Skip navigation

BRIEFING   FLOWER  DESIGN

Hoje, mais que produtos, o consumidor é seduzido por experiências – momentos e situações, que vividas por alguns instantes, lhe dêem a idéia de algum ganho emocional.

Os espaços de lojas procuram cada vez mais refletir essa tendência, inserindo estímulos de sensações em seus ambientes. Música, vídeo, instalações  despertam a curiosidade, envolvem os clientes. Fazem com que a venda deixe de ser exatamente o foco de seu prazer ou mesmo de sua possível volta a loja. Além de excelência nos atendimentos, empresas descobrem a força da experiência emocional que sensações podem causar nos visitantes.

Nesse campo, um forte estímulos que ganha cada vez mais força e destaque é o design de arranjos florais.

É a idéia de um conceito de que mais que um arranjo floral é mais que um vaso de flor! De que uma leva de profissionais sérios e sensíveis estão por trás dessas composições que refletem cores, formas, para traduzir a filosofia de uma empresa e de seus produtos.

É aqui que entra a diferença de um flower designer e um florista. No primeiro caso, o florista produz arranjos puramente decorativos e agradáveis ao olhar. No segundo  caso, o flower designer deve aplicar seus conhecimentos e experiência em botânica, refinamento estético, para interpretar os conceitos de marca da empresa através de seu arranjo. Uma tarefa que vai muito além da estética de bonito vaso de flores…

Para tal, empresas precisam estar prontas para passar briefings sobre o design de flores que mais expressam sua identidade, e como desejam ser reconhecidos por seus clientes. Esta não é uma tarefa fácil, já que  a variedade de assuntos que gira em torno de estética (moda, decoração, estilo) além de gerar dificuldades de comunicação pelos próprios profissionais da área, são temas muitas vezes referidos como supérfluos. Puro engano! Feliz a empresa que percebe a seriedade com que o supérfluo hoje tem quando os clientes decidem onde irão investir seu dinheiro…

O briefing abaixo é um exemplo do passo a passo para o sucesso desse trabalho de parceria entre loja e profissional das flores. Ele foi baseado no trabalho desenvolvido ao longo dos 5 anos, onde estilo, autenticidade e atenção influenciam diretamente na imagem de uma empresa e seu sucesso em se destacar aos olhos do cliente.

Nesse trabalho, destaco três lados importantes:

·      Para empresa – uma sugestão para o marketing de empresas interessadas em construir uma linguagem de branding através dos arranjos que usa em suas lojas.

·      Para o flower designer – floristas que desejam ingressar no mercado corporativo, e precisam identificar pontos para desenvolver um design orientado, que reflete a imagem de uma empresa. Quando isso acontece, um arranjo deixa de ter uma função puramente decorativa, e passar a ter uma função, o objetivo de refletir uma marca através de seu design.

.     Para o cliente – que educa seu olhar para identificar marcas que investem em detalhes para oferecer mais que produto ou um serviço . Oferecem experiência a seus clientes!

COMO TRANSFORMAR UM VASO DE FLORES EM UM ARRANJO FLORAL?

Leia o passo a passo a seguir.

MONTAGEM

·      Composição de 2 vasos: um maior atrás, outro menor at’a frente 

·      Flores no vaso da frente, folhagem no vaso de trás.

  • Assimetria – um dos conceitos de design de vanguarda é a representação da natureza em sua perfeição assimétrica. Conceito da ikebana (assimetria calculada).
  • Estilos minimalista com mínimo de detalhes. Caprichar na surpresa de composição.
  • Combinar no máximo 3 elementos em uma composição (verde + cor + elemento neutro de união)
  • Evitar uso de elementos pequenos na composição (tipo sementes)
  • Evitar flores de pouca durabilidade
  • Evitar o uso da dracena (aspécto fake)
  • Atençao para cor das flores se destacarem do fundo (ex.: evitar flores brancas sobre fundos claros)

CORES

  • VERDE – a presença das folhagens ou galhos faz o arranjo “respirar”.
  • COR de flores – vermelho (urucum, tropicais), rosa (cravos), branco (lírios), roxo.

POSSIBILIDADES

Combinações com contraste entre folhagens e flores.

VERDES

Bamboo

Barba de dragão

Costela de adão

Banana de jardim

 

COLORIDOS

Urucum                                           Cravos

Lírios                                               Estrelícia

Helicônia                                         Pimenta

Orquídea                                         Copo de Leite

Flor de gengibre

Dedico este post ao autor dos arranjos das fotos acima, Luís Felipe Albuquerque, com quem aprendi muito do que sei sobre o universo das flores  e o poder de sua poesia.

Felipe, além de um artista, se tornou hoje um grande amigo.

 

LUIS FELIPE ALBUQUERQUE

lfa_flores@yahoo.com.br

 

Advertisements

14 Comments

  1. Marcelo,achei sua iniciativa fantastica, de extremo bom gosto e criatividade como sempre, um trabalho que serve para todas as empresas que tem bom gosto e refinamento, como as gr lojas de NY e Paris. É de gr valor para nós, que trabalhamos com flores.Parabens.Bjs

  2. Felipe, muito do que digo aqui aprendi com seu talento e generosidade. Fico feliz que aprove e que possa te servir como fonte de inspiração. Quando quiser me dar alguma dica sobre o metier que vc tanto domina, por favor, considere aqui um veículo também para suas idéias. Um grande abraço, Marcelo

  3. Tudo à ver com meu gosto e estilo. Lin´dissimo!!!! Parabéns

  4. Maravilhosos!!

    • Legal q gostou Clara!

      Estou preparando um novo texto sobre design floral e seus apreciadores.
      Te envio a newsletter qdo tvier pronto!
      Abraço,
      Marcelo

  5. Marcelo,
    Estava fazendo uma busca de arranjos, buscando idéias para a decoração de um evento, e acabei encontro seu post novamente.
    Como sempre, de extremo bom gosto e eficiência nas informações dos seus textos.
    Saberia me informar se Luis Felipe ministra cursos de design floral?
    Abcs

    • Oi Carlos,

      Depois de algumas pesquisas, inclusive com colegas que trabalham com design floral, não consegui dicas de cursos de design floral no Rio de Janeiro. O crescente interesse de pessoas transformarem ambientes de casa, trabalho, ocasiões, de forma tão simples e encantadora com um arranjo floral, sua necessidade sinaliza um filão que merece atenção e investimento de profissionais da área.
      Qualquer novidade te aviso.
      Um abraço,
      Marcelo

  6. Boas idéias…
    Concordo com Marcelo a respeito da carência de um curso em design floral no Rio de jneiro…existe?? Fiz várias buscas e não encontrei nada…ao passo que em Holambra, td bem que é considerada a cidade das flores, isso é bem comum.
    Um abraço, parabéns!

    Tiely

    • Olá Tiely,
      Recentemento soube que o SENAC Rio promove cursos sobre o tema.
      Já fiz alguns cursos em moda na insituição e foram muito válidos.
      Aconselho checar as informações diretamente no site do SENAC.

      Um abraço e boa sorte,
      Marcelo
      Marcelo

  7. Obrigada pela dica!!! Vou conferir.
    Grande abraço.
    Tiely

  8. Parabéns pela iniciativa e pelo lindo trabalho.
    É muito importante iniciativas com esta para a valorização do trabalho do designer floral.
    Abraços,
    Carla Toledo

    • Olá Carla,

      Obrigado pelo seu comentário. Também é bom conhecer seu trabalho. É bom saber que vc, além de arranjos, também oferece cursos em design floral, uma dica para questionamentos frequentes que recebo sobre o tema. Achei interessante a metodologia do curso que passa desde aspéctos do corte de plantas até a energia das cores em composições florais. Muito inspirador!
      Um abraço, Marcelo

  9. AMEI A EXPERIÊNCIA DO DESIGN EMOCIONAL, FOI DE GRANDE VALIA PARA UM TRABALHO DE MINHA FACULDADE EM DESIGN DE INTERIORES.
    VOCES ESTÃO DE PARABÉNS POR SUA VISÃO FUTURISTA E INOVADORA.

    • OLá Inamar,

      Fico contente q vc tenha encontrado útil o conteúdo do Life+Style para seu trabalho de faculdade.
      Seria muito legal se pudesse fazer referência ao Blog no seu trabalho e assim colaborar para sua divulgação.

      Sucesso no seu trabalho!

      Um abraço,
      Marcelo


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: