Skip navigation

img_0584

Esse é o nome do pequeno grande livro que recentemente descobri por acaso nas muitas andanças entre os livro da Livraria da Travessa da Visconde de Pirajá. As seções que mais visito vão de moda, design de interiores, decoração, arte. Desta última, me interessam principalmente os títulos de arte contemporânea. Foi assim que me deparei com o livro de Fernando Cocchierale, professor, curador e crítico de arte. Eu o conheci pessoalmente nos anos 80, quando era curador no museo de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Seu livro tem 80 páginas, formato pocket book. Ler o livro me lembra das aulas de Fernando que tive oportunidade de assisitir no Parque Lage, sempre esclarecedor e questionador ao mesmo tempo. O livro descorre sobre pontos importantes e objetivos como a produção, compreensão, divulgação, comercialização de arte contemporânea hoje no Brasil. Uma surpresa legal e moderníssima é que o livro vem acompanhado por um DVD. Com duração de 27 minutos, o DVD tem comentários do próprio Fernando, além de depoimentos de vários artístas e suas impressões sobre arte e contemporaneidade. A leitura é fácil e fundamental para todos, artistas ou não, leigos ou não.  Uma das constatações importantes é que arte comtemporânea assusta. Um dos pontos curiosos sobre o qual Fernando nos abre os olhos é o papel da arte moderna e ainda mais forte da contemporânea, que diferente da arte clássica e tradicional que pretende retratar o belo, as duas anteriores minimizam as barreiras entre arte e a realidade. Ou seja, uma caracterísitca fundamental para entender melhor arte contemporânea é que esta preocupa-se em retratar a realidade em sua forma nua e crua, muitas vezes fragmentada, individual, incompreensível.

img_0608 img_06021

Essa postura muitas vezes assusta um público acostumado a buscar beleza e harmonia na obra artística. Isso não acontece no caso da arte contemporânea, o que frusta, desagrada e muitas vezes confunde o espectador.

Por isso, no DVD, artistas citam a importância de formação e conhecimento sobre a obra, a narrativa da obra. Recomendo a leitura para ajudar numa melhor compreensão do mundo da arte contemporâneo, no qual querendo ou não, somos todos participantes. Este livro é uma valiosa oportunidade para desmistificar a relação com arte contemporânea, consumo, sociedade, globalização e nossa própria existência.

img_05492

Advertisements

One Comment

  1. Valeu a dica. Já tinham me indicado esse livro, mais agora com esses esclarecimentos vou bucar nas livrarias. Roberto Pessôa


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: