos e sucesso para nós!!!

    • Td bem Bruno!
      Legal saber sobre seu trabalho. Trabalho com materiais alternativos são um grande foco dado pela St. Martins. Uma dica são os cursos de pequena duração – nas épocas da Pascoa, Natal ou férias (julho). São cursos de 1, 2 semanas, e frequencia de pessoas do mundo todo, otimo para trocar novas ideias… Legal que esses cursos tem prec,os mais acessiveis. Da uma olhada no link da escola acima e vai achar escolhas variadas. Importante ter bom dominio do ingles,ja que aulas sao todas neste idioma.
      Espero ver seu site ou mesmo blog em breve, mostrando seu trabalho.
      Um abrac,o
      Marcelo

  4. Olá,gostei bastante do post e gostaria de saber se pode me ajudar.Quero fazer a graduação de moda no central saint martins,mas não encontro nada com informaçoes claras,vc sabe algo a respeito?tempo de duração?preços?Obrigado desde já,Beijo.

    • Olá Lucas,
      Assim como vc, tenho recebido pedidos constantes de interessados em expandir seus horizontes de estudos no exterior, nas áreas de design, moda, decoração. A Central St. Martins é uma das mais renomadas mesmo. De lá saíram Stella MacCartney, Alexander Mc Queen, Jonh Galliano. Mas á fama da escola não fica somente em seus alunos célebres. Fiz 4 cursos lá em 3 anos e só tenho elogios. A escola tem duas sedes uma em Southampton Rd e outra na Charing Cross Rd., ambas muitos centrais, com boas instalações. A escola tem grade preocupação com a aplicação prática dos conteúdos teóricos, oq garante a execução de projetos finais na conclusão dos cursos. Sempre fiz cursos mais curtos de até 2 semanas. Variam de preços, de 300 a 900 libras. A graduação é bem mais cara, com cursos de moda chegando a 11.000 libras por ano. Juntando a estes valores, tenho que lembrar que a estada em Londres é bastante cara! Uma estada de uma semana em Londres pode representar o dobro do gasto em Paris!! Mas a escola tb fornece preços especiais para estudantes estrangeiros. Mas garanto, tudo oque vc gastar vc ganhará terá um retorno em dobro!
      Londres é efervescente, um dos polos do mundo, há milhares de anos… gosto especialmente da capacidade da cidade reunir a tradição do chá das 5, da educação das pessoas, limpeza das ruas e metro, com a transgressão de pólos de criação como Brick Lane ou Stapplefields Market, onde novos designers dão o tom ao que as grandes marcas estarão reporduzindo nas estação que vem,, Na minha opinião, a produção criativa de Londres consegue ser mais conceitual e sem tanto compromisso com o mercado, gerando um grau de autenticidade apaixonante de designers e artistas. Meu conselho é vc entrar na página da escola e vasculhar as informações. IMPORTANTE: Vá estudar na St. martins qdo vc tiver um domínio de bom para excelente do inglês, já que todas aulas são dadas no idioma local.
      Acess info no link que disponibizo no post acima.
      Boa sorte,
      Marcelo

    • OI Lucas,
      Desculpe a demora em te responder. Mas acho q pode encontrar boas dicas no site da St. Martins, indicado no meu post. Sei q o curso de graduação é caro e morar em Londres mais ainda,,, uma dica é vc fazer um curso de duração menor como os que sempre faço, antes de se comprometer com um curso de grande duração. Essa é sempre uma boa experiência. No site, vc tem uma infinidade de cursos rápidos, 1, 2 semanas. Qquer coisa, fico `a disposição. Eu fiz o de Fashion and Marketing e gostei muito,, sempre lembro que a fluência no inglês é sempre desejável!
      Boa sorte, Marcelo

  5. Olá Marcelo, tudo bem?

    Muito interessante seu post sobre a St. Martin. Sou publicitário, diretor de arte, e estou querendo tirar “ferias” de 6 meses e ir estudar em Londres. Me interessei bastante pelo curso “English Plus Art and Design” que tem na “The Language Centre and Chelsea College of Art & Design / Camberwell College of Arts” que fazem parte da University of the Arts London, assim como a St. Martin. É um mix de cursos de idioma com aulas de desenho e pintura. Você já ouviu falar desse curso? Sabe me dizer algo sobre a qualidade dele e da Chelsea/Camberwell? Pq a opção seria fazer um curso de inglês em uma escola normal e fazer cursos avulsos na St. Martin. Se tiver alguma informação/opinião sobre isso, ajudaria muito. Muito Obrigado. Elias

    • Olá Elias,

      Legal seu comentário e tb gostei do seu portfolio no blogspot!

      Realmente não conheço esse curso “English plus Art and Design” mas soa interessante. O ideal é ter já um bom domínio do idioma inglês, mas se encontrar um curso de inglês com mix de arte e design, muito legal!
      O Chelsea College of Art & Design é conhecido e fica próximo de uma das unidades da St. Martins.
      O último que fiz chama-se “Design Experience”, com 2 professores, um ex grafiteiro e outro curador de exposições e instalações de arte. Hoje andam dando consultoria para lojas como a Nike. No curso, somos divididos em grupos e cada um deve apresetnar um projeto final para transformar uma rua, parque ou local de Londres, inicialmente sem graça e sem atrativo, em um acontecimento, um entretenimento, que envolva os passantes com surpresa, mistério e interatividade. Este curso vale MUITO a pena… Mas é aconselhável bom domínio do inglês para aproveitar o máximo!
      Boa sorte!
      Marcelo

  6. Olá Marcelo!
    Parabéns pelo site! É muito bom saber que os cursos valem a pena, até mesmo os mais curtos, pois não terei muito tempo!
    Sou designer de produto há 6 anos e freela como Gráfico há 5… portanto fiquei interessada em fazer vários deles hehe.
    Doe todos os cursos que você fez, qual você mais gostou?
    É necessário fazer um teste de fluência em inglÊs para entrar?
    Obrigada!
    Michele Antunes

    • Oi Michele,

      Primeiro de tudo, obrigado pelo seu comentário. O blog tem sido um portal para conhecer pessoas com perfis interessantes como seu, com quem eu posso compartilhar as experiências que venho colecionando a tanto tempo.
      Bem, quanto aos cursos na CSM, difícil escolher os melhores… Me identifiquei muito com um que fiz sobre “Retail Design “- análise de cases em aula e visitas a lojas, onde execitamos o olhar na busca de shopping experience, uma de meus campos ‘hoje de ação profissional – criar e executar ambientes de varejo com foco em vendas, através do convívio e experiências. Outro foi “Design Experience”, com dois professores (um ex grafiteiro, outro artista plático) que ensinam como transformar ambientes sem interesse, em ponto de atração, também explorando experiências emocionais (através da utilização de cor, movimento, comunicação, instalações de arte).. Um outro foi “Fasion + Marketing”, onde convivi com designers de malas, de roupas, de acessórios, de Bangkok, Hong Kong, Espanha, me oferecendo uma visão global do business de moda, seja da oferta quanto dos tipos de clientela. Aprendi aqui sobre a técnica de “mood boards” para identificar perfis de clientes.. muito legal!!
      A escola não exige nenhum certificado ou prova de proficiência em inglês. Mas, como sempre digo, a fim de aproveitar os cursos ministrados em inglês, o aluno dever ter um nível no mínimo intermediário.

      Qqque dúvida ou maiores esclarecimentos, é só perguntar!
      Boa sorte!
      Marcelo

      • Oi Marcelo! Olha eu aqui novamente! :)
        Estou tentando fazer minha inscrição para o Easter Course na CSM, mas pede número de visto. Você fez visto para estudar nesses cursos de 4 ou 5 dias? Como funciona?
        Obrigada mais uma vez!
        Michele

        • m novaes
        • Posted 24/01/2010 at 21:55
        • Permalink

        Olá Michele,

        Q bom saber q está prestes a cursar na St. Martins. Qto a exigência de visto na inscrição, é novo para mim. Estive na escola fazendo 4 cursos e nunca me exigiram nada parecido. Será que vc foi em ‘Short courses”?? Pois se tiver selecionado opção de cursos de graduação, de duração mais longa, aí sim haveria a necessidade de visto. Tente mais uma vez. Se ainda pedirem visto, aconselho ligar para a escola e se informar pessoalmente (encontra o número no próprio site). Costumam ser super gentis! Qquer coisa me informe, OK?
        Um abraço,
        Marcelo

  7. TERIA INFORMAÇÕES SOBRE FACULDADE DE DESIGN NA INGLATERRA?

    • Olá Célia,

      A Cental St. Martins de Londres é uma escola com foco em artes e também DESIGN.
      Entre no link da escola no post que você leu e terá acesso direto aos cursos disponíveis.
      Valem muito a pena!
      Um abraço,
      Marcelo

    • Oi Célia,
      A Central St. Martins tb é uma faculdade, além de oferecer os cursos de curta duração.
      De uma olhada no link no meu post. Tem vários cursos nas áreas de design, artes e moda.
      Boa sorte!
      Marcelo

  8. Olá, boa noite!!
    ainda tenho 18 anos, vou começar fazer a faculdade de moda em Franca, sou de Barretos.
    depois disso tudo tenho muita vontade de fazer varios cursos fora do Brasil e pelo que vi essa faculdade St. Martins é muito boa, fiquei emocionado.. enfim aqui no Brasil não existe isso..rs
    como posso entrar em contato, preciso do site sei lá, algo q eu posso conhece-lá melhor!
    abç a todos.

    • Oi Kaio,
      Desculpe a demora na resposta mas estive ocupado com projetos paralelos no último mês.
      Mas vamos lá… realmente o Brasil é carente no setor de cursos de curta duração e com a intensidade criativa e metodológica com foco na prática como a St. Martins. O fato de estar localizada em Londres, numa das cidades mais efervescentes do mundo em termos de criação, faz mesmo a diferença. Se quiser conhecer melhor a escola, navegue no link destacado em azul disponível no próprio post que você leu. Ele te leva diretamente para o site da escola.
      Mais uma vez, dominar razoavelmente o inglês é um fator importante para atender os cursos, já que todos os cursos são mininstrados nessa lingua.
      Enquanto isso, o Senac tem apresentado bons cursos de curta duração em matéria de moda.
      Boa sorte e qualquer coisa, estou a disposição.
      Um abraço
      Marcelo

  9. Oi Marcelo,

    Tudo bem??
    estou planejando fazer esse curso de mkt de moda na saint martins. Voce foi por alguma agencia de viagem ?
    E a acomodação? Entrei no site da st martin mas achei muito pouco 1x por semana , é isso mesmo?…

    • Oi Renata,
      Fiz uns 4 cursos na St. Martins.. entre eles, o curso de marketing e moda, muito legal sim! A escola oferece cursos agora na Páscoa e no verão europeu entre julho e agosto.. no site (que vc pode acessar no meu post) vc encontra tb dicas de hospedagem com diárias em torno de 80 pounds para estudantes da escola. Importante é o domínio do inglês, lingua em que as aulas são mininstradas. Talvez faça um outro curso sobre Shopping in London no fim de agosto, que aborda varejo e retail design, bem legal..
      Boa sorte,
      Marcelo

  10. Olá.. Sou aluna de Design de Moda da Faculdade Senai Cetiqt no Rio de Janeiro e estou cursando o terceiro período de sete. Ao término de minha faculdade gostaria de estar indo estudar na Saint Martin e gostaria de saber informações de lá soube que precisa ser muito bom em ingles (coisa que nao sou muito mas to me esforçando). No final do ano que vem vou à Londres fazer um curso de férias no Instituto Marongoni e já queria ir sabendo como é lá, se poder me ajudar.
    Obrigada.

    • Oi Mayare,
      Legal seu interesse pela St. Martins onde já fiz 4 cursos de curta duração (o maior deles de 2 semanas). Esta é um das vantagens na St. Martins – cursos que não exigem vc nem tanto tempo nem $, já que Londres é uma das cidades européias de custo de vida mais alto. Mas vale a pena. Londres é o centro do mundo mesmo, e muitas vezes, oq aprendemos na sala de aula, saímos e vemos nas ruas desta cidade fervilhante. Alias tenho planos fazer meu 5o. curso em agosto que vem. Um curso que explora os segredos e truques do negócio de lojas de varejo conceito na cidades. Dominar inglês é difinitivamente importante pois a escola não é um curso de inglês e sim uma escola de artes e design. Muito legal é a possibilidade de conhecer a cidade por um aspécto dirigido. O relacionamento com os professores e alunos de várias partes do mundo é muito enriquecedor.
      Hj em dia, atenção para a necessidade de conseguir um visto de estudante na embaixada. No link qdo vc se inscreve no curso verá o local onde procurar em sua cidade/pais. Boa Sorte! Marcelo

  11. Oi,

    Fui convidada por uma amiga que mora em Londres para fazer junto com ela esse curso de coolhunting agora em setembro.
    Queria trocar com vc algumas informações.
    Bjs,

    Lu

    • Oi Luciana,

      Obrigado pelo seu contato. Acho super válido o curso de COOLHUNTING na St. Martins.. Já fiz alguns cursos por lá e vale muito a pena – nivel dos professores, duração breve dos cursos, networking com pessoas do mundo todo, estar em Londres, a capital que vai do conceito a globalização.. com muito a ser descoberto..Tenho planos de fazer o COOLSHOPPING na ultima semana de agosto. Fique a vontade pra me perguntar oq quiser. Depois me fale em que cidade mora e qual sua área de ocupação. Um abraço, Marcelo

  12. ola! adorei seu artigo.
    queria poder manter contato com voce, pq minha intencao eh morar ai e estudar.
    obrigada!!
    bjs

    • Olá Briza,

      Obrigado pelo seu comentário. A demora em te responder deveu-se em exatamente estar de volta a St. Martins fazendo meu 4o. curso lá. Desta vez, foi o ‘Fashion London’, onde um art director graduado da escola mostrou lojas conceito, studios, stylists do underground da moda londrina,,, um mergulho na essência de uma das fontes de conceito criativo do mundo.. fique atenta aos novos posts, onde contarei sobre essa nova e enriquecedora experiência. Abraço, Marcelo

  13. Olá Marcelo,

    muito bacana o seu blog! parabéns! Tenho 16 anos, e formo esse ano (2011) no ensino médio. Falo inglês e francês (fluentes, mas farei as provas de Cambridge e o DELF, este ano) e fiz um curso de desenho e ilustração de moda na UFMG em 2009. Já dei uma olhada no site da CSM e estou convicta a me inscrever no curso de Fashion Communication with Promotion, só tenho uma dúvida quanto à isso, você acha muito difícil de ser aceito? Afinal não sou do tipo “futuro talento” com blogs sobre moda,portfolios e afins… Vou primeiramente inscrever-me no foundation de arts and design, já que ele é requisito básico, mas achei muito bacana a proposta da graduação visto que eu quero ser jornalista do ramo.
    Grata desde já,
    Clara

    • Ola Clara
      Obrigado pelo comentário.
      Acho CSM referência ,, esse ano faço meu 5o. curso la em abril,, acho legal investigar bem o site e as opções que oferecem para ver oq melhor se aplica a vc,, se tiver recursos para gradução, lá é o lugar,, mas é uma escola muito exigente, inclusive pq todos do mundo interiro querem estudar la,, nao estou muito por dentro sobre gradução, mas pode escrevr para eles q informam e surfar no site deles,, Boa sorte! Marcelo

  14. Oie…
    adorei os comentarios, ate pq quero estudar na CSM. A unica questao e o ingles. Tenho uma otima nocao e facilidade com a lingua. Entretanto, acho melhor ir antes e fazer um curso curto de ingles. Gostaria da sua opiniao. E se nao for pedir demais, uma dica de algum curso de ingles. Acho q a CSM nao oferece…
    Aguardo contato…

    Obrigada. Abraco a todos.

    • Ola Mariana,

      Obrigado pelo seu comentário. CSM é uma øtima referência, como faculdade e nos cursos de curta duração que oferecem (a partir de 1 semana). Tenho uns amigos ingleses que ensinam ingles numa escola em Londres mas tenhod e me informar sobre o nome da escola deles,,, vou em informar e te passo,,, de qquer forma, é fundamental falar ingles para um curso na CSM,,, Te passo o curso de meus amigos mais tarde k? Boa sorte!
      Marcelo

  15. Olá! Achei seu site em pesquisas sobre cursos de moda em Londres, assim ocmo estes que temos aqui no Brasil na escola Senac e vi que fez cursos voltados para Marketing e varejo também (área na qual trabalho) e agora estou muito interessada em fazer um curso destes e gostaria de mais informações. Pelo que li aqui você tem muitas experiências com relação a estes cursos e gostaria muito de maiores informações sobre como posso fazer algum curso destes.
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente,

    • Ola Andrea td bem? Desculpe a demora na resposta. Estive viajando e com alguns projetos,, pois é , os cursos sao perfeitos para aperfeiçoar habilidades específicas. Escolha oq mais se adapta as suas habilidades ou que possam adicionar ao seu foco porfissional. Eu p. ex, estarei indo a Londres novamente agora em abril para fazer um curso em Visual Merchadising. Entre no site e la pode encontra toda a lista dos cursos. Gosto muito dos cursos de pequena duração. Boa sorte! Marcelo

  16. olá marcelo

    La na St. Martins tem curso de pós-graduação? se tiver sabe quanto custa aproximadamente?

    obrigada

    • Oi Giovana,

      A CSM tem curso de pós graduação. Não tenho idéia do custo já q os cursos q fiz foram os de curta temporada ou ‘ short courses’. De uma olhada no site onde poderá informações mais precisas.
      Boa sorte, Marcelo

  17. Boa tarde Marcelo!
    Adorei ler seu post… Sou brasileira, moro em Portugal pois estou fazendo intercâmbio e pretendo fazer esse curso de Design e MKT de Moda, em dezembro..
    Eu entendo, e falo bem o inglês americano, vc achou dificil entender bem o ingles britânnico? Estou meio receosa de me inscrever e não conseguir absorver bem a matéria dada.. São 5 dias de curso, se não me engano, e são todas as horas dentro da sala de aula? Tem algum material de apoio? (Tipo uma apostila, pra se nao entender alguma coisa, poder estudar depois, entende? ) Sei lá.. dá uma insegurança de não acompanhar o britânico… mas a vontade de fazer o curso é grande! Espero a sua resposta! E obrigada pela atenção!

    • Olá!

      Obrigado por sua visita. Eu tenho experiências em vários dos cursos da CSM. Como meu tempo é reduzido sempre atendi os cursos de curta duração – ou short courses. As aulas são dadas em inglês, britânico. Não vejo nenhuma dificuldade em entender o idioma já que o ouvido se acostuma. Alguns cursos oferecem material, tipo apostilas, outros não,, aconselher estar sempre munida de uma camera para registro das aulas. Acho q vc vai adorar, assim como eu! Visite o site, escolha o curso,,,e ENJOY!!!

  18. Olá! Adorei o seu blog! Tem informações super uteis e de facto sinto que me estão a ajudar bastante. Eu queria fazer um curso de design gráfico e outro de styling. Sabe se na St. Martins há alguma coisa desse género e de curta duração? No máximo de um ano. O meu sonho é ir para londres viver e estudar. Já lá fui 2 vezes e sou apaixonada por tudo o que envolva essa cidade. Por isso se me puder ajudar seria ótimo!

    • Olá Vera!

      Obrigado pela visita ao blog. Estudar na CSM é fascinante. Fiz 6 cursos por lá. Oferece cursos de graduação como de short courses, de 1 semana. Meu conselho é vc pesquisar o site, onde vc pode identificar facilmente todos os cursos datas e preços dos cursos. Falar inglês fluente é fundamental, já que cursos são todos em inglês. Boa sorte! Marcelohttps://estilomnovaes.wordpress.com/wp-admin/edit-comments.php?p=258&approved=1#comments-form

  19. M Novaes,só respondendo a Marcela:
    Entre no site da University of the Arts London,a CSM é uma das escolas da Universidade.

    • Oi Daniel,
      É verdade!
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço,
      Marcelo


Leave a Reply

