Skip navigation

A Casa Cor 2008 chegou ao fim fazem duas semanas e só agora tenho tempo para comentar a respeito. Estive lá no apagar das luzes, no domingo chuvoso de 05 de outubro.

Além da atualização em tendência, frequentar a Casa Cor é valorizar parcerias. Parcerias de universos, que “para inovar é preciso trabalhar a criatividade através do conhecimento, inveredando por caminhos desconhecidos, avaliando sempre a autenticidade do que se imagina novo.”  Essa mensagem, da 3Plus Assessoria de Marketing, apresenta o evento no catálogo dessa edição.

A primeira idéia atraente é o “retrofit”, processo que mantém a fachada art deco do antigo colégio Sacre Coeur de Jesus, modernizando seu interior. Numa cidade (e mesmo país!) sem memória, essa iniciativa já merece a visita.

Unir o evento a  construção de um condomínio, lançado durante o evento, além de esperto, mostra a tendência de parcerias inteligentes. Durante a visita, muitas vezes esbarrei com corretores apresentando os ambientes, e não raro ouvi: “Ah, você gostou?? Mas essa unidade já foi vendida semana passada…” Verdade ou não, admito que me peguei imaginando como eu ficaria bem,  vendo um filme num daqueles super home theater…rs

Gostei dos ambientes, da disposição da mobília, acessórios. Os espaços reduzidos, exigiram soluções interessantes alcançadas por muitos arquitetos. Ao percorrer a mostra, conseguimos exercitar associações com nossos próprios ambientes em casa.  Assim como na moda, versatilidade, conforto, customização propostos pelo evento, atendem os estilos fragmentados das pessoas que vão usar os ambientes.

Aqui algumas das idéias que ficaram na minha cabeça nessas últimas duas semanas.

  • estuque veneziano – textura acinzentada nas paredes de vários ambientes da casa, adornando paredes de salas e banheiros. Limpo, minimal e texturizado, pediu meu toque em sua textura aveludada.
  • divisórias de ambientes – hastes de madeira dividem ambinetes. Além  de conferir leveza pela transparência que propoe, as hastes são móveis, ajustando a intensidade de iluminação desejada. Estúdio da Estilista de Ana Lúcia Jucá.
  • papel de parede – a retomada do papel de parede é total, de estampas florais a texturizados e emborrachados. O arquiteto Pedro Paranaguá usou um papel de parede dramático, grafite escuro, texturizado que reproduz a sensação de brilho de pedriscos na parede. Uma viagem dos sentidos.
  • quadros naturais – plantas naturais formam um mosaico de plantas vivas emolduradas por base em madeira. Uma analogia direta e feliz da natureza mostrada  como obra de arte.
  • consciência verde – vários ambientes trazem a valorização ecológica e preocupação com o verde: Estudio Verde de Angela Leite Barbosa, Estúdio do Gourmet Consciente de Jairo de Sander; Estúdio do Ecologista de Maria Cecília Teixeira.
  • cores –  base:  bege, prata, chocolate;  destaque:  roxo, bordeaux, amarelo, laranja.
Depois de rodar quase 3 horas, coroei a experiência com um delicioso buffet no aconchegante bistrô AQUIM.  Ali, entre uma garfada e outra, comecei a escrever, mas desisti. Preferi escanear as pessoas que estavam ali, tão diferentes quanto as tendências que havia acabado de ver. Com certa felicidade, coloquei de lado minha caneta e meu caderno.
Afinal, é legal ver que o evento consegue oque propoe: atrair pessoas fragementadas, multi-culturais, em busca de novas sensações, que assim como eu, pareciam haver encontrado referências próprias nessa experiência que faz bem ao corpo, `a alma, sempre.
Até a próxima!
Advertisements

One Comment

  1. Você foi direto ao ponto no seu post sobre a Casa Cor. Parabéns. Agora é uma questão de manter a produção. Boa sorte!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: